TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Paradigmas Estratégicos De Gestão Da Manufatura (PEGEMs): Elementos-chave E Modelo Conceitual

Trabalho Universitário: Paradigmas Estratégicos De Gestão Da Manufatura (PEGEMs): Elementos-chave E Modelo Conceitual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2014  •  647 Palavras (3 Páginas)  •  477 Visualizações

Página 1 de 3

Leia o artigo anexo de título: Paradigmas estratégicos de gestão da manufatura (PEGEMs): elementos-chave e modelo conceitual. Em seguida, responda às seguintes perguntas:

1. Como a função produção contribui para a realização da estratégia corporativa?

A função produção contribui para a realização da estratégia corporativa através da performance de cinco objetivos estratégicos da produção: qualidade, rapidez, pontualidade, flexibilidade e custo, aos quais se acrescentam ainda a produtividade, customabilidade e adaptabilidade. A produtividade é a habilidade do sistema de produção (SP) satisfazer a demanda dos consumidores em termos de custo enquanto a qualidade satisfaz em relação à adequação ao uso, desempenho ou preço aceitável. A flexibilidade é a habilidade do SP responder às mudanças no mix de produtos, seja em uma gama ampla ou limitada de opções. A rapidez diz respeito à velocidade das mudanças no volume de produção. A pontualidade é a habilidade do SP atender dentro do prazo de entrega. A customabilidade é a habilidade do SP fornecer soluções individuais para clientes diferenciados dentro de um mix de produtos pré-estabelecido e é mais ampla que a flexibilidade uma vez que permite a especificação do produto. A adaptabilidade é a habilidade do SP prosperar em um ambiente em constante mudança, o que envolve inovações tecnológicas e o lançamento de produtos inéditos.

2. O que se entende pelas expressões “ganhadores de pedidos” e “qualificadores de pedidos?” (8 a 12 linhas)

Ganhadores de pedidos e qualificadores de pedidos são importantes conceitos que estabelecem um grau de priorização entre os diferentes objetivos de desempenho. Os ganhadores de pedidos são aqueles que contribuem de maneira direta para a realização de um negócio. Por isso, são vistos pelo cliente como fatores-chave da competitividade. O aumento no desempenho do objetivo ganhador de pedidos faz com que haja um consequente aumento no volume de negócios e na probabilidade da empresa em conseguir mais pedidos. Os objetivos qualificadores também são importantes para a empresa, mas não determinam, necessariamente, o sucesso competitivo. Para que a empresa seja considerada pelos clientes como uma potencial fornecedora, ela deve ter esses objetivos acima de um nível determinado. Caso contrário, provavelmente nem entrará na concorrência. Acima deste nível, a empresa será considerada pelos clientes pelos critérios ganhadores de pedido.

3. a) Qual foi a sua última grande compra de um produto ou serviço?

Minha última compra de um produto foi um automóvel VW Gol 0km.

b) Qual foi o “ganhador de pedidos” nessa sua última grande compra? Explique por quê. (6 a 9 linhas)

O ganhador de pedidos na minha última compra foi a confiabilidade. Antes de decidir por efetivar a compra, pesquisei diversos modelos das quatro maiores montadoras (Volkswagen, Ford, Chevrolet e Fiat). A marca que me transmitiu maior confiabilidade foi a Volkswagen, e o modelo escolhido foi o Gol. Outros fatores também são importantes, como a garantia, o preço, a tecnologia do produto. Mas o que foi fundamental para a decisão de compra e a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com