TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Transporte Fluviolacustre

Por:   •  8/6/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.279 Palavras (6 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 6

Transporte Fluviolacustre

Todas as obras de melhorias a navegação surgiram apenas como subprodutos da construção de usinas hidrelétricas.

Transporte hidroviário-lacustre começa a ganhar status como fator de integração nacional, fator fundamental para o processo de interiorização e posterior fixação da população, alargamento as fronteiras agrícolas e mineral.

Um dos países mais ricos em recursos hídricos naturais é o Brasil, a hidrovia da Bacia-Amazônica é responsável por 25% da área do sul, devido a dificuldade de acesso as rodovias o transporte hidroviário é de grande importância econômica e social, as hidrovias na região do nordeste são pouco exploradas.

Sistema hidroviário Tocantis-Araguaia- extende-se no eixo norte-sul desde sua foz, no rio Pará, até o Planalto Central, próximo a Brasília, ligada a grande malha hidroviária amazônica.

Hidrovia da Bacia do Rio São Francisco- corta uma região semi-árida "velho chico" , principais portos fluviais, Januária(MG), Ibotirama(BA), Barreiras(BAe e Petrolina(PE).

Bacias do Rio Paraguai- importantíssima para o Mercosul, existem vários investimentos ao longo do Rio Paraguai, os principais são os moinhos de trigo.

Sistema Fluviolacustre-Gaúcho- 1.300 km de vias navegáveis, transporta basicamente fertilizantes corretivos e demais insumos para o agrobusiness da região.

Características do transporte Fluvial- utilizá as vias fluvias dispostas pela natureza, em períodos cíclicos de cheia e estiagem, não oferecem condição de navegação durante todo ano, é imprescindível que sejam definidas rotas prioritárias para cargas.

  • VANTAGENS:        Custo variável bem mais baixos;

                                             Disponibilidade ilimitada;

                                             Uso da multimodalidade...

  • DESVANTAGENS: Baixa velocidade;

                                             Rotas fixas;

                                             Elevados investimentos em alguns trechos dos rios...

 

Transporte Marítimo              

Denomina-se longo curso ao transporte internacional, cabotagem é o transporte marítimo ao longo da costa do Rio Grande a Manaus.

Atualmente os navios tem uma grande capacidade de carga os navios superam 25 nós de velocidade, movimentam 45  container por hora, foram implantados sistemas multimodais cruzando continentes, mudando o foco dos negócios,antes era transporte porto-a-porto agora porta-a-porta .

Antigamente não haviam investimentos na cabotagem no Brasil aos poucos a cabotagem foi crescendo o Brasil não tinha concorrência com os outros países, foi em 1992 que viram que precisavam-se conscientizar, assim conseguiram retomar a competitividade e restabelecer a tradicional linha Santos-Manaus, através dos navios Ro-Ro e multiporpose.

O controle do governo sobre o transporte marítimo era absoluto, aconteceram muito as  coisas ruins como, foi esquecido o container, foram priorizados projetos de navios ultrapassados e consumo excessivo ...

A composição dos fretes marítimos deve remunerar: os custos fixos, os  isto é variáveis da operação do navio..., Independence desses fatores os navios de frete para uma determinada região são determinadas por  condições operacionais dos portos de escala, concorrência no tráfego, os níveis do frete, embalagem, volume ou peso...

Conhecimentos de embarque -Documento comercial ao contrato de transporte entre o proprietário da carga é a empresa operadora, ficando esta obrigada a conduzir a mercadoria ate o destino designado, mediante ao pagamento do frete.

O B/L possui três funções: prova de contrato, recibo e titulo de credito, suas características são: nome da empresa recibo e título de crédito, nome do consignatario, parte a ser notificada, local a ser notificada, local de emissão...

Principais tipos de navios

Navios cargueiros- transporte de carga em geral.

Navio porta-containers- navios especializados para o transporte de containers, cujos porões são dispostos em células.

Outras características desse sistema- fluxo regular e rápido de containers, transferência indireta, terminais bem amarelados.

Navios ROOL-ON/ROOL- navios direcionados ao transportes de veículos, carretas, trailers.

Navios multipropósito-navios projetados para oferecer flexibilidade em diversos tipos de serviços, tais como graneis, neograneis (em containers).

Navios graneleiros- navios de baixo custo operacional e velocidade reduzida destinado apenas ao transporte de graneis sólidos.

Navios tanque- transporte de grandes líquidos os mais transportados são de derivados do petróleo.

Afretamento de navios- arrendamento de navios para que ocorra uma fretamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (73.1 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com