TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Zika Vírus é Confundido Muitas Vezes Com a Dengue e a Chikungunya

Por:   •  5/11/2016  •  Projeto de pesquisa  •  454 Palavras (2 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 2

1 - O Zika Vírus é confundido muitas vezes com a dengue e a chikungunya. De acordo com a pesquisa recentemente realizada e apresentada nessa atividade, essa confusão parece ter sido determinante para que o Zika Vírus chegasse ao Brasil de forma despercebida em 2013. O que pode explicar o motivo da confusão entre o Zika Vírus, a dengue e a chikungunya?

Os sintomas da dengue, chikungunya e do zika vírus, são muitos semelhantes e são transmitidas pelo mesmo mosquito (Aedes Aegypti). O que ocasionou essa confusão foram diagnósticos provavelmente errados, na qual, demorou 2 anos para se descobrir que os sintomas não eram da dengue e nem chikungunya e sim uma nova doença que é o Zika Vírus.

A dengue, é a doença mais grave comparando com a chikungunya e a zika, pois em casos mais graves a dengue pode provocar hemorragias e que por sua vez, podem ocasionar óbitos, a chigungugya tem casos raros de morte e a zika não causa morte.

2- Sabemos que o aumento de viagens internacionais é um dos motivos do Zika Vírus ter se tornado uma epidemia de enormes proporções. Sobre a reportagem apresentada nessa atividade, o fato do Brasil ser um país tropical contribui para o aumento dessa epidemia? Qual a relação entre a seleção do Taiti e o fato do time ter jogado em Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Recife, em 2013?

        No mesmo período em que se proliferou o zika vírus no Brasil (entre junho e julho de 2013), já havia uma epidemia dessa doença na Polinésia Francesa, que por sua vez um de seus países o Taiti participou de jogos na copa das confederações no Brasil, nos estados de Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Recife que tiveram um maior número de diagnóstico desta doença.

3- Quando o Zika Vírus chegou ao Brasil, o país já vinha enfrentando uma grande luta contra o aedes aegypti. Desde 1986 o país enfrenta surtos de dengue, doença também transmitida por esse mosquito. Em 2013, aproximadamente 2 milhões de casos de dengue foram notificados no Brasil. Conhecendo as características do aedes aegypti e considerando a ausência de vacina e tratamento específico, de que forma a chegada do Zika Vírus no Brasil poderia ter sido evitada?

        Considerando que em 2013 (época em que o zika vírus chegou ao Brasil), não existia uma vacina de prevenção do Aedes Aegypti, o Brasil não poderia permitir a imigração de turistas de países que pertencem a Polinésia Francesa, países que já enfrentavam surtos de tal doença, sendo assim, se houvesse um sistema que evitasse a entrada de pessoas desses países, o zika vírus poderia ter sido evitado em nosso país.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (43.3 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com