TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS

Por:   •  4/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.783 Palavras (8 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

CUIABÁ

2019


 GUILHERME VINICIUS PRADO SILVA[pic 6]

[pic 7]

auditoria contábil em microempresas e empresas de pequeno porte

Projeto apresentado ao Curso de Ciências Contábeis da Instituição UNIC – Universidade de Cuiabá.

Orientador: Ricardo Roberto De A Capistrano


Cuiabá

2019

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

1.1 O PROBLEMA        4

2 OBJETIVOS        5

2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO        5

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS        5

3 JUSTIFICATIVA        6

4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        7

5 METODOLOGIA        10

6 CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO        11

REFERÊNCIAS        12


1 INTRODUÇÃO

O cenário coorporativo brasileiro atualmente conta com diversas organizações de grande porte, porém, as micro e pequenas empresas têm conquistado um percentual significativo dessa realidade, contribuindo efetivamente para o crescimento e desenvolvimento econômico do país.

Tendo em vista o crescente aumento na quantidade de empresas de pequeno porte, também observa-se que há muitas limitações para seguir adiante no cenário econômico atual que se encontra em déficit, com a maior instabilidade econômica dos últimos tempos. A falta de planejamento e dificuldade na própria gestão acaba acarretando em diversos problemas organizacionais, impossibilitando de manter-se de forma competitiva no mercado ou até mesmo em uma morte prematura da empresa.

A auditoria interna é relevante para qualquer tipo de empresa, visto que, esta é uma forma de estabelecer um planejamento e gestão eficaz para um melhor funcionamento do ambiente organizacional, além de dar uma maior confiabilidade através dos dados apresentados pela contabilidade da empresa que passará pela auditoria.

O artigo proposto tem como objetivo mostrar o funcionamento de uma auditoria interna, quais são os desafios e as resistências que os profissionais enfrentam para conseguir uma eficácia nos resultados esperados para que não haja uma mortandade precoce de micro e pequenas empresas.

1.1 O PROBLEMA

Qual a importância da realização de auditorias contábeis regularmente e as vantagens alcançadas através da aplicação dos processos internos para auditoria de controle em micro e pequenas empresas? 

2 OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO

Discutir a importância da realização de auditorias em micro e pequenas empresas, visto que, este não é um procedimento obrigatório em empresas de pequeno porte, o que acaba acarretando na mortalidade precoce dessas organizações.

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS

  • Discutir a relevância da auditoria contábil.
  • Descrever quais são os benefícios da auditoria para micro e pequenas empresas.
  • Conhecer os processos da auditoria contábil dentro de uma empresa.

3 JUSTIFICATIVA

A importância da pesquisa acerca do tema “Auditoria contábil em microempresas e empresas de pequeno porte” está em obter mais informações e sobre o assunto e dessa forma conseguir alcançar estudantes do curso de Ciências Contábeis, bem como aos gestores das empresas para se atentarem ao trabalho das pequenas e microempresas, visto que, a falta de informações acerca do assunto abordado faz com que estes acreditem que não há necessidade de contratar um auditor para estabelecer um plano estratégico diante do cenário encontrado naquele ambiente.

Este trabalho é relevanta, pois contribui para uma melhor compreensão acerca do que é Auditoria, quais são os tipos, de que forma uma empresa pode ser auditada e quais as vantagens que a empresa poderá obter através de uma Auditoria bem planejada.

Para a sociedade acadêmica terá uma grande contribuição, visto que este ainda é um assunto pouco abordado, propôs-se uma pesquisa bibliográfica que possua informações relevantes para que a sociedade em geral possa obter mais dados sobre o tema, até mesmo os donos de pequenas e microempresas que ainda não conhecem os benefícios da auditoria contábil, onde abranja conceitos e objetivos tentando demonstrar de forma sucinta como a empresa pode se portar diante do cenário econômico do país para se manter nele de forma ativa e de acordo com os objetivos adotados no seu planejamento.


4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

4.1 COMO SÃO CARACTERIZADAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

As microempresas e empresas de pequeno porte (MPEs) já correspondem a 90% das empresas do Brasil, surgem cerca de 460 mil novas empresas por ano. Elas são essenciais para a economia do país, visto que geram emprego e renda para milhares de famílias. Isso fez com que o Governo estruturasse várias políticas para que essa modalidade de empresa conseguisse se manter no mercado econômico. Essas políticas levaram uma série de facilidades como: desburocratização, facilidade de acesso ao mercado, facilidade de obtenção de crédito e facilidades tributárias. (SEBRAE, 2019)

Outra definição utilizada para Micro e Pequenas empresas criada pelo SEBRAE é que: as microempresas empresam até nove pessoas em caso de comércio ou serviço, ou até dezenove se for no setor industrial e construção. E pequenas empresas empregariam de dez a quarenta e nove pessoas, no caso de comércio e serviço e vinte a noventa e nove pessoas se for em indústria e empresas de construção.

O decreto-lei n°123/2006 (BRASIL, 2006) definem microempresas e empresas de pequeno porte de uma forma sucinta e clara:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (132.2 Kb)   docx (227.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com