TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O desafio do engenheiro de produção na busca da qualidade total

Por:   •  21/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  6.045 Palavras (25 Páginas)  •  84 Visualizações

Página 1 de 25

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

///////

[pic 5]

São Luís – MA

2017

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

mayra amorim duarte

o desafio do engenheiro de produção na busca da qualidade total 

 

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade Pitágoras, como requisito parcial para a obtenção do título de graduado em Engenharia de Produção.

BANCA EXAMINADORA

Prof(ª). Titulação Nome do Professor(a)

Prof(ª). Titulação Nome do Professor(a)

Prof(ª). Titulação Nome do Professor(a)

São Luís,       de                de 2017

LISTA DE FIGURAS

Figura 1 - Evolução histórica do significado do termo qualidade total        12

Figura 2 - Sete Princípios da Qualidade        14

Figura 3 – Controle Estatístico do Processo das Fases de Evolução        17

DUARTE, Mayra Amorim. O DESAFIO DO ENGENHEIRO DE PRODUÇÃO NA BUSCA DA QUALIDADE TOTAL. 2017. 27 folhas. Trabalho de Conclusão de Curso, Engenharia de Produção – Faculdade Pitágoras, São Luís, 2017.

RESUMO

Este trabalho visa demonstrar a necessidade ocasionada pela competitividade e que obriga as empresas a melhorar seus processos de produção, essa melhoria surge nas décadas de 50 e 60 com a filosofia da qualidade total, fundamentada em aplicar os conceitos, as técnicas e os métodos desde a análise até o sistema integrado de qualidade, levando em consideração que o sucesso decorre da qualidade oferecida pela instituição ao seu cliente, com já integração da produção e de todos os processos que geram suporte aos procedimentos da qualidade. Desenvolvido por estudiosos americanos, o conceito de qualidade total (TQM), tinha na gestão de qualidade algo de grande importância, e capaz da integração para o melhor desenvolvimento da qualidade da manutenção e de toda a melhoria de diversos setores da empresa, logo a qualidade total atribui a todas as partes interessadas, responsabilidades pela finalidade que é a responsabilidade pelo alcance dos padrões de qualidade.

Palavras-chave: Qualidade; Qualidade total; Competitividade; Processo de Produção; Manutenção.


DUARTE, Mayra Amorim. THE CHALLENGE OF THE PRODUCTION ENGINEER IN SEARCH OF TOTAL QUALITY. 2017. 27 leaves. Course Completion Work, Production Engineering - Pitágoras College, São Luís, 2017.

ABSTRACT

This work aims to demonstrate the necessity caused by competitiveness and that forces companies to improve their production processes. This improvement began in the 50s and 60s with the philosophy of total quality, based on applying the concepts, techniques and methods, from the analysis to the integrated quality system, taking into account that the success stems from the quality offered by the institution to its client, already with the integration of the production and of all the processes that generate support to the quality procedures. Developed by American scholars, the concept of total quality (TQM) had in the quality management something of great importance, and capable of the integration for the better development of the quality of the maintenance and of all the improvement of many sectors of the company. Therefore, total quality assigns to all stakeholders, responsibility for the purpose, which is the responsibility for the achievement of quality standards.

        

Keywords: Quality; Total quality; Competitiveness; Production process; Maintenance.


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        8

2 COMO SURGIU A NECESSIDADE DE BUSCAR A QUALIDADE TOTAL? HISTÓRICO DA FORMAÇÃO DESTE CONCEITO        11

3 O INÍCIO DE TUDO: O CONCEITO DE QUALIDADE TOTAL E SUA EVOLUÇÃO HISTÓRICA        16

3.1 QUALIDADE DO PROJETO AO PRODUTO        19

4 TECNOLOGIA DA QUALIDADE TOTAL: UM DESAFIO DO PROFISSIONAL DA ENGENHARIA DA PRODUÇÃO        21

CONSIDERAÇÕES FINAIS        25

REFERÊNCIAS        27



1 INTRODUÇÃO

Com a crescente necessidade de se tornarem cada vez mais competitivas, as empresas devem buscar nos processos de produção a solução para os “problemas” que tornam os custos de produção mais elevados e levam a menor produtividade, que podem ser mitigados por meio de processos simples de intervenção. Neste sentido, o profissional da engenharia de produção é o principal veículo capaz de ‘conduzir estas mudanças, pois este profissional possui competência para transformar as estruturas dos processos em seus diferentes aspectos, com o objetivo de interferir na qualidade dos produtos fruto dos processos. Dessa forma, se faz necessária uma discussão sobre qualidade e seus diferentes conceitos, pois só assim teremos elementos suficientes para discutir o tema apresentado, propondo a solução para os problemas encontrados e melhorando a organização dos elementos que compõem os diferentes sistemas de produção.

Este trabalho se propõe a presentear três conceitos de qualidade total para que sejam evidenciadas abordagens diferenciadas buscando um melhor entendimento da questão, logo, ao apresentar estes três conceitos de qualidade total se exige uma eterna busca, visto que os processos mudam sistematicamente conforme as necessidades dos mercados consumidores, cabendo ao profissional da engenharia de produção esta responsabilidade. Esta análise conceitual e comparativa será a alma da discussão feita por este trabalho, tentando encontrar congruências entre as mesmas no sentido de melhor entender o conceito de qualidade total. A busca da qualidade total durante o processo de produção de bens e serviços se constitui em um desafio constante, A partir daí, busca-se encontrar relevância na atividade do profissional da engenharia de produção, por meio da leitura dos conceitos de sistema de produção, do ponto de vista teórico, mecanismos que possam ser melhorados e com isso elevar a qualidade do produto, fazendo com que este atenda às necessidades dos consumidores que o adquiriu, assim de forma contínua, estaremos trilhando a estrada da qualidade total dos sistemas de produção e consequentemente dos produtos produzidos, fazendo com que os produtos provenientes deste processo façam parte do cotidiano dos consumidores, garantindo a sua sobrevivência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42 Kb)   pdf (450.7 Kb)   docx (394.4 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com