TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O capitalismo enfatiza o trabalho como um meio de acumulação de capital

Por:   •  23/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.628 Palavras (23 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 23
  1. INTRODUÇÃO

O capitalismo enfatiza o trabalho como um meio de acumulação de capital, Aguiar (2005, p.349), sendo nossa sociedade construída sobre o trabalho, na acumulação de riquezas, desta forma, produzir mais significa maior acumulação de capital.  Já no socialismo, o trabalho é a estrutura da sociedade e da felicidade humana, ou seja, a base da nova sociedade. Só se chega à riqueza e a sociedade desenvolvida, por meio do trabalho.

Após a década de 90 a função de Recursos Humanos um novo enfoque está sendo dado aos recursos humanos na empresa, buscando conciliar os objetivos organizacionais com interesses profissionais e pessoais de seus funcionários, alcançando destaque no atual modelo de desenvolvimento econômico.

Os processos relacionados a esta área abrangem variáveis baseadas na valorização do comportamento do indivíduo.

O principal objetivo deste estudo é analisar os processos de Recursos Humanos na pequena e média empresa e avaliar todos os elementos para formação e retenção dos profissionais dentro das organizações, considerando para tanto, “quem irá trabalhar; o que as pessoas farão; como mantê-las; como preparar e desenvolver essas pessoas; como saber o que são e o que fazem essas pessoas”.

Considerando as poucas informações na administração de recursos humanos na pequena empresa, é imprescindível conhecer e analisar os elementos e fatores que compõem os cinco processos básicos na gestão de pessoas: prover, aplicar, manter, desenvolver e monitorar, de forma a constatar a sua real aplicação na formação do quadro de funcionários, bem como alcançar um ambiente propício para que as relações se tornem produtivas

  1. CONCEITO DE RH

RH é a sigla de Recursos Humanos. É visto como um departamento de uma empresa, ligado diretamente a força de trabalho e responsável pela infra-estrutura que envolve recrutamento, seleção, treinamento, benefícios, segurança no trabalho, remuneração, departamento de pessoal, entre outras funções.

De acordo com CHIAVENATO (CHIAVENATO, 2002, p. 17):

 “A Administração de Recursos Humanos é uma área extremamente sensível à mentalidade que predomina nas organizações. Por isso, ela é contingencial e situacional. Depende da cultura que existe em cada organização. Depende também da estrutura organizacional adotada. Mais ainda, depende também das características do contexto ambiental, do negócio da organização, das características internas, das suas funções, e processos e de um sem-número de outras variáveis importantes.”

O RH tem como objetivo básico, fazer uma junção das políticas de RH com a visão estratégica da organização, inserindo essas políticas através dos colaboradores.

Até a década de 90, a Administração de Recursos Humanos estava relacionada à maneira como a administração tratava seus colaboradores, e após esse período, com o aumento constante da globalização e da concorrência, além da visão de que as empresas devem ser produtivas, competitivas e ter qualidade, a área passou a chamar Gestão de Recursos Humanos.

Segundo Chiavenato, “o sucesso das organizações modernas em um ambiente instável, dinâmico e competitivo de negócios, está sendo uma decorrência cada vez maior de uma administração realmente eficaz de recursos humanos”, desta forma, essa área é hoje considerada vital para o desenvolvimento de uma empresa. Mesmo por que, agora, as pessoas não são mais apenas recursos das empresas, e sim parceiros importantes para o crescimento da mesma.

  1. PROCESSOS DE RH

A área de Recursos Humanos tem a capacidade de influenciar profundamente as pessoas e as organizações. O nível de qualidade de como as pessoas são gerenciadas é importantíssimo, senão vital, para o nível de competitividade organizacional.

Conforme citado por CHIAVENATO (CHIAVENATO, 2002, p. 155), existem cinco processos básicos na gestão de pessoas: prover, aplicar, manter, desenvolver e monitorar as pessoas. A alteração de qualquer um deles pode influenciar direta ou indiretamente os demais processos. Estes processos, nada mais são do que recrutar pessoas, introduzí-las em suas atividades, mantê-las na organização, desenvolvê-las e monitorá-las.

O quadro abaixo mostra os cinco processos que envolvem a administração de Recursos Humanos que representa a porta de entrada das pessoas no sistema organizacional e a maneira pela qual a organização busca os talentos humanos necessários ao seu funcionamento.

Processo de RH

Objetivo de RH

Atividades Desenvolvidas de RH

Provisão

Contração de pessoas necessárias no mercado de trabalho para a organização

  • Pesquisa de Mercado (procura e oferta)
  • Recrutamento
  • Seleção de Pessoal

Aplicação

Integrar as forças de trabalho na organização, posicionando-as em seus cargos.

  • Integração de Pessoas (socialização)
  • Desenhos de Cargos
  • Descrição e análise de Cargos
  • Avaliação de Desempenho

Manutenção

Cuidados necessários para manter os funcionários satisfeitos na organização.

  • Administração de Cargos e Salários
  • Remuneração e Compensação
  • Planos e Benefícios Sociais
  • Higiene e Segurança do Trabalho

Desenvolvimento

Investimentos necessários para a capacitação e aquisição de novas habilidades para o desenvolvimento organizacional.

  • Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas
  • Desenvolvimento Organizacional

Monitoração

Permitir que todos na organização possam assumir adequadamente as suas responsabilidades

  • Banco de Dados e Sistema de Informações (armanezamento de dados pessoais, ocupantes de cargos, salários, benefícios sociais, informações sobre candidatos.)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38 Kb)   pdf (237 Kb)   docx (35 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com