TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O conceito de gestão de competências

Artigo: O conceito de gestão de competências. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  Artigo  •  657 Palavras (3 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 3

as gestões de competências e por competências estão correlacionadas intimamente, onde a empresa evolui se desenvolve, e tendo o seu crescimento diretamente ligado ao conhecimento absorvido e desenvolvido por seus gestores e colaboradores, isso em todos os níveis. Enquanto a empresa avalia, planeja e desenvolve as competências para o seu crescimento, em paralelo cria um conjunto de ações visando o desenvolvimento profissional individual, focando os elementos e suas habilidades, que incidem num trabalho em equipe, fortalecendo não só o próprio colaborador, mas toda a organização.

Sendo assim, a gestão de competências é definida como uma forma de gestão que planeja desenvolve e organiza e avalia as competências necessárias de seu negócio e desta forma a gestão de competências segue um plano de desenvolvimento profissional que visa identificar conhecimento e habilidades além dos comportamentos individuais, sempre com foco no trabalho em equipe e melhoria contínua para alcançar melhores resultados. E a gestão por competência é um plano de desenvolvimento profissional, onde a metodologia visa não só as funções do cargo, mas sim as habilidades e competências das pessoas. Dirigindo-as a seus respectivos posicionamentos dentro das empresas.

As empresas, organizações, enfim, onde há diversidade, também existem inúmeras idéias, filosofias, atitudes, talentos, pois diversificando um universo de pessoas, estas trazem consigo suas expectativas, experiências e uma visão diferenciada, a gestão do conhecimento aplicada sobre esses fatores busca filtrar e direcionar esta gama de conhecimentos para suas necessidades e também direciona suas colaboradoras para áreas correlacionadas as suas aptidões e expectativas e com isso haverá mais eficiência, qualidade, segurança e o bem estar do seu pessoal, criando-se uma perfeita harmonia.

A diversidade nas organizações tornou mais freqüentes desde o século XX, pois a gestão de pessoas teve que desenvolver novas ferramentas e metodologias para tratar cada situação como deveria ser sem injustiças ou decisões erradas que poderiam afetar tanto as vidas das pessoas quanto as das organizações. Assim os processos seletivos foram ganhando novas versões e mensurações, pois as pessoas estariam mais qualificadas e a melhor opção era colocá-las nos seus devidos lugares de merecimento, seja num cargo ou setor correto.

Então, partindo do pressuposto de que tudo no mundo evolui, dessa mesma forma a tecnologia, as empresas, as pessoas e as diversas formas de gerenciamento e aprendizado pessoal foram também se modificando de acordo com fatores externos para internos e vice-versa.

A gestão de pessoas desenvolveu assim com essas evoluções novas forma de recrutamento e seleção. Bem como o tratamento e olhando de forma diferente os funcionários alocados na empresa, de meros trabalhadores para produtores do conhecimento. Onde a gestão do conhecimento entra de forma primordial nas empresas, visando assim uma constante evolução dos conhecimentos internos, ou seja, o que faz a empresa crescer é a forma de como os colaboradores obtêm informações e conhecimentos que servirão para ambas, criando assim as empresas inteligentes ou as empresas do conhecimento.

Diante dessas novas versões de gerenciamento e aplicação e tratamento de valores, as empresas que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com