TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O início da indústria da madeira no Brasil

Trabalho acadêmico: O início da indústria da madeira no Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2014  •  Trabalho acadêmico  •  3.683 Palavras (15 Páginas)  •  392 Visualizações

Página 1 de 15

SUMARIO Pagina

1 – RESUMO 3

2 – INTRODUÇÃO 4

3 – APRESENTAÇÃO DO PROJETO ESCOLHIDO 5

3.1 – Inicio da Indústria Madeireira no Brasil 5

3.2 – Apresentação da Empresa 6

3.3 – Separação de Produtos por Grupos 9

3.4 – Relatório de Venda últimos 12 meses 10

3.5 – Justificativa do Projeto 11

3.6 – Diagnóstico Atual / Planejamento Financeiro 11

3.7 – Análise de Mercado 11

3.8 – Análise de Mercado e Oportunidades 11

3.9 – Metas e Ações 12

3.10 – Classificação de Tarefa 13

3.11 – Cronograma 14

3.12 – Monitoramento 14

4 – CONCLUSÃO FINAL 15

5 – BIBLIOGRAFIA 16

6 – ANEXOS 17

1 – RESUMO

O trabalho que será apresentado irá propor progressos na empresa Conceito Madeiras através de metas e ações nas áreas de Vendas, Marketing e Logística para obter êxito na futura expansão da empresa no intuito de coloca-la entre as melhores do ramo. Este projeto relata todo o trabalho desenvolvido, ou seja, todos os passos necessários começando com um breve relato sobre o inicio da indústria madeireira no nosso país. Após este esclarecimento, será feita a apresentação da empresa Conceitos Madeiras, desde todo seu planejamento na criação, onde foram realizadas varias pesquisas de mercados, reuniões para serem definidas as questões de logísticas, definição da sua área administrativa no objetivo de serem criteriosos na contratação de mão de obra qualificada e experiente e, finalmente, delegar as funções para cada colaborador da empresa. Será discorrido também sobre a evolução da empresa no mercado de madeiras da cidade onde foi instalada. Vai ser apresentado um planejamento estratégico, desenvolvendo um plano de ação com ações de melhorias e mudança de uma série de processos já hoje dominados, no intuito de aumentar os lucros em 15% e aumentar o capital privado para a implantação de duas novas filiais, e também o que será feito para o alavancamento das vendas. Serão demonstrados todos os produtos da Empresa Conceito Madeiras, divididos em grupos e tipo de material disponível no estoque. Será identificado como é de suma importância a transformação dentro da empresa com o aprendizado de novas técnicas para a captação de mais clientes e também melhorar a qualidade tanto nos produtos acabados e no atendimento aos clientes. Será apresentado o resultado anual de vendas para que sirva de referencia para a empresa projetar os resultados do ano seguinte. E finalmente será aplicado no período de 12 meses metas e ações que possibilitará a evolução da empresa no mercado estadual, bem como o monitoramento destas ações.

2 – INTRODUÇÃO

O tema central deste trabalho é demonstrar como será possível o aumento do faturamento anual da Empresa Conceito Madeiras em 15 % em relação ao ano de 2013/2014, bem como a criação de mais duas novas filiais, mediante a implantação de um planejamento estratégico, na qual será desenvolvido um plano de ação com melhorias e mudanças nos processos existentes.

Palavras chaves: Estratégia, Implementação, Motivação, Qualidade e Treinamento, Gestão.

3 - APRESENTAÇAO DO PROJETO ESCOLHIDO

3.1 – Início da indústria madeireira no Brasil.

A madeira é matéria prima de diversos produtos e serviços na vida das pessoas como casas, meios de transporte, utensílios etc. Sua extração é uma atividade recorrente na história. Essa atividade foi e é uma das chamadas bases econômicas de diversas famílias no Brasil. As extrações começaram no período colonial e as regiões onde era maior a concentração desta atividade eram as regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste do país. A região norte foi a mais afetada devido à diversidade das madeiras como o cacaueiro, seringueira e o Pau-Brasil, que devido seu valor econômico, se tornou rentável para os colonizadores portugueses.

Além de ser um artigo de importação e matéria prima para recursos locais de expansão de territórios, a madeira também servia como fonte de energia e também era extraída para fins industriais, o que aumentou ainda mais sua procura.

Com o passar dos tempos e a formação das civilizações, após anos e anos de exploração deste recurso, foi percebida a importância da preservação de nossas florestas, pois o desmatamento era exacerbado.

Além das questões de esgotamento de recursos naturais e desequilíbrio de flora e fauna, foram percebidos outra série de problemas ao qual a terra era acometida em razão do desmatamento, como efeito estufa, aquecimento global, desiquilibro ecológico entre outros.

Começou-se então a se falar de reflorestamento, pois era uma das soluções para que os recursos continuassem sendo extraídos de uma maneira que minimizasse os impactos ambientais.

O reflorestamento foi uma solução criada para rearborizar áreas que tiveram sua vegetação removida, seja por forças da natureza ou ações humanas. Este processo consiste em criar pequenas florestas, especial das espécies lenhosas.

A indústria de madeira e celulose utiliza do reflorestamento para extração dos seus recursos comerciais, neste caso, é comum o uso do Eucalipto e o Pinus, em razão do seu crescimento rápido e sua inserção comercial.

As madeiras de reflorestamento não fazem parte de outro grupo de madeiras, suas características são as mesmas das outras, o nome apenas indica a procedência do material.

O Brasil é hoje um dos maiores vendedores de madeira no mundo, assim como também um dos maiores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.2 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com