TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Uso do PowerBI

Por:   •  20/9/2023  •  Trabalho acadêmico  •  2.938 Palavras (12 Páginas)  •  39 Visualizações

Página 1 de 12

O USO DO BUSINESS INTELLIGENCE (BI) PARA MELHORIA DA SEGURANÇA PÚBLICA NA CIDADE DE MARICÁ – RIO DE JANEIRO

André Octávio Outor Ramos – andreoutorwork@gmail.com ; Edson Ferreira de Araújo – dydyo@hotmail.com; Michelle Antunes Sardinha da Silva – michelleantunes13@gmail.com;  Reginaldo Souza Egídio – reginaldosouzamarica@hotmail.com; Tatiana Cândido de Oliveira – tecnicatatianacandido@gmail.com

RESUMO

Segurança Pública é um dos assuntos que mais tem ganhado força nos últimos anos e tem sido base para muitos debates, devido ao crescimento das taxas de criminalidade, a sensação de insegurança ao sair de casa e andar sozinho pelas ruas tem crescido. Diante do exposto, este artigo objetivou demonstrar o uso da técnica do Business Intelligence (BI) como forma de auxílio à segurança pública na cidade de Maricá, no Rio de Janeiro. Os resultados apontam que o Power BI é uma ferramenta de software que ajuda as organizações a analisar e manipular dados em seu banco de dados. Sendo assim, os dados coletados pelo BI, são eficazes na segurança pública e fornecem uma nova maneira de analisar as investigações.

Palavras-chave: Segurança Pública; Power BI; Violência.

ABSTRACT

Public Security is one of the issues that has gained the most strength in recent years and has been the basis for many debates, due to the growth in crime rates, the feeling of insecurity when leaving home and walking alone in the streets has grown. Given the above, this article aimed to demonstrate the use of the Business Intelligence (BI) technique as a way of helping public safety in the city of Maricá, in Rio de Janeiro. The results point out that Power BI is a software tool that helps organizations to analyze and manipulate data in their database. Therefore, the data collected by BI is effective in public safety and provides a new way of analyzing investigations.

  1. INTRODUÇÃO

Maricá, que tem como significado em Tupi-Guarani “Espinho do Mato”, é uma cidade com população de 127.461 de pessoas no último censo em 2010 pelo IBGE e a população estimada no ano de 2021 foi 167.688 (IBGE, 2010).

A cidade teve o seu povoamento no início de 1574, onde foi doada aos colonizadores portugueses. No dia 26 de maio de 1814, o município foi reconhecido, tornou-se independente e o desenvolvimento foi crescendo, oportunidade a qual em 1888 foi construída a primeira estrada de ferro. No ano de 1940 foi implantada a Rodovia Amaral Peixoto (RJ 106) que liga o município de Maricá ao de São Gonçalo, ao município de Saquarema ao município Niterói, na intercessão com a (RJ 108), e ao município de Itaboraí na intercessão com a (RJ 114) o que fez com que a cidade tivesse um grande crescimento da sua indústria de construção civil, tanto para o ramo comercial quanto para habitação.

Em dezembro de 2017 foi instituída a Lei Municipal N° 2.785 de 2017, que concedeu ao município o Fundo Soberano de Maricá; fundo esse que possibilitou o recebimento de royalties de petróleo e gás, que ajudou bastante na evolução econômica de Maricá no que se refere à saúde, educação e segurança. (MARICA, 2017)

Assim é que, com o avanço do Royalties de petróleo com uma grande injeção de verba na cidade, o município passou a crescer de forma extraordinária com o aumento populacional e residencial, que atraiu investidores e empresários, gerando arrecadações de impostos e tributos para a cidade, bem como ensejando o crescimento de empregos formais e informais para a população.

Todavia, assim como houve o crescimento comercial e urbano, por outro lado, e igualmente, houve o crescimento dos índices de violência na cidade e a carência da prestação de serviço do setor de segurança pública, que carece de um plano de segurança para o município mais objetivo e eficaz para tranquilizar os filhos da terra e a nova população.

Segurança Pública é um dos assuntos que mais tem ganhado força nos últimos anos e tem sido base para muitos debates, devido ao crescimento das taxas de criminalidade, a sensação de insegurança ao sair de casa e andar sozinho pelas ruas tem crescido. Lado outro, igualmente vem ganhando força o uso de aparatos tecnológicos para auxílio da função da administração pública, principalmente no que se refere à saúde e segurança.

Dessa forma, este artigo tem como objetivo demonstrar o uso da técnica do Business Intelligence (BI) como forma de auxílio à segurança pública na cidade de Maricá, no Rio de Janeiro.

  1. REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 VIOLÊNCIA E SEGURANÇA PÚBLICA

A procura por uma adequada capacidade estatal, em conjunto com gestão qualificada, normas legais, instituições públicas e recursos financeiros e humanos que possibilitem ao Estado a formulação e implementação de eficientes políticas públicas que resolvem problemas sociais, junto a sociedade, é um dos maiores desafios do estado democrático. (CARDOSO, 2011). Dessa forma, consta na Constituição Da República Federativa Do Brasil (BRASIL, 1988).

Art. 144. A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, através dos seguintes órgãos:

I - polícia federal;

II - polícia rodoviária federal;

III - polícia ferroviária federal;

IV - polícias civis;

V - polícias militares e corpos de bombeiros militares.

VI - polícias penais federal, estaduais e distrital. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 104, de 2019)

Nas últimas décadas o Brasil tem vivenciado um aumento sem precedentes da violência, que tem tido uma resposta a partir de iniciativas momentâneas e fragmentadas, onde, a maioria, não são eficientes para a redução nesses índices de violência. (MACHADO, 2015)

Nas discussões acerca das problemáticas e soluções, tem sido dada pouca atenção para a falta de capacidade estatal a nível de governo federal no campo da segurança pública, o que se difere ao que ocorre em países desenvolvidos, a exemplo da Inglaterra e dos Estados Unidos, que apresentam índices de violências substancialmente menores. (ZANETIC, 2010)

Quando se aborda o tema da segurança no Brasil, automaticamente muitas pessoas visualizam um cenário social caótico, onde impera a insegurança e a sensação de afastamento da paz coletiva e que apenas possui a atuação da polícia como único agente responsável pelo combate à criminalidade. Como se sabe, a segurança pública consiste em serviço público essencial, assim como a saúde e a educação, sendo todos eles elencados pela Constituição Federal e ao contrário do quanto é imaginado, não é um problema exclusivo da União. (SANTIAGO, 2020).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.2 Kb)   pdf (180.4 Kb)   docx (58.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com