TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O elemento abordagem еstruturalista administração – Modelo Burocrático de Organização

Seminário: O elemento abordagem еstruturalista administração – Modelo Burocrático de Organização. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2013  •  Seminário  •  744 Palavras (3 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 3

No livro indicado o Item Abordagem Estruturalista da Administração – Modelo Burocrático de Organização, você obtém orientações sobre os conceitos para IDENTIFICAR na organização aonde atue ou atuou e responder as questões abaixo com exemplos de sua própria vivência.

[1] Discuta o que entende por Atividade Meio e Atividade Fim, apresentando em sua resposta o Conceito [redigido através de seu entendimento do assunto].

E, objetivando exemplificar seu entendimento dos conceitos identifique na Estrutura Organizacional (organograma) da empresa aonde trabalha ou trabalhou por último quais departamentos desenvolvem atividades fim e quais desenvolvem atividade meio.

Resposta:

As atividades-meio serve à empresa como instrumentos para a consecução dos seus objetivos sociais. Ou seja, estão além da realização das atividades-fim. São atividades que podem ser desenvolvidas diariamente ou periodicamente, como a limpeza, a segurança e a manutenção patrimonial (exceto para as empresas que são criadas com esse objetivo comercial, de fazer esse serviço), sem que a empresa se proponha a realizá-las como fim em sí. As atividades-fim justificam a existência da empresa. É ela que deve constar como atividade principal do empreendimento, sendo ela quem será a atividade matriz da empresa, é a finalidade principal do negócio normalmente expresso no contrato social. Como por exemplo uma Transportadora não pode ter motoristas autônomos, porque a finalidade do negócio é o transporte rodoviário de mercadorias.

Organograma da empresa de uma das integrantes do grupo:

Atividades meio: Limpeza, call center, fechamento de folha de pagamento, recisões, vendas, entre outros.

Atividades fim: Recrutamento e Seleção de Pessoal.

[2] Tendo por base a empresa que trabalha ou trabalhou qual Atividade você desenvolve (Fim ou Meio)? Apresente O nome de seu cargo e dê três atribuições que desenvolve que justifique que o SEU CARGO realiza atribuições de Atividade Meio ou de Atividade Fim.

Resposta:

Exemplo de atividade de duas, das três participantes.

Cargo: Selecionadora

Descrição rápida: Faço a atividade fim, pois faço a colocação das vagas em aberto, que é a finalidade de uma agência de empregos.

Atividade fim: Recrutamento e Seleção de pessoal.

Atividades meio: Entrevistas, triagem de currículos, arquivos, relatórios, entre outras funções.

Cargo: Auxiliar Administrativo

Descrição rápida: Faço atividades meio de uma empresa que tem como objetivo a prestação de serviços à compra de ativos financeiros.

Atividades meio: Conferência de documentos, arquivos, envio de boletos.

[3] Quais são as Formas de Contrato que a Empresa que trabalha ou trabalhou disponibiliza para Contratar seus novos profissionais?

E, você identifica alguma (s) outras formas de Contrato que seriam possíveis respeitando a Legislação Trabalhista?

Resposta:

Usamos como exemplo a empresa de uma das integrantes do grupo.

Agência de empregos.

As formas utilizadas nessa em empresa específica são: Temporários, Efetivos e Terceirizados.

Sendo temporários, geralmente, o período em que a pessoa fica como experiência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com