TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é uma Intranet: A Intranet

Por:   •  25/5/2016  •  Projeto de pesquisa  •  813 Palavras (4 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 4

O que é uma Intranet:

A Intranet é uma rede que interliga computadores, de forma semelhante à sua prima famosa: a Internet. No entanto, a grande diferença é que o seu uso é exclusivo dos computadores de uma determinada organização ou empresa. Somente esses aparelhos têm autorização para acessá-la, ou seja, ela é de uso particular e restrito!

A Intranet e a Política Organizacional de uma empresa:

Nos dias atuais ainda nos deparamos com uma quantidade altamente elevada de empresas, os quais possuem uma politica de comunicação engessada, atrelada ideias autocráticos, ultrapassadas.

Mudar a cultura das empresas não é coisa que se faça de uma hora para outra nas empresas brasileiras, com tradição centralizadora, e ainda mais difícil, a grande preocupação entre os técnicos responsáveis pela montagem de Intranet. Está no interior da empresa, tudo o que se faz nela tem consequências - “Se todo mundo da empresa colocar o que quer na rede, ela vai ficar cheia de lixo”.

A preocupação com o controle, presente em quase todas as empresas não se deve apenas às necessidades de preservar sigilo, ou evitar a utilização caótica das Intranets. Há também, o quebra-cabeça de determinar quais informações, exatamente, será útil na prática para melhorar o desempenho das pessoas, gerar mais vendas ou produzir mais eficiência operacional.

O conteúdo da rede tem de estar sob o controle dos departamentos, mas eles deverão trabalhar mais próximos dos técnicos de informática. Isso será essencial para que a rede tenha uniformidade de apresentação e possibilidade de pesquisa da informação. Se ela não for bem estruturada, os programas de busca de informação perdem a eficácia. A própria navegação por hiperlinks, pode ficar comprometida. Além disso, se as páginas não foram bem feitas, com informações bem apresentadas, será o usuário quem perderá o interesse de navegar pela Intranet. Logo, tem de haver controle. Mas tem de haver liberdade de criação, para que as ideias floresçam. É um equilíbrio difícil.

Exemplificando situações que não possuem Intranet:

Desatualização de seus colaboradores

Demora na atuação de banco de dados em informações como reposição de mercadorias, reajuste de preços, promoções, divulgação de vagas.

No caso de surgimento de vagas, poderiam ser reaproveitada mão de obra já existente na empresa.

Talvez a situação mais delicada seja que quando um colaborador sai da empresa e leva com sigo suas informações. Exemplo: um vendedor sai da empresa e leva consigo embora todos os contatos de seus clientes.

O que a Intranet pode fazer por nossa empresa:

Nas estratégias organizacionais, a comunicação é necessária. A comunicação permite resolver os problemas com muito mais facilidade e, assim, evitar os conflitos ou resolvê-los quando eles aparecem. O primeiro objetivo da comunicação interna organizacional é facilitar as relações e as colaborações dentro da organização.

A Intranet responde a cinco tipos de necessidades, consideradas essenciais para o bom funcionamento da empresa:

A troca de informações;

O management dos conhecimentos;

A comunicação nos dois aspectos de transmissão e de troca à distância;

A busca da informação;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (63.4 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com