TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O homen que copiava

Por:   •  21/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.178 Palavras (5 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 5

0103 PONTO DE PARTIDA - VISÃO SISTEMICA

[pic 1]

Sistema: Conceito

        O crescimento e o aprofundamento do conhecimento humano conduziram através do tempo, uma maior especialização, na medida em que se tornou praticamente impossível, para uma única pessoa incorporar as informações e o desenvolvimento maciço dos vários ramos do conhecimento. Ex.Leonardo da Vinci seria impossibilidade em nossos tempos atuais e à medida que o indivíduo penetrasse mais fundo em uma determinada área, sua visão global dos problemas estaria reduzida.

        E o homem ao se defrontar com uma situação problemática, desejando melhor compreendê-la para poder solucioná-la, classifica-a sob vários aspectos: educacional, social, econômica, militar, médico, científico, tecnológico, etc. Esta decomposição de um todo em partes, facilita a definição dos passos necessários para sua solução, mas torna-se necessário a síntese, a integração das soluções parciais em um solução global do problema em foco.

        De uma época de análise, de isolamento e especialização cada vez mais refinada, pouco a pouco começamos a nos deslocar para uma era de síntese, de agregação, de busca do que existe em comum entre as diversas áreas do conhecimento. O momento histórico que reverteu o processo unidirecional da especialização foi a Segunda Guerra Mundial, que exigiu a formação de equipes interdisciplinares, com especialistas de áreas diversas, para equacionar e solucionar os complexos problemas surgidos.

        O homem ao se defrontar com uma situação problemática, desejando melhor compreendê-la para poder solucioná-la, classifica-a, isto é, encara-a sob vários aspectos: educacional, social, econômico, militar, médico, científico, tecnológico, etc. Esta decomposição de um todo em partes, facilita a definição dos passos necessários para sua solução. No entanto, torna-se necessário a síntese, a integração das soluções parciais em uma solução global do problema em foco.

        A partir da Segunda Guerra Mundial, o economista Kenneth Boulding e o biólogo Ludwig von Bertalanffy formularam e desenvolveram a Teoria dos Sistemas Gerais. De uma época de análise, de isolamento e especialização cada vez mais refinada, pouco a pouco começamos a nos deslocar para uma era de síntese, de agregação, de busca do que existe em comum entre as diversas áreas do conhecimento. A TSG buscava sintetizar as idéias comuns a várias disciplinas.

Sistema => Qualquer entidade, conceitual ou física, composta de partes inter-relacionadas, interatuantes ou interdependentes, dotado de um objetivo.

Ex. Automóvel => composto de vários subsistemas que se inter-relacionam, interagem, interdependem com um objetivo: transportar pessoas. A partir do momento que um subsistema falha, todo o conjunto também para de funcionar.

Hierarquização

Consiste em categorizar, dividir ou separar algo de acordo com um determinado critério de relevância, tamanho, poder, responsabilidade ou complexidade.

Boulding agrupou e hierarquizou os sistemas segundo a complexidade, em oito níveis:

Sistema Fechado

1º Sistemas estáticos => descrição de estruturas, conhecimentos organizados em todos os campos (sistema solar x organograma).

2º Sistemas dinâmicos simples => mecanismos de movimentos predeterminados, conhecimentos teóricos (engrenagens do relógio x disciplinas teóricas).

3º Sistemas cibernéticos simples => dispositivos onde ocorre a comunicação e a integração de informações; sistema se auto-regula dentro de seus limites (termostato x sistemas simples).

Sistema Aberto (inter-relacionamento com o meio exterior)

4º Sistema aberto auto-regulável => entendimento da diferenciação entre fechado e aberto (célula x sistema aberto).

5º Vida Vegetal => divisão do trabalho entre as pessoas na sociedade (folhas, raízes x células).

6º Reino animal => receptores e sistema nervoso desenvolvidos permitindo organizar a mobilidade e comportamento das pessoas (sistema nervoso x comportamento).

7º Ser humano => qualidade auto-reflexiva, tem consciência e capacidade de absorver idéias (homem x consciência).

8º Organização social => papel desempenhado pelo indivíduo, parte interessada na organização (

Componentes e características de um sistema

  1. Insumos => constituem a energia importada para o funcionamento do sistema: recursos materiais, humanos, financeiros e tecnológicos.
  2. Processamento => a organização deverá ter estruturação que permita transformar os insumos em algo desejável e esperado, dependerá da natureza e da tecnologia a ser empregada.
  3. Exsumos => Produtos que serão colocados no meio-ambiente.
  4. Entropia => Tendência que os organismos têm no sentido de desagregação, separação. Exemplos:

        Sistema fechado: uma máquina que deixa de funcionar pela desagregação de partes do seu sistema.

        Sistema aberto: as pessoas que “param” de funcionar mas a organização pode continuar a importar         novos componentes (humanos e materiais).

  1. Homeostase => processo de defesa natural do corpo. Nas organizações é preciso criar dispositivos corretivos         para o reequilíbrio do sistema (ação direta e consciente dos gestores).
  2. Retroalimentação => capacidade do sistema de reajustar sua conduta em função do desempenho já ocorrido.         É preciso ter mecanismos que alterem o seu desempenho futuro.
  3. Decomposição do sistema em subsistema => hierarquização do sistema. (empresa-departamentos-seções-pessoas).

Sistema Organizacional e seus objetivos

- Esclarecimento => Todos na organização devem compreender o objetivo do sistema e como direcionar seus esforços em direção a ele. Quando o subsistema, o grupo, procura otimizar sua atuação , sem considerar o desempenho dos outros subsistemas com quem se inter-relaciona, pode causar danos ao sistema maior.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (172.2 Kb)   docx (992.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com