TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Édipo Rei a Análise de Foucault

Por:   •  12/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  897 Palavras (4 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 4

1. Elabore um texto resumindo a tragédia de Édipo Rei.

Na obra, o rei de Tebas, Laio, casa-se com Jocasta. Entretanto, segundo o oráculo, era inviável que eles gerassem herdeiros. A profecia dizia que se caso isso acontecesse, ele seria morto pelo próprio filho e desencadearia diversos acontecimentos ruins. O rei ignorou o aviso do oráculo e teve um filho, porém após o nascimento passou a temer a profecia. Com medo do presságio se realizar, ordenou que abandonassem o recém-nascido na montanha e que furassem seus tornozelos.

Apesar da situação, o menino não morreu, ele foi encontrado e levado para o rei de Corinto, Pólibo, que o criou como filho legítimo o nomeando como Édipo. Esse nome significa "pés inchados” que se originou das feridas dele que se tornaram um edema. Quando se tornou adulto, descobriu que foi adotado e foi ao encontro do oráculo para descobrir a verdade sobre si mesmo. Ao confrontá-lo a verdade veio à tona, descobriu que seu futuro era matar seu pai biológico e casar com sua mãe. Ele ficou espantado com a profecia e decidiu ir até Tebas, entretanto no meio do caminho se encontrou com seu verdadeiro pai, mas não sabia desse fato. Édipo achava que era apenas um estranho, infelizmente se desentenderam e começaram a lutar, resultando na morte do rei.

Sem saber que havia tirado a vida do próprio pai, continuou sua jornada.

Durante sua viagem, encontrou um ser que por tempos atormentava os habitantes de Tebas. A

esfinge era uma criatura que forçava os viajantes a resolver enigmas, caso não conseguissem os devorava. Ela propôs um enigma a Édipo que conseguiu resolvê-lo e por esse feito foi considerado um herói. Após retornar a Tebas foi proclamado como Rei e se casou com sua mãe, como o oráculo previu.

Pouco tempo depois, a cidade foi tomada pela peste que, segundo o oráculo, só cessaria quando o assassino do antigo rei fosse castigado. Édipo, ao descobrir que ele mesmo havia matado o pai, foi tomado por uma angústia incessante, não conseguia acreditar que havia feito aquilo. No fim sua mãe/esposa se suicida e Édipo, depois de cegar-se, vai embora de Tebas e exila-se em

algum lugar.

2. Como os deuses são definidos na referida tragédia? Cite 3 fragmentos do texto que

ilustram suas características (inserir o número da página de cada fragmento e aspas):

Na época em que a história é contada, os deuses eram vistos como seres superiores e supremos.

os mitos eram tidos como a maior fonte de conhecimento e os deuses eram originados desses

mitos. É possível notar que eles tinham certo poder sobre a vida dos personagens, tendo em vista que influenciavam nas decisões.

“Porque, armado com os raios fulminantes, Apolo, filho de Júpiter, já se atira contra ele, perseguido pelas inexoráveis Fúrias”. Página 21

“Ó Júpiter, nosso Pai, senhor das faíscas ofuscantes, esmaga esse Marte impiedoso sob teus raios terríveis”. Página 9

“Também a ti recorremos, ó filha de Zeus. Palas eterna, e a tua divina irmã, Diana, protetora de nossa pátria, em seu trono glorioso na Ágora imensa”. Página 8

3. Qual é a interpretação da psicanálise em relação ao mito de Édipo e qual é a posição de Michel Foucault sobre a referida interpretação.

A interpretação da psicanálise em relação ao mito de Édipo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (43.4 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com