TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O sistema departamentalização

Relatório de pesquisa: O sistema departamentalização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/8/2013  •  Relatório de pesquisa  •  2.777 Palavras (12 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 12

e deixando de lado os objetivos globais da empresa. Há divergências e conflitos de interesses e de objetivos por parte dos executivos de cada área funcional.

O sistema departamentalização engloba vários setores, e em todos os setores ele tem suas vantagens e desvantagens, quando falamos de clientela, o foco é o cliente, a empresa precisa ter uma postura que agrade o cliente em todos os aspectos, conhecendo a totalidade de seu negocio, estabelecer um bom relacionamento interpessoal, e ser pró-ativo para resolver os problemas que surgem, o cliente precisa de solução.

Neste processo de departamentalização está inserida a força-tarefa que é constituída por especialistas em diferentes áreas para efetuar uma tarefa difícil e complexa, trata-se de um esforço de equipe para tratar de uma tarefa especifica. Ela é composta por características interessantes, missão especifica diferentes competências e especialidades, transitoriedade, etc.

Modelagem no trabalho.

A modelagem de trabalho dentro de uma empresa está atrelada a forma de distribuição de funções, o conceito de cargo está sendo substituído por outros conceitos mais modernos, como gestão por competência. Cargo é o conjunto de atividades que o individuo exerce dentro de uma empresa, está relacionado a um grupo de deveres e responsabilidades. O individuo que ocupa um cargo deve ter planos estratégicos para melhor desempenho na execução das tarefas em seu departamento.

O superior é encorajado a desenvolver entre seus subordinados um espírito de equipe para então obter um grupo de trabalho coeso, direcionado a minimizar intrigas e conflitos entre operários. Também é válido estabelecer algumas atividades extras para evitar a monotonia e criar um ambiente agradável de trabalho, menos maçante e formal.

Conforme o artigo, “Um ambiente corporativo com pessoas motivadas e comprometidas com os resultados é na atual conjuntura econômica um fator crucial para o sucesso das organizações. O presente trabalho de pesquisa teve como foco de estudo a modelagem de cargos nas empresas conveniadas ao Centro de Integração Empresa – Escola em Campina Grande / PB, buscando avaliar os níveis de motivação a partir dos cargos exercidos pelos estagiários de nível superior – sujeitos da pesquisa, tomando por base o modelo teórico dos autores Hackman & Oldham. Através da pesquisa de campo evidenciou-se que os estagiários encontram-se em um estado motivacional considerável, diante das médias obtidas em todas a cinco variáveis consideradas (feedback do trabalho, autonomia, significância percebida, identidade com a tarefa e variedade de habilidades).

“Gerir pessoas é comprometerem-se com os principais desafios da organização, estabelecer a integração entre todas as pessoas, funções e departamentos; fornecendo os meios para que as competências essenciais da empresa transformem-se em ações efetivas.”

http://www.aedb.br/seget/artigos07/1287_1287_1287_Motivacao%20dos%20Estagiarios%20CIEE-CG-PB.Versao%20Corrigida..pdf .

O enfoque sistêmico enfatiza as relações entre as partes do sistema, trata-se de prestar a máxima eficácia ao sistema inteiro. o desenho de cargos tem uma abordagem abrangente e sistêmica, o cargo deve ser desenhado e redesenhado para reunir dimensões profundas, variedade, autonomia, identidade com a tarefa e retroação. Os cargos servem para definir o que as pessoas vão fazer, seleciona os futuros ocupantes, especificar padrões de remuneração, etc.

A maioria das empresas está migrando do conceito de cargos para o conceito equipes. O trabalho em equipe estimula a unidade entre os colaboradores de uma empresa, é necessário algumas habilidades para se trabalhar em equipes, fazer uma boa escolha, desenhar o trabalho, treinar e preparar a equipe para então aumentar sua competência. O administrador deve trabalhar com a equipe direcionado a compartilhar uma distribuição adequada de papeis e posições.

Direção.

A direção está diretamente relacionada com a atuação sobre os recursos humanos da empresa. As pessoas precisam ser aplicadas em seus cargos e funções, treinadas, capacitadas, guiadas e motivadas para que possam atingir os resultados que delas se esperam. Os estilos de direção dependem das suposições dos administradores, se distingue duas ideias opostas de estilos de direção a teoria X, e teoria Y.

A teoria X baseia-se em que o homem é indolente e preguiçoso, falta-lhe ambição, é egocêntrico, resiste a mudanças e a sua dependência o torna incapaz. Por outro lado a teoria Y baseia-se em que o homem não tem desprazer em trabalhar, não são resistentes as necessidades da empresa, são motivadas a padrões de comportamento adequados e capacidade para assumir responsabilidades.

A teoria X está fundamentada em pressuposições erronias sobre o comportamento humano, é estabelecida uma ação de controle sobre os colaboradores, o salário é o único estímulo válido para a teoria X, pois prevalece sempre o ambiente de desconfiança, de vigilância e de controle. Na teoria X as pessoas são dirigidas, controladas, manipuladas, vivem oprimidas pelos processos dentro das empresas.

De contra partida a teoria Y tem o intuito de inovar e humanizar permitir maior liberdade para as pessoas executarem suas tarefas, trás a ideia da contribuição de seu trabalho para as operações da empresa, permite que as pessoas tenham participação das decisões que as afetam direta ou indiretamente e promovem programas de auto-avaliação do desempenho dos funcionários.

Segundo o artigo, “A importância da Direção, administrar significa planejar, organizar, dirigir e controlar. E justamente essas são as mais importantes funções de um administrador. Segundo Fayol, o trabalho do “dirigente” consiste em tomar decisões, estabelecer metas, definir diretrizes e atribuir responsabilidades aos integrantes da organização, de modo que as atividades de planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar estejam numa sequencia lógica. Para se obtiver sucesso alcançando os objetivos da organização, o administrador define os objetivos e planeja quais os recursos devem ser utilizados, determina as atividades a serem realizadas, distribui as atividades, selecionam as pessoas responsáveis por cada tarefa e depois disso tudo, aperfeiçoa todo o processo. Ou seja, lidera, incentiva, se comunica. Busca promover uma relação de troca de informações para que ele como administrador corrija falhas de planejamento ou acelere o processo de execução das atividades caso haja necessidade. Fayol definiu vários deveres do administrador para se obtiver um desempenho satisfatório

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com