TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O impacto dos Benefícios fiscais para o desenvolvimento de Moçambique

Por:   •  9/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.841 Palavras (16 Páginas)  •  1.266 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

Universidade Eduardo Mondlane

Faculdade de Economia

Licenciatura em Gestão

 Economia de Moçambique

Tema: O impacto dos Benefícios fiscais para o desenvolvimento de Moçambique   

Docentes:

Prof. Doutor. José A. da C. Chichava (R)

Dr. Milagre Armando (A)            

Discentes:

Maputo, Agosto de 2016.

Índice

1        INTRODUÇÃO        3

1.1        Objectivo Geral        4

1.2        Objectivos Específicos        4

2        Metodologia utilizada        4

3        Relevância do Tema        4

4        Enquadramento teórico        5

5        Competitividade na Indústria de Telefonia Móvel e fixa        6

5.1        Estratégias competitivas das operadoras        6

5.2        As forcas competitivas        6

5.3        Qualidade do serviço        8

5.4        Possibilidade de uma nova empresa        8

6        Estudo de caso        9

6.1        Telecomunicações de Moçambique (TDM)        10

6.1.1        Principais elementos estratégicos        10

6.1.2        Estratégia e Politica        11

6.1.3        Analise SWOT        12

7        Conclusão        13

8        Bibliografia        14


  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho vai debruçar-se sobre os serviços prestados pela empresa telefonia móvel e fixa, sobre a competitividade, a qualidade dos serviços e a possibilidade de uma nova empresa entrar no mercado.

A gestão de qualidade de serviço assume um papel importante na formação de um gestor. Hoje em dia os serviços assumem um peso de destaque nas economias modernas. Contudo, o crescimento registado no peso dos serviços não tem sido acompanhado pelo correspondente desenvolvimento de estratégias de marketing específicas por isso assiste-se nos últimos tempos, desenvolvimentos notável da qualidade de serviços para dar resposta aos novos desafios.

Em 1977, a introdução da telefonia móvel pela empresa (MCEL) resultou num aumento significativo do acesso aos serviços de telecomunicações. A abertura da concorrência no sector de telecomunicações atraiu novas operadoras; VODACOM e MOVITEL. A presença de novas operadoras no mercado tem resultado na redução dos custos de chamadas e também num maior acesso de população aos serviços. No entanto, os níveis de Qualidade de serviço prestado por estas operadoras são percebidos como não satisfazendo as necessidades dos seus clientes, principalmente nas grandes cidades nas horas de pico.

  1. Objectivo Geral

Analisar os serviços prestados pelas empresas de telefonia móvel e fixa

  1. Objectivos Específicos

  • Estudar a competitividade no sector de telefonia móvel e fixa
  • Avaliar a qualidade dos serviços prestados pelas empresas de telefonia móvel e fixa
  • Analisar a possibilidade de uma nova empresa

  1. Metodologia utilizada  

Para a elaboração deste trabalho, utilizou-se a seguinte metodologia de trabalho:

  • Pesquisas bibliográficas e documentais que abordam os assuntos relacionados com a temática, as quais permitiram criarem uma base de sustentação conceptual sobre essas matérias de forma a redigir a fundamentação teórica;
  • Internet que foi fundamental para colecta de dados pertinentes ao assunto

  1. Relevância do Tema

Nos dias de hoje a escolha de estratégia de gestão de qualidade tem sido considerada uma peca fundamental para o sucesso de muitas empresas. O factor relevante é a importância da qualidade como uma filosofia de gestão envolvendo pessoas e processos e tendo como foco o mercado e os clientes. A principal razão que nos levou a desenvolver um trabalho subordinado a este tema, foi o interesse de despertar na sociedade académica, no meio empresarial e na sociedade em geral sobre a necessidade de as organizações preocupam se com a qualidade dos serviços que oferecem aos seus clientes e no seu aprimoramento continuo.

  1. Enquadramento teórico

Infelizmente, nem sempre os clientes estão contente com a qualidade e o serviço que recebem. Eles reclamam de problemas se redes mesmo nas proximidades da cidade, funcionários incompetentes, horários de funcionamento inconveniente, procedimento complicados, excesso de procura e o morosidade nas resoluções de outros problemas (Las Casas, 2006:3).

Mas, as vezes o conjunto de preocupações de fornecedores de serviços, que quase sempre enfrentam concorrência, parece ser muito diferente. Muito proprietários e gerentes se queixam da dificuldade de obter lucro, de achar pessoal qualificado e motivado e ao mesmo tempo operar de uma forma produtiva e lucrativa, com funcionários competentes.

Segundo Las Casas (2007:17) serviços constituem uma transacção realizada por uma empresa ou por um individuo, cujo objectivo não esta associado a transferência de um bem como alguma coisa, um objecto, um artigo e serviço como um acto, uma acção, um esforço, um desempenho.

Um cliente nas telecomicações móveis recebe uma prestação de serviço durante o seu tempo de uso, ou seja minutos, algumas horas ou anos. Um estudante na sala de aula recebe um produto intangível, o conhecimento do professor, que prefere uma aula expositiva, enquanto que o cliente de um restaurante recebem serviço de atendimento, alem do tangível representado pela refeição que consome.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.8 Kb)   pdf (236.7 Kb)   docx (35.5 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com