TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O problema freelancers

Trabalho acadêmico: O problema freelancers. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2013  •  Trabalho acadêmico  •  761 Palavras (4 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 4

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 CONCEITO DE FREELANCER 4

2.2 DESAFIOS DA ORGANIZAÇÃO 4

2.3 INOVAÇÃO NA GESTÃO 4

2.4 VANTAGENS E DESVANTAGENS DA ORGANIZAÇÃO....................................7

3 CONCLUSÃO 9

REFERÊNCIAS 10

1 INTRODUÇÃO

O tema proposto nos faz refletir o quanto o administrador contemporâneo deve ter uma percepção abrangente de todas as formas de modelo de emprego, para que assim, tenha opções de inovação e empreendedorismo.

Numa sociedade em que a grande maioria das pessoas, trabalham de forma tradicional (restrito ao espaço da empresa), surge um novo conceito para o trabalho que é o mercado de freelancer. Essa alternativa de emprego vem ganhando cada vez mais adeptos principalmente devido à flexibilidade nos horários e a atuação da profissão com independência, embora existam algumas desvantagens que serão abordados no decorrer desse trabalho.

Os exemplos clássicos desse mercado são: Fotógrafo, eletricista, cabelereiro e vários outros similares; porém uma tendência de crescimento muito atual está no mercado de jornalismo, design, propaganda, Web, tecnologia da informação, música, dentre outros.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 CONCEITO DE FREELANCER

Freelancer, também conhecido no Brasil como freela ou frila, é o termo inglês para denominar o profissional autônomo, que trabalha sem vínculo empregatício e que atua normalmente atendendo a demandas específicas no mercado. Pode se auto empregar em diferentes empresas ou, ainda, guiar seus trabalhos por projetos, captando e atendendo seus clientes de forma independente.

Segundo Eduardo Ferraz, consultor em Gestão de Pessoas, ser um freelancer é, além de uma oportunidade para ingressar no mercado, uma opção de carreira. O profissional pode até trabalhar em casa enquanto ganha uma experiência que vai direto para o currículo. “É uma opção para quem acaba de sair da faculdade, e pode ser uma escolha de vida profissional”, explica.

2.2 DESAFIOS DA ORGANIZAÇÃO

Lançar-se como freelancer nos dias atuais, propicia um trabalho desafiador, pois é necessário que o mesmo seja um empreendedor com muita competência e seja bem mais disciplinado do que se fosse um empregado.

O maior desafio que um freelancer enfrenta hoje é justamente o fato de sua estrutura de trabalho se diferenciar de estrutura convencional (burocrática), devido à alta carga de impostos para legalização e também, por não ter uma renda mensal fixa, portanto, sem estabilidade financeira, como também os vários benefícios de uma carteira assinada. Além disso, em geral a organização não possui uma estrutura física e nem uma definição de horário para trabalho, diferenciando-se assim, das organizações burocráticas.

2.3 INOVAÇÃO NA GESTÃO

De acordo com o texto apresentado “Freelancers abrem espaços nas grandes empresas”,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com