TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O problema econômico e a desigualdade social do Brasil

Por:   •  10/6/2017  •  Resenha  •  287 Palavras (2 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 2

O problema econômico e a desigualdade social do Brasil

A pobreza e a desigualdade social são problemas sociais que afetam muitos países, sejam países pobres ou ricos. A desigualdade social é um fenômeno que ocorre principalmente em países não desenvolvidos como no Brasil. Há anos, o país enfrenta sérios problemas econômicos e sociais, que apesar das mudanças na política brasileira, não se percebe grandes melhoras.

Os atos de corrupção praticados pelos políticos são considerados além de crime, um problema social, por afetar diretamente a população brasileira. Esse dinheiro, que deveria ser investido na construção de casas populares, no saneamento básico, em educação, na melhoria de hospitais públicos e nos transportes, é transferido para a conta bancária de políticos prejudicando principalmente a população mais pobre do país, que fica cada vez mais pobre, piorando ainda mais a desigualdade econômica.

Piorando as situações econômicas e sociais, muitas famílias pobres, sem estímulos, deixam de frequentar as escolas logo nos anos iniciais. Abandonam a escola para trabalhar e ajudar no sustento da casa, o que no futuro dificultará a sua permanecia ou a oportunidade de um emprego melhor no mercado de trabalho. Para sobreviver, grande parte dos desempregados faz “bicos” que rendem pouco dinheiro e fazem com que a famílias caia em situações precárias de moradia, alimentação e saúde.

A sociedade brasileira percebe que sem um efetivo Estado democrático, não há como combater ou mesmo reduzir significativamente a desigualdade social no Brasil.

Acredita-se que para melhorar esta situação é necessário fazer mais pela saúde, saneamento, educação e a criação de novos empregos, porém, o país está longe de conseguir resolvê-los. Enquanto isso, muitos tentam manter a esperança de que o governo irá criar uma forma de conseguir ajudar e melhorar a vida dos mais necessitados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (93.2 Kb)   docx (42.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com