TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O modelo Just in Time Funciona no Brasil

Por:   •  22/8/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  905 Palavras (4 Páginas)  •  1.852 Visualizações

Página 1 de 4
  1. INTRODUÇÃO

     No Japão no inicio dos anos 50, a empresa Toyota procurava um sistema de gestão eficiente para coordenar a sua produção.  Dessa forma surgiu o modelo Just in time que consiste em uma filosofia de administração de produção onde determina-se que, nada deve ser produzido, transportado ou comprado antes da hora certa. Baseado nessa premissa, o principal objetivo desse modelo é cortar custos e aperfeiçoar o processo de produção.

As principais vantagens desse sistema são:

  • Redução de custos;
  • Melhoria da qualidade;
  • Aumento da flexibilidade;
  • Aumento do fluxo;
  • Maior confiabilidade da qualidade do produto.

  1. O MODELO JUST IN TIME FUNCIONA BEM NO BRASIL?

Adotado por algumas empresas em diversas partes do mundo, o Just in Time tornou-se sinônimo de qualidade. Porém no Brasil observa-se que esse sistema de produção não tem sido tão eficaz. Pois a implantação desta filosofia depende de uma adaptação cultural e social do país, já que socialmente falando o Brasil ainda encontra-se instável em muitos aspectos, permanecendo com disparidade social por conta de ser um país jovem e em desenvolvimento. Além desse fator nos deparamos com uma cultura voltada para o consumo de produtos variados, motivado por uma produção empurrada que consiste em um sistema de produção em massa, onde os produtos são feitos em grandes lotes sem uma frequência determinada, possibilitando atender a entrega dos produtos em curto prazo, satisfazendo a necessidade imediata do cliente. Outra barreira significativa para a implantação do Just in Time nas empresas brasileiras é o contexto logístico, pois existem variáveis que impedem a aplicação total da filosofia Just in Time, como por exemplo:

  • Greves de setores importantes como o de transporte;
  • Dificuldades enfrentadas por fornecedores para entregar os materiais em lotes pequenos de forma rápida, contínua e integrada com o fluxo de produção da empresa compradora, em intervalos curto de tempo.

  • Falta de confiabilidade no fornecedor e dificuldade  em trabalhar com poucos fornecedores.
  • Complicações no roteiro de produção por variação de produtos.  
  • Falta de investimento em qualificação de operários, o que torna a produção inflexível. Dificultando o controle dos custos e estocagem, e a identificação de setores defeituosos.

       

Adaptar uma indústria ao modelo de produção Just in Time é um processo que ocorre gradualmente, pois o primeiro passo é desmistificar a falsa ideia de que essa filosofia serve apenas para reduzir custos e elevar os lucros, já que se trata de um processo longo, dinâmico e que envolve outros fatores como qualidade e satisfação dos clientes.

  1. CASO DE SUCESSO DO JUST IN TIME EM UMA EMPRESA BRASILEIRA

Quando uma empresa consegue superar as barreiras encontradas no processo de implantação do Just in Time, os resultados alcançados com a utilização do sistema são bastante satisfatórios. É o caso da RPM construtora.  

 A RFM é uma empresa brasileira atuante no setor imobiliário a mais de 35 anos, e utiliza sistema o Just in time em todas as obras. Atualmente a RFM possui oito obras em andamento e quatro novos projetos localizados na capital paulista, em Santo André, Belo Horizonte e Rio de Janeiro – volume que exige atuação eficiente do departamento de compras e suprimentos. Com a utilização do sistema Just in Time, a empresa visa evitar formação de estoques, oferecendo maior segurança contra roubos e ainda garantindo que o material esteja no canteiro de obras na hora certa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (91.8 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com