TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O conceito de eficiência e eficácia na organização

Trabalho acadêmico: O conceito de eficiência e eficácia na organização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/6/2013  •  Trabalho acadêmico  •  1.852 Palavras (8 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO..........................................................................................................4

CAPITULO 1................................................................................................................................5

CAPITULO 2................................................................................................................................6

CAPITULO 3................................................................................................................................7

CAPITULO 4................................................................................................................................8

CONCLUSÃO........................................................................................................................................9

1 INTRODUÇÃO

Quando falamos de Comportamento Organizacional, estamos falando em tudo que se refere no comportamento da organização, dos grupos, dos indivíduos. A organizaçao e formada pelas pessoas que nela operam, é a força de trabalho, neste contexto, comportamento organizacional é essencial para entendermos o que motiva os grupos, os indivíduos.

Dentro deste estudo ainda aplicaremos o conceito de eficiência e eficácia. Uma pessoa eficiente realiza mais tarefas em menor tempo e com qualidade. Quando falamos em eficiência, nos deparamos com produtividade. Já uma pessoa eficaz refaz a atividade até se sentir superada analisando o antes e o depois. Eficácia e fazer as coisas de maneira certa. Definindo eficiência e eficácia e entendendo seu significado na organização, compreendemos que uma organização conseguirá atingir plenamente seus objetivos quando realizar suas tarefas de modo eficiente e eficaz.

CAPITULO 1

Comportamento Organizacional é o estudo do comportamento do ser humano dentro e fora da empresa ou organização. Geralmente feito com objetivode aumentar a assiduidade, melhorar a produção, melhorar a adaptação dos individuos dentro do grupo orgarnizacional, reduzindo as demissões e as contratações. Obtendo como resultado eficiência e eficácia nos trabalhos exercidos na organização.

Segundo Robbins: “o Comportamento Organizacional é o estudo que investiga o impacto que o indivíduo, grupo e a estrutura tem sobre o comportamento dentro das organizações, com o proposito de aplicar este conhecimento em prol do aprimoramento da eficácia em uma organização”.

Já para Eduarto Soto:” o Comportamento Organizacional e um estudo sistematico para melhorar a previsão do comportamento que normalmente se faria somente com a intuição. Todavia devido ao fato das pessoas serem diferentes devemos observar o comportamento organizacional de uma perspectiva de contigência ultilizando variaveis situacionais para moderar as relações de causa e efeito.”

SISTEMA ABERTO SISTEMA FECHADO

O sistema aberto empresarial implica em trocas da empresa com o meio ambiente externo que esta a sua volta, as mesmas são dependentes entre si e necessitam da influência do meiio ambiente, estando plenamente intregradas e interagindo co o mundo, viabilizando assim a sua existencia. Tambem tem relação com a integridade, planejamento, normas, procedimentos, e envolvimento das pessoas, tudo de forma estruturada e organizada, possibilitando um funcionamento sistemico e integrativo. Frequentemente o sistema aberto esta vinculado a um modelo gerencial participativo. No sistmema fechado empresarial não existe trocas da empresa com o meio ambiente esterna que está a sua volta. As mesmas são indiferentes á influência externa, inviabilizando a sua existencia. É ainda, isolado, independente e sem abordagem sistemica sem receber influência qualquer do meio em que esta inserida e também sem permitir influênciar o meio ambiente externo. Frequentemente o sistema fechado esta vinculada a um modelo gerencial autoritário.

CAPITULO 2

Foi desenvolvido uma pesquisa de inovação dentro da empresa, Cais Candida de Morais, tendo como diretor geral José Ismariano Cardoso, para verificar o quanto a inovação estaria sendo ultilizada e se estaria sendo enfrentada como barreira pelos funcionarios da empresa. Foi aplicada as sequintes questões a funcionários de diversos departamentos da empresa, departamento pessoal, grupo de assistencia a manutenção de limpeza, almoxarifado etc.

• Você desiste de novas ideias porque elas não são suas?

• Você exige uma quantidade absurda de pesquisa e dados antes de considerar uma ideia nova?

• Você cria obstaculos para implementação de novas ideias ?

• Você automaticamente assume que a forma que já funciona é melhor?

• Você desiste de discussão de ideias quando elas fogem do que você tinha esperado?

• Você assume que uma nova ideia é uma ideia ruim?

• Você rejeita ideias na teoria ou esta disposto a testar ideias na pratica?

• Você possui abertura para dar novas ideias para melhorar a execução de um serviço?

• Na empresa em que você trabalha há treinamentos, palestras sobre a função que você exerce?

• Se há, tem melhorado em alguma coisa no seu dia-a-dia de trabalho?

• Você esta condicionado a sempre pensar em uma nova alternativa para resolver um problema ou para otmizar uma oportunidade?

• A empresa disponibiliza espaço para novas ideias ?

• Há dificuldades para exercer trabalhos relacionados aos que precisam ser feitos no computador?

• Houve um aviso de que o seu setor iria ser informatizado, dando a você tempo de se atualizar quanto a este novo modelo de trabalho?

• Voce consegue enxergar a inovaçao dentro de sua

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com