TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O principe de maquiavel

Por:   •  22/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.958 Palavras (8 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 8

esumo do livro o príncipe

Capítulo 01 – Os vários tipos de estado e como são constituídos

A história começa com a apresentação de dois tipos de estado ou principados, que são o hereditário e o adquirido.

Capítulo 02 – As Monarquias hereditárias

Maquiavel mostra a dificuldade de manter o estado novo é bem maior que a do estado hereditário, pois o hereditário o povo já está acostumado com a soberania de alguma família.

Se um príncipe conquista um novo estado e tentar fazer mudanças, ele corre o risco de provocar uma revolta do povo, por isso o estado novo é mais difícil de se manter. A história mostra que se o príncipe não mexer nos costumes e tradições do estado novo, o príncipe ganha o respeito do povo.

Capítulo 03 – As Monarquias mistas

Neste capitulo mostra que o príncipe precisa do apoio do povo para poder dominar o território. Quando o território é conquistado uma segunda vez ele não volta a ser perdido com facilidade. Quando o príncipe conquista o novo estado ele tem que extinguir a linhagem dos antigos governantes. O príncipe é indicado a habitar o novo território e também modificar alguidas leis e cobrar os tributos. O monarca de um território diferente deve ajudar e defender seus vizinhos mais fracos e procurar enfraquecer os mais fortes.

Capítulo 04 – Porque o reino de Dário, ocupado por Alexandre, não se rebelou contra os sucessores deste após sua morte.

Os reinos eram governados de duas formas, por um príncipe e seua assistentes ou por um príncipe e vários barões, dentre estes arões sempre havia um que queria mudar alguma coisa, o que dava espaço para outros tomarem o reino. Mas se isso acontecesse ele teria que acabar não só com o príncipe e sua família, mas com todos os outro barões.

Capitulo 05 – Antes de governar as cidades ou estados que antes de conquistados tinham suas próprias leis.

Quando um príncipe conquista um novo estado, Maquiavel mostra três maneiras de mantê-lo, a primeira é o arruinando, a segunda é o habitando e a terceira é que deixe o povo viver com suas próprias leis, cobrando os impostos e com poucas pessoas no governo.

Ao arruinando-o é acabar com todo o estado e criar suas próprias leis. Indo habitar o estado que tem cultura e língua diferente, o príncipe percebe distúrbios do povo e rapidamente os corrige e o terceiro é quando se deixam povo viver com suas próprias leis, assim o povo não se revoltará com o o novo monarca.

Capitulo 06 - Os novos domínios conquistados com o valor de suas próprias armas.

Para maquiável, quem se torna príncipe com o seu próprio valor e com suas armas, encontram dificuldade de governar, mais conseguem facilmente manter o seu poder. Para ele neste capitulo quem conquista território com suas próprias armas, sem precisar da ajuda dos outros é mais valorizado.

Capitulo 07 – Os novos domínios conquistados com as armas alheias e boa sorte.

Neste a história já fala que quem conquista o poder em troca de dinheiro encontra dificuldade de se manter no poder. Só com muito valor ele se manterá. Chegar ao poder desta maneira é chegar despreparado e sem estrutura, correndo um grande risco de perder o estado.

Capítulo 08 – Os que com atos criminosos chegam ao governo um estado

Neste capítulo a historia mostra dois príncipes que chegaram ao poder por meio do crime. Um foi Oliverotto de Fermo, que com muita crueldade chegou ao poder, mais assim rapidamente caiu do poder e foi morto por César Borgia e seu parceiro Vitellozo. O outro foi Agátocles que usou a traição e a crueldade, mais o caso de Agátocles foi diferente pois ele se manteve no poder por muito tempo, por que com o tempo que ele foi passando no governo sua crueldade foi diminuindo e ele foi ganhando o respeito do povo. Com isso se chegou a conclusão de que o príncipe deve agir sempre pensando no povo, pois na verdade o povo que tem o poder e a força.

Capitulo 09 – Governo Civil

Na visão de Maquiavel, governo civil é governo em que o cidadão se torna soberano pelo favor de seus cidadãos. É quando o povo toma o poder dos ricos e escolhe um dos seus para ser o novo príncipe, é uma boa forma de governo, pois assim o povo sempre fica ao lado do Monarca.

Capitulo 10 – Como avaliar a força dos estados

A situação do príncipe se mostra quando ele tem um exercito e pode combater e quando não o tem, tem que se refugiar e ficar na defensiva.Quando o príncipe tem o povo ao seu lado, ele pode ate perder o governo para outro, mais a populaçao ficará contra o novo governante.

Capítulo 11 – Os estados Eclesiásticos

É onde o povo por seus costumes religiosos se mantêm unidos, tornando o estado uma força difícil de ser dominada.

Capitulo 12 – Os diferentes tipos de milicias e tropas mercenárias.

Para Maquiável, a base do estado é mantida por boas leis e um bom exercito. Nisso se encontra três tipos de tropas, a própria, a mercenária e a auxiliar ou mista. A mercenária o único motivo de lutarem é por dinheiro, se não o tiverem, abandonam o seu monarca. As próprias são as tropas em que em todas as dificuldades fica ao lado de seu príncipe.

Capitulo 13 – Forças auxiliares, mistas ou nacionais.

Maquiavel iguala estas à mercenária , são inúteis. Na mista são um pouco mais eficazes que as mercenárias, mais são inferiores ao exercito todo nacional.

Capitulo 14 – Os deveres do príncipe para com a milicia

Maquiavel mostra os objetivos do príncipe, que além da guerra cria leis e a disciplina, coisa que se esperam do Monarca. Mostra os tipos de treinamento dos soldados do exercito. Para ele quem não treina suas forças pode perder facilmente o estado.

Capitulo 15 – As razões pela qual o homem, especialmente os príncipes, são louvados ou vituperados

O príncipe não pode ser tão bom nem tão mal, tem de ficar no meio termo, assim quando precisar usar da bondade ou da maldade ele usa,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (52.8 Kb)   docx (16.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com