TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O papel do líder neste milênio

Artigo: O papel do líder neste milênio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  Artigo  •  889 Palavras (4 Páginas)  •  631 Visualizações

Página 1 de 4

Passo 2

Ser líder não é ser o “chefe” ou o “gerente”, é muito diferente disto. Para continuar líder de qualquer tipo de grupo, a pessoa deve ter conhecimento e habilidade necessária para poder guiar o grupo no cumprimento de suas tarefas.

Segundo Tourinho (1981, p.58) chefe é alguém que exerce o poder de mando em virtude de uma autoridade oficial ou oficiosa. Líder é uma pessoa que, graças à própria personalidade e não a qualquer injunção administrativa, “dirige um grupo com a colaboração dos seus membros”.

Para os que compõem o grupo, liderança pode ser sinônimo de prestígio, de manutenção de determinado posto, de realização de atividades importantes para o grupo ou de uma relação emocional entre o líder e o grupo. Paralelamente a isso, pode estar associado o cargo que a pessoa exerce ou não; decerto deve-se verificar o grau de influência que essa pessoa exerce sobre os demais e como isso se 31 dá, ou seja, qual a forma sob a qual a liderança é exercida.

Certamente, não há um consenso acerca de um único sentido para o termo líder. O que é incontestável é que o termo seja aceitável para todos os interessados em liderança. A palavra liderança é usada não só para designar quem comanda (chefe) como para quem guia (líder).

Na prática, há enormes diferenças nos tipos de liderança. Às vezes o chefe não lidera e sim tem um poder autoritário sobre os liderados. Já o líder é a pessoa que tem influência sobre os membros do grupo ou equipe.

Um outro ponto fundamental mencionado por Tourinho (1981, p.64) e que se constata na prática, é a dificuldade de anuência da chefia com a liderança, pois o chefe tem a obrigação de defender os interesses da empresa, já o líder volta-se ao desejo intenso de alcançar um objetivo, um alvo, um fim para o seu grupo.

O papel do líder neste milênio é muito mais de um mentor, guia e orientador do que propriamente o de um “chefe”. Não devemos confundir liderança com chefia, pois existem grandes diferenças comportamentais entre liderança e chefia. São elas:

O chefe conduz, o líder aconselha;

O chefe inspira medo, o líder entusiasmo;

O chefe diz “EU”, o líder diz “NÓS”;

O chefe se preocupa com as coisas, o líder com as pessoas;

O chefe colhe os louros, o líder os distribuir; 33

O chefe enxerga o hoje, o líder contempla o amanhã.

Melhorar sua eficácia gerencial (diretores e gerentes)

Tendo em vista avanços no êxito do progresso empresarial a melhoria na eficácia gerencial tem papel determinante, optar pelo enfoque integral na boa relação empresa-funcionário visando fortificar o pilar preponderante no meio corporativo. Uma vez que a gerencia encontra-se devidamente sintonizada com os demais funcionários há facilidade evidente no âmbito do desenvolvimento para as competências designadas.

Diante desta constatação e após exaustivos estudos nos mais diversos segmentos da sociedade, uma equipe de psicólogos, coordenada por Paul Hersey (Universidade de Ohio), sistematizou a teoria da liderança situacional.

Com este raciocínio, podemos analisar as diferentes situações com que nos defrontamos diariamente e conseqüentemente, os estilos mais adequados para lidar com cada uma delas. Podemos, por exemplo, verificar o grau de motivação, o comprometimento e o preparo técnico da equipe que lideramos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com