TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Definir “Gestão de Qualidade Total”

Trabalho acadêmico: Definir “Gestão de Qualidade Total”. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2013  •  Trabalho acadêmico  •  1.333 Palavras (6 Páginas)  •  418 Visualizações

Página 1 de 6

Etapa 2

Passo 1

Definir “Gestão de Qualidade Total”

Desenvolvida pelos autores Crosby, Deming, Feigenbaum,Ishikawa, e Juran, na década de 1950 e 1980, a gestão de qualidade total TQM , também conhecida como GQT ou TQC, é uma estratégia de administração orientada a criar consciência de qualidade em todos os processos organizacionais tem sido utilizada em indústria, educação, governo e serviços. A palavra Total em seu nome refere-se ao o seu objetivo, é a implicação não só da empresa inteira mais também a organização estendida: fornecedores, distribuidores e demais parceiros de negócios. O TQM é composta de estágios tais como: planejamento, Organização controle, liderança. Tanto qualidade quanto manutenção são qualificadas de “total” porque cada empregador é responsável pela realização dos objetivos da empresa. Atualmente a gestão da qualidade está sendo uma das maiores preocupações das empresas, sejam elas voltadas para a qualidade de produtos ou de serviços. A conscientização para a qualidade e o reconhecimento de sua importância, tornou a certificação de sistemas de gestão da qualidade indispensável para as micros e pequenas empresas de todo o mundo. A certificação da qualidade além de aumentar a satisfação e a confiança dos clientes, reduzir custos internos, aumentar a produtividade, melhorar a imagem e os processos continuamente, possibilita ainda fácil acesso a novos mercados. Esta certificação permite avaliar as conformidades determinadas pela organização através de processos internos, garantindo ao cliente um produto ou serviço concebido conforme padrões, procedimentos e normas.

Passo 2

Informações sobre a etapa 1.

Passo 3 –

1. Capítulos 5 a 10 – Livro: Tecnologias e ferramentas de Gestão:

2. Descrever brevemente as principais características, vantagens e aplicações de cada tecnologias apresentadas.

* Benchmarking:

É um processo de comparação de produtos, serviços e práticas empresariais, sendo um instrumento muito importante de gestão para as empresas. Realizado através de pesquisas para comparar as ações de cada entidades, o mesmo tem o objetivo de melhorar as funções e processos de uma determinada empresa, além de ser um importante aliado para vencer a concorrência, uma vez que o benchmarking analisa as estratégias e possibilita a outra empresa criar e ter idéias novas em cima do que já é realizado.

Consiste em aprender com outras empresas, sendo um trabalho de grande intensidade, que requer bastante tempo e disciplina. Aplica-se a qualquer processo sendo relevante para qualquer organização, tendo em conta que se trata de um instrumento que vai contribuir para melhor o desempenho da empresa ou organização.

* Open – Book Management ( Gestão com o Livro Aberto )

É uma metodologia que permite envolver as pessoas e fazer que assumam conjuntamente à responsabilidade pelo sucesso organizacional, por intermédio de conhecimento de todos os dados de dentro de uma empresa, com a divulgação transparente de todos os dados organizacionais pelos responsáveis com a disseminação de sua missão, visão, valores, política de qualidade, objetivos, metas, planos, programas, instruções de trabalho, problemas, desafios, entre outros.

Por haver uma gestão mais participativa e transparente, fazendo que todos reconheça a situação, fica mais fácil de contribuir com os gestores e de ter um inter – relacionamento de cultura aplicando- se de forma ética.

Na implantação do OBM, na analise de fatores e na qualidade real da empresa, aplica-se ações, que favorece a organização na visão, missão, valores, na qualidade, objetivos, metas e resultados contábeis.

* Reengenharia

Consiste em repensar e redesenhar radicalmente as práticas e processos da organização tais como o serviço ao cliente, o desenvolvimento de novos produtos, a cultura organizacional, a resposta às encomendas, entre outras, afim de aumentar a produtividade através da redução de custos e do aumento do grau de satisfação do cliente.

Possibilita efetuar mudanças que renova e reconstroem não só parcialmente, mas totalmente os caminhos de uma instituição.

Formalizando um melhoramento dos processos que passaram por um novo desenho institucional.

* Empowerment

Significa a descentralização de poderes pelos vários níveis hierárquicos da organização, o que permite a criação de maior motivação e de maior envolvimento dos trabalhadores proporcionada por uma maior responsabilização e liberdade de iniciativa, com benefícios para a organização como um todo. Passa pela delegação de autoridade a um dado indivíduo ou grupo dentro da organização, sendo, no entanto acompanhado e apoiado pelas chefias. Cada indivíduo deverá ter o poder necessário e suficiente para controlar o seu próprio trabalho, para reduzir custos e promover a eficiência e a motivação.

O Empowerment realize uma abordagem de projetos, que objetiva a delegação de poder de autonomia e decisões.

* Gestão e organização horizontal

Organizações que têm uma orientação ao processo utiliza-se de comunicações abertas (Open-Book) e necessitam de cooperação e, em oposição às organizações tradicionais, chamadas de verticais, são rotulados, por sua vez, de organizações horizontais. A Organização Horizontal pode ser definida como uma organização de estrutura enxuta, que reduz os níveis hierárquicos existentes nas empresas e ajuda aproximar os níveis de comando dos operacionais.

A tomada de decisão está sendo empurrada cada vez mais para baixo, dentro da organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com