TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O modelo de gestão de negócios

Artigo: O modelo de gestão de negócios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2013  •  Artigo  •  566 Palavras (3 Páginas)  •  374 Visualizações

Página 1 de 3

GESTÃO

A palavra gestão deriva do latim Gestiona, que significa ato de gerir, gerência administrativa. Portanto, gestão e administração são sinônimos. Gerir é fazer as coisas acontecerem. A pessoa que faz gerência denomina-se gestor, é quem toma as decisões. Assim, administrar é conduzir a organização para seus objetivos.

A gestão empresarial é definida por Muller et alli (2001) como a arte de planejar, controlar, organizar, e decidir os passos que a organização deve seguir para alcançar seus objetivos.

Cada empresa tem seu próprio modelo de gestão. Esse modelo é o conjunto de princípios estabelecidos pela alta administração de como a empresa deve ser gerida, ou seja, é a representação abstrata, por meio de idéias, valores e crenças, expressas ou não, por meio de normas e regras que orientam o processo administrativo da empresa.

É através destas normas que os gestores asseguram-se de que estão minimizando os riscos, tendo em vista a busca da eficiência e da eficácia. Para isso o modelo de gestão deve ser adaptável a mudanças, ter estilo participativo e ser voltado para a eficácia da empresa.

A área de gestão de operações é considerada muito conflitante com outras funções organizacionais, como por exemplo, o marketing, as compras, as vendas, as finanças e os custos. Mas cabe ressaltar que, a união de esforços de pessoas envolvidas no controle da produção, pode possibilitar um melhor desempenho da gestão operacional.

Um bom modelo de gestão empresarial inclui sua estrutura organizacional, ou seja, os diversos segmentos que perfazem o todo. A missão de todas as áreas de uma empresa é dar suporte à gestão dos negócios de modo a assegurar que a mesma atinja seus objetivos.

Os gestores têm uma grande dependência do recurso "informação". A informação é a matéria-prima do processo de tomada da decisão. A informação útil é aquela que atende as necessidades específicas dos gestores, segundo as áreas que atuam, operações que desenvolvem e conceitos que lhes façam sentido lógico.

Nesse ponto a contabilidade tem representado um papel importante, não só pelas técnicas de escrituração, das demonstrações contábeis, auditorias e análise de balanços, mas como uma poderosa ferramenta de apoio à gestão das organizações contábeis.

Dessa forma as organizações contábeis têm-se voltado cada vez mais para atender essa demanda crescente no mercado: o da prestação de serviços diferenciados, como assessoria de negócios e novos empreendimentos.

A dúvida que surge então, é como as organizações contábeis, possuidoras das técnicas e know how para otimização da gestão empresarial, nem sempre alcançam sucesso em seus próprios empreendimentos.

Os sistemas de informações contábeis devem ser configurados de forma a atender eficientemente as necessidades informativas de seus usuários, bem como incorporar conceitos, políticas e procedimentos que motivem e estimulem o gestor a tomar as melhores decisões para a empresa. A informação deve ter um sentido lógico para o gestor, portanto os conceitos de mensuração aplicados no sistema não podem ser dogmáticos e sim racionais..

Um melhor desempenho da organização prescinde de um sistema de informações que otimize os controles e favoreça a tomada de decisões em tempo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com