TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Uso De Jornal Em Sala De Aula.

Casos: O Uso De Jornal Em Sala De Aula.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  876 Palavras (4 Páginas)  •  413 Visualizações

Página 1 de 4

1 INTRODUÇÃO

O uso do Jornal em sala de aula

Sabendo que a atuação de todo o professor move-se de acordo com determinados propósitos sociais, condizentes seja com a política do sistema de ensino, da gestão, ou da comunidade escolar, abraçou-se a tarefa de formar alunos aptos a serem cidadãos atentos aos artifícios daqueles que, estando investidos do poder de manipular as informações, conseguem montar discursos a favor de interesses não condizentes com os princípios de uma sociedade.

2 DESENVOLVIMENTO

O uso de jornal em sala de aula é uma novidade, e segundo o depoimento de vários alunos e professores, vem acrescentar muitos conceitos e reduzir pré-conceitos a respeito das verdades que são vinculadas constantemente nos meios de comunicação, para que isso aconteça é necessário não só um preparo do profissional e sim de outros setores da educação que constantemente aplicam cursos para aproveitar ao máximo este tipo de atividade.

Como podemos destacar o estudo do jornal “O Farol”, uma publicação realizada no final do período imperial, retratando especificamente o sistema escravista da época. Que nos permite conhecer as relações sociais existentes e as características dos trabalhadores e suas condições de trabalho.

Alguns exemplos de anúncios

Aluga-se ou vende-se uma boa escrava, muito prendada, faz crochê, costuras, doces, cozinha perfeitamente, quem a pretender dirija-se a Rua Halfeld, n. 32, loja.(O Farol, juiz de fora, Minas Gerais, 17/04/1883)

Uma família pequena precisa de uma criada de cor, livre ou escrava, que cozinhe perfeitamente o trivial e que saiba com presteza e asseio fazer os arranjos da casa. Para informações. Rua Direita n. 18. (O Farol, Juiz de Fora, Minas Gerais, 02/02/1884).

Isso nos remete ao século, XIX anos antes da abolição da escravatura um excelente recorte da época, sobre a abolição da escravatura, no qual torna uma aula diferente e muito atraente sobre a época, seus costumes valores, as pessoas como se fossem, mercadorias. O mais uma vez um exemplo do uso do jornal em sala de aula como algo que só vem a acrescentar.

Desde a criação da Escola dos Annales no inicio do século XX, que a historiografia contemporânea, tem se mostrado mais aberta ao aceitar novas fontes de linguagem para fazer história.

Essas mudanças incorporam ao ensino de historia elementos do cotidiano, que por sua vez tem a finalidade de aproximar a historia da realidade, alguns destes novos elementos, só foram conhecidos a partir da segunda metade do século XX, é o caso da televisão e da internet.

A resistência a estas novas linguagens ainda é muito grande, uma das dificuldades é a falta de recursos, mas ela ainda está aliada a dificuldade de saber lidar com o novo, ou até mesmos saber o objetivo da atividade por parte de quem a aplica.

Desde o surgimento da imprensa, o jornal tem sido um dos principais meios de informação e divulgação dos fatos ocorridos dentro de uma sociedade.

Hoje vivemos num mundo ainda mais acelerado graças a internet, mesmo assim o uso do jornal ainda é uma ferramenta importante e porque não mais barata para se trabalhar em sala de aula, mas o importante é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com