TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciclo Pdca

Artigo: Ciclo Pdca. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2013  •  807 Palavras (4 Páginas)  •  627 Visualizações

Página 1 de 4

“A importância da Ferramenta de Qualidade e do Método PDCA”.

Um produto ou serviço de qualidade é aquele que atende perfeitamente, de forma confiável, de forma acessível, de forma segura e no tempo certo as necessidades do cliente. Portanto, em outros termos pode-se dizer: projeto perfeito, sem defeitos, baixo custo, segurança do cliente, entrega no prazo certo no local certo e na quantidade certa. O verdadeiro critério da boa qualidade é a preferência do consumidor.

O controle de qualidade total é um novo modelo gerencial centrado no controle do processo, tendo como meta a satisfaço das necessidades das pessoas. A participação das pessoas não é conseguida pôr exortação, mas pôr educação e treinamento na prática do controle da qualidade. O controle da qualidade é abordado com três objetivos:

I. planejar a qualidade desejada pelo clientes;

II. manter a qualidade;

III. melhorar a qualidade;

O PDCA é uma ferramenta da Gestão da Qualidade que realiza basicamente o controle dos processos. Ela funciona por meio de um ciclo de atividades que permitem desde o planejamento até a correção dos processos.

Existem ciclos para manutenção dos processos ou para a melhoria dos mesmos.

O primeiro trata dos procedimentos operacionais – padrão de operação, onde os indicadores são representados por valores padrão, como por exemplo:

• qualidade-padrão,

• custo padrão,

• prazo-padrão,

• quantidade-padrão, e assim em diante.

Já o PDCA para a melhoria de um nível de controle é aquele onde existe uma meta definida, como por exemplo, redução do índice de produtos fabricados errados para 30%. O indicador no caso será o número onde a empresa deseja chegar, essa meta é o novo nível de controle esperado.

Para que se entenda melhor essa técnica, a seguir o significado do termo PDCA (Plan – Do – Check – Action)

▪ Plan

Planejar - Planejamento é onde são estabelecidas as metas, os indicadores (itens de controle) e também é o passo onde são traçadas maneiras (caminhos) para atingir essas metas propostas.

▪Do

Fazer – É a fase onde as tarefas são executadas de acordo com o que está previsto no planejamento. É neste momento que ocorre a coleta de dados para verificação do processo.

▪Check

Checagem – Ocorre a verificação ou o monitoramento dos processos, e também comparação da amostragem coletada com a meta estabelecida.

▪Action

Agir – Execução das correções necessárias e demais mudanças no processo para que possa ser dada continuidade no ciclo de produção com qualidade.

O Método PDCA é utilizado pelas organizações para gerenciar os seus processos internos de forma a garantir o alcance de metas estabelecidas, tomando as informações como fator de direcionamento das decisões.

[pic]

O TQC, ou Total Quality Control (Controle de Qualidade Total, é um sistema de gestão da qualidade que busca transcender o conceito de qualidade aplicada ao produto. No TQC a qualidade é entendida como a superação das expectativas não apenas do cliente, mas de todos os interessados (stakeholders). Para compreender melhor vejamos um pouco da evolução

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com