TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O desenvolvimento humano segundo a ética

Por:   •  17/7/2019  •  Resenha  •  740 Palavras (3 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 3

O desenvolvimento humano

Muito se discute hoje em dia sobre o desenvolvimento humano e sua lógica em busca de uma resposta que satisfaça as perguntas que cercam este assunto. Apesar da constante busca por respostas, não é possível enxergar uma resposta indubitável para um assunto tão delicado e, um dos motivos que explicam essa situação é o fato de que o humano não é um ser pronto, um ser completo... um ser já formado, digamos assim. O ser humano é um ser em desenvolvimento e está em constante evolução.

Quando falamos sobre o mundo e a formação moral e a importância do ser humano e seu desenvolvimento em tal já que ele é quem molda, levantamos questões mais profundas sobre o assunto. A formação, principalmente do humano, é algo que complementa a ideia de mundo e moral. Quando falamos de mundo, isto é, o todo que nos envolve, observamos que o mundo é o agente responsável pela formação moral e, a moral é, também, agente responsável pela formação de mundo, inclusive o que vivemos hoje.

Se o mundo e a moral são agentes responsáveis de formação um pelo outro, seriam também agentes de formação humana? Segundo a antropologia, o humano é um ser formado por dimensões. Sendo mais especifico, é formado por três dimensões: (1) bio, (2) psico e (3) social. Essas três dimensões juntas são chamadas de dimensão biopsico social. Partindo do conceito de ser biológico (animal), o humano em sua primeira dimensão, bio, é guiado pelo instinto. Instinto de sobrevivência, que o faz buscar meio de alimentação, reprodução e segurança. No que se diz sobre a dimensão psicológica (racional), é observado os fatores comportamentais e a razão para esses comportamentos. Já a dimensão social (coletiva), mensura a necessidade que o ser humano tem de viver com o outro ou os outros.

Todo o contexto de formação teve uma ligação no que se dizia sobre formação moral, formação de mundo e, como visto, a formação humana a partir de suas dimensões.

 

É natural que, com o passar do tempo, a formação humana seja cada vez mais conectada a formação de mundo e de moral já que ambas estão conectados e em constante desenvolvimento. No entanto, o ser biológico é instintivo e, mesmo que desenvolvidos, permanecem com seus instintos mesmo apos o desenvolvimento.

A partir desse desenvolvimento e da natureza instintiva, outros fatores começam a ficar mais aguçados, como por exemplo, a percepção. A percepção que o ser humano tem de notar que poderia ser apenas biopsico e manter-se isolado mas que opta por comer, reproduzir, se proteger, em um grupo já que fica significativamente mais fácil. Desenvolve-se o pensamento de que, se você tem necessidades, o outro também tem e que dividir elas e o melhor jeito de se ajudar e permanecer em constante evolução.

Essa ajuda mutua, que faz parte da evolução humana com o outro, da vida a um novo objeto de estudo: a cultura. Quando fala-se de cultura, não há uma definição correta e precisa para tal mas, no consenso acadêmico, a cultura pode ser sintetizada como um conjunto de hábitos e costumes caracterizante dos seres humanos. É ela que distingue os povos por ferramentas como, por exemplo, linguagem, alimentação, etc.

Recapitulando ao assunto abordado no inicio do texto, o desenvolvimento humano se da a partir de convivência, diferenças, problemas de relacionamento e etc. Essas situações e conflitos do cotidiano, foram responsáveis pela criação dos valores, que foi uma maneira encontrada para organizar a sociedade e possibilitar a coexistência de todos os grupos. Esse conjunto de valores é chamado de moral e, aqui, voltamos ao inicio: a moral é responsável pela formação de mundo bem como o mundo é responsável pela formação da moral e, o constante desenvolvimento do ser humano parte da importância desses dois conceitos. Não há constância e evolução no humano se não há um código moral a ser seguido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (98.8 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com