TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O uso das narrativas orais de uma comunidade quilombola como base para as aulas de interpretação de texto em língua inglesa

Por:   •  8/7/2019  •  Trabalho acadêmico  •  573 Palavras (3 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Federal do Pará
Campus Universitário do Marajó- Soure
Faculdade de Letras
Disciplina: Metodologia do Trabalho Científico II

Professor: Eliomar Nascimento

Estudantes: Isabela Figueiredo e Mônica Sena Salgado

Soure 2019

Tema: O uso das narrativas orais de uma comunidade quilombola como base para as aulas de interpretação de texto em língua inglesa.

Introdução

As narrativas orais são importantes para que haja o registro de uma cultura, de experiências vivenciadas no passado e no presente, e esses registros identificam e caracterizam um determinado grupo social. O ato de narrar vai além de uma história contada, pois faz uso da valorização da memória e dos saberes.

É natural do ser humano sentir a necessidade de contar o que aconteceu em sua vida ou um relato que ouviu de alguém da sua família, esse ato de socializar a oralidade faz com que as pessoas nunca percam o interesse em conhecer as histórias que são passadas de geração em geração.

Objeto da Pesquisa

Nosso objeto de pesquisa será os moradores da comunidade, de preferência pessoas mais com mais idade.

Justificativa

Escolhemos esse tema porque pensamos na necessidade de se conhecer as narrativas orais dentro das escolas, pois é um método muito importante para ser trabalhado com os alunos, e principalmente se tratando de materiais literários regionais.

Objetivo Geral

Nosso objetivo é fazer com que essas narrativas orais cheguem até as salas de aulas e que possam contribuir com os profissionais da educação.

Objetivo Específico

Produzir livros para que esse material chegue aos alunos, assim poderão conhecer essas histórias e fazer uso de uma obra local da região.

Pretendemos usar através de coletas de dados de uma comunidade quilombola essas oralidades com intuito de fazer a tradução das narrativas orais de sua língua materna para a língua inglesa, com a intenção de dar suporte aos professores para que eles possam desenvolver as atividades em sala de aula.

Fundamentação teórica

O trabalho com a oralidade pode, ainda, ressaltar a contribuição da fala na formação cultural e na preservação de tradições não escritas que persistem mesmo em culturas em que a escrita já entrou de forma decisiva [...] Dedicar-se ao estudo da fala é também uma oportunidade singular para esclarecer aspectos relativos ao preconceito e à discriminação linguística, bem como suas formas de disseminação. (MARCUSCHI, 2001, p. 83)

Propõe-se que as aulas de Língua Estrangeira Moderna, constitua um espaço para que o aluno reconheça e compreenda a diversidade linguística e cultural, de modo que se envolva discursivamente e perceba possibilidades de construção de significados em relação ao mundo em que vive. (Diretrizes Curriculares da Educação Básica Língua Estrangeira Moderna). Curitiba, 2008.

Questão-problema

O difícil acesso ao material didático com a modalidade narrativa oral de comunidade quilombola.

Metodologia e Procedimentos Metodológicos

Trata-se de uma pesquisa descritiva em que vamos fazer uso de entrevista, coleta de dados e registro da comunidade quilombola de Siricari. Após a coleta de informações faremos a tradução das narrativas orais para o inglês.

Cronograma

Mês 08/09

 Leitura teórica

Mês 09

Conhecimento da comunidade e coleta de dados

Mês 11

Coleta de dados e reprodução das narrações

Mês 12

Finalização do TCC

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (82.1 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com