TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O papel do multiplicador bancário: MICROECONOMIA

Por:   •  6/4/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  324 Palavras (2 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 2

  1. O papel do multiplicador bancário.  

O multiplicador bancário ou monetário é a expansão monetária decorrente das atividades bancárias, um valor depositado por mim será multiplicado e aumentará dentro da economia em questão. Quando deposito um valor no banco, apenas uma parte irá permanecer e a outra será repassada para diversas pessoas através de empréstimo sob as taxas de juros. Com o multiplicador pode se ter tanto um crescimento econômico, pois o valor será multiplicado, ou seja, aumentará ou caso essas dívidas de empréstimos não sejam quitadas, terão que aumentar a taxa dos juros para tentar controlar aumentando assim a inflação.  O Governo através do Banco Central consegue auxílio em questões relacionadas à economia monetária que ajuda nas tomadas de decisão em estudos sobre a inflação, conseguindo assim regular o mercado.

  1. Efeitos da criação de moeda sobre o crescimento.  

 A moeda teve uma evolução após sua criação, foram diversos tipos criados. Suas funções são para: meio de troca, unidade de conta, reserva de valor. Ela é indispensável para qualquer economia. O Governo que atua na sua demanda, quando se faz a política monetária expansionista ele amplia a oferta de moedas reduzindo os juros, aumentando a produção gera mais empregos, mas aumenta a inflação.  Já quando e faz política contracionista, diminui a oferta de moedas que seria totalmente oposto à política expansionista, mas ajuda no combate à inflação.

  1. A taxa de compulsório para controle da inflação.

 A taxa do compulsório é um percentual mínimo do valor depositado que os bancos precisam guardar obrigatoriamente por segurança para ter recursos disponíveis suficientes para seus clientes poderem sacar o valor quando quiser. O Governo que estipula essa taxa, caso aumente seria contracionista, pois aumentaria a inflação e quem pagaria seria o consumidor com altas taxas de juros, já se diminuir essa taxa seria uma política expansionista, pois mais pessoas realizariam empréstimos e depósitos bancários, auxiliando assim no crescimento econômico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (42.5 Kb)   docx (549.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com