TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O acesso a internet e a desigualdade social

Por:   •  23/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  312 Palavras (2 Páginas)  •  759 Visualizações

Página 1 de 2

O acessoa aInternet e a desigualdade social

Atualmente a tecnologia vem se desenvolvendo cada vez mais rápido. A Internet se torna algo comum do dia-a-dia da sociedade. A internet levou ao aumento da expectativa de vida,a um mundo interligado,e ao acesso a informação de forma veloz.Assim se tornando muito importante para o desenvolvimento econômico dos países. No Brasil,aproximadamente 50% da população tem acesso a internet em seus domicílios.No entanto ,essa porcentagem de pessoas que utilizam a internet estão desigualmente distribuídas entre as classes sociais de nosso país.Enquanto na classe A, tem 98% das dos domicílios com conexão,nas classes D e E a internet está presente apenas 14% dos lares dessas famílias.

Um déficit que não está ligado exclusivamente à questões de renda,mas também à falta de infraestrutura para acesso ás banda largas.Considerando as áreas urbanas ,a proporção de domicílios com acesso á internet é de 54%,enquanto nas áreas rurais é de 22%.

Assim podemos ver que mesmo com todo discurso do governo federal a favor da inclusão digital,ou seja,do acesso da população ás tecnologias da informação,as estátisticas mostram que a desigualdade social e a má distribuição de renda,além da falta de infraestrutura refletem no uso da internet.

A automatização industrial alterou o perfil profissional.Isto exigiu

. dos trabalhadores a busca por atualizações constante,gerou a diminuição do emprego estrutural e contribuiu para a migração ao mercado informal.O não acesso as tecnologias ,por parte da população acentua a desigualdade social,pois a pessoas não tem acesso a informação e por conseqüência,não terão qualificação para arranjar um emprego,causando além da desigualdade uma exclusão social.

Conclusão

Esse trabalho pode me ajudar a refletir sobre a realidade social economica de nosso país.Assim podendo compreender que a desigualdade social também está relacionada ao acesso a internet.,além de entender quais são os motivos da exclusão digital e como isso reflete no mercado de trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (49.7 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com