TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O conceito de Сhiavenato

Relatório de pesquisa: O conceito de Сhiavenato. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2013  •  Relatório de pesquisa  •  4.907 Palavras (20 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 20

Planejamento

Segundo o conceito que Chiavenato descreve em nosso plt planejar é a primeira e a mais importante das ações que devem ser priorizadas por nos administradores. Planejar e uma forma de prevenção a problemas que poderão surgir no futuro assim como também e uma forma de resolvê-los sem que tomemos decisões imediatas e causadoras de conflitos futuramente.

O planejamento vem a nos ajudar a definir objetivos, verificar o estado atual das coisas, desenvolver premissas sobre condições futuras, identificar meios para alcançar objetivos e implementar os planos de ação necessários assim como e primordial para um bom controle de qualquer situação. Uma boa organização depende de um ótimo planejamento, pois o mesmo nos indica o caminho correto para trilharmos, não podemos confundir o planejamento como uma forma de prever o futuro, pois não e esse o conceito ate porque se for elaborado um mal planejamento o mesmo não nos levara a conclusões concretas da realidade da empresa. Planejamento é uma forma de estudo de uma determinada empresa e suas adversidades, é uma forma de estudarmos a fundo os pontos altos e baixos de uma empresa e assim encontrar melhorias e soluções para problemas futuros.

Para realizarmos um bom planejamento segundo o conceito de Chiavenato e necessário seguirmos uma hierarquia de planos os quais são três níveis.

Planejamento Estratégico: é um planejamento mais amplo e envolvente e abrange toda a organização como um sistema único e aberto. Suas principais características são: É projetada para longo prazo, envolve a empresa como uma totalidade, é definido pela cúpula da organização, é voltado para eficácia da organização.

Planejamento Tático: é o planejamento elaborado em cada departamento no nível intermediário da organização. Cada unidade organizacional deve elaborar seu planejamento tático subordinado ao planejamento estratégico. Suas principais características são: É projetado para o médio prazo, envolve cada departamento ou unidade da organização, é definido a nível intermediário da organização.

Planejamento Operacional: é o planejamento que se refere a cada tarefa ou atividade em particular. Este planejamento se preocupa basicamente com o que fazer e como fazer no nível de tarefas que vão sendo realizadas diariamente. Suas principais características são: é projetado para curto prazo, envolve cada tarefa ou atividade isoladamente, é voltado para eficiência.

Para Steiner ( 1969, p.12) existem cinco dimensões básicas para a definição de planejamento que são :

1- A primeira dimensão do planejamento corresponde ao assunto abordado que pode ser produção, pesquisa, novos produtos, finanças, marketing, instalações, recursos humanos e etc.

2- A segunda corresponde aos elementos do planejamento, entre os quais podem ser citados propósitos, objetivos, estratégias, políticas, programas, orçamentos, normas e procedimentos, entre outros.

3- Já a terceira dimensão corresponde à dimensão de tempo do planejamento, que pode ser, por exemplo, de longo, médio ou curto prazo.

4- Esta quarta dimensão corresponde às unidades organizacionais onde o planejamento é elaborado, e nesse caso, pode-se ter planejamento corporativo, de unidades estratégicas de negócios, de subsidiárias, de grupos funcionais, de divisões, de departamentos, de produtos, etc.

5- Uma quinta dimensão corresponde ás características do planejamento que podem ser representadas por complexidade ou simplicidade, qualidade ou quantidade, planejamento estratégico ou tático, confidencial ou publico, formal ou informal, econômico ou caro.

Estas cinco dimensões apresentadas nos permitem visualizar a amplitude do assunto planejamento, assim podendo conceituar planejamento como um processo desenvolvido para o alcance de uma situação futura desejada de um modo mais eficiente, eficaz efetivo, com a melhor concentração de esforços e recursos disponibilizados pela empresa.

O processo de planejar envolve por tanto, um modo de pensar, e um salutar modo de pensar envolve indagações, e indagações envolvem questionamentos sobre o que fazer, como, quando, quanto, para quem, por que, por quem, onde.

O propósito do planejamento pode ser definido como o desenvolvimento de processos, técnicas e atitudes administrativas, as quais proporcionam uma situação viável de avaliar as implicações futuras de decisões presentes em função de objetivos empresariais que facilitaram a tomada de decisão no futuro, de modo mais rápido, coerente, eficiente e eficaz. Dentro deste raciocínio pode-se afirmar que o exercício sistemático do planejamento tende a reduzir a incerteza envolvida no processo decisório e, consequentemente, provocar o aumento da probabilidade de alcance dos objetivos, desafios e metas estabelecidas pela empresa.

Considerações finais

Baseado nos conceitos vistos sobre planejamento e nos conceitos sobre visão, podemos dizer que planejar e ter uma ampla visão do futuro visando que o futuro nada mais e do que uma consequência dos atos presentes.

Um bom planejamento nos da a possibilidade de que o futuro seja previsto, não de forma ilusionista, mas, de forma que o planejar seja uma escala de procedimentos e de organização que nos levara a um retorno das nossas ações e este retorno nada mas é do que o futuro almejado assim como o sucesso de nossos projetos.

Uma boa e ampla visão nos leva a enxergar a diante dos nossos objetivos visualizando dimensões que ainda estão por vir. Visualizando situações que nos levaram ou não ao sucesso.

Planejamento Estratégico

Fascinante é o cinema, foi utilizado eficazmente para a propaganda ideológica sobre as massas. A década de trinta do século XX é considerada por muitos como a época de apogeu da indústria cinematográfica.

O cinema explora o sensacional como forma de evasão, sendo o espectador coagido a tomar consciência e partido, de forma a não sair da sala em estado de indiferença. O cinema tem uma função psicológica, ele é dentre os meios de expressão humana, o que mais se aproxima do espírito do homem e o que melhor imita o funcionamento do sonho. Sabemos que o cinema, ao mesmo tempo em que educa, trabalha com nossos desejos, com nosso imaginário, possui suas próprias características, tem sua dinâmica de produção da imagem e linguagem com suas próprias regras e convenções (BERNADETE, 2002). Visto como uma atividade de caráter lúdico, o cinema apresenta-se como forma de integração e interação, o que permite a troca

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.7 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com