TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OPORTUNIDADES DISFARÇADAS NAS FATALIDADES

Por:   •  27/11/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.492 Palavras (10 Páginas)  •  658 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA

OPORTUNIDADES DE NEGOCIOS DISFARÇADAS NAS FATALIDADES

Camila Ribeiro de Oliveira

Carlos Sebastião Chagas

Caroline Moura

Gleice Pedroso da Silva

Igor Loureiro

Lucas Rangel

Michelle Lino Zanata

Nádia Rebuci Clemente Silva

Rodrigo Afonso Justo

Thais Trindade Fernandes

5º Semestre – Administração Noturno

SÃO BERNARDO DO CAMPO

2015

UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO

ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

PROJETO INTEGRADO

OPORTUNIDADES DE NEGOCIOS DISFARÇADAS NAS FATALIDADES

Trabalho apresentado ao módulo de Práticas Administrativas – Estágio Supervisionado, como requisito parcial de avaliação. Ministrado pela Professora Valquíria Oliveira da Silva aos alunos do 5º período do curso de Administração de Empresas.

RESUMO

A elaboração deste projeto integrado consiste na análise, verificação e identificação de oportunidades de negócios disfarçadas em fatalidades, objetivando o melhor entendimento, e aproveitamento das organizações em situações onde as fatalidades foram principais características para o aperfeiçoamento dos negócios.

LISTA DE FIGURAS

SUMÁRIO

Introdução ....

Capitulo 1 – Contextualização ....

        Habib’s ..................

        TAM Linhas Aéreas .........

Capitulo 2 – Estudo de Caso …................

Considerações Finais .................

INTRODUÇÃO

CAPITULO 1 – CONTEXTUALIZAÇÃO

Uma oportunidade é um acontecimento que é capaz de melhorar o estado atual de um indivíduo em uma situação que traga novos benefícios. Nos negócios as oportunidades podem surgir de diversas formas, a partir de ideias apresentadas pelo empreendedor, juntamente com a análise estratégica do mercado e as possibilidades de negócios.

A principal característica de uma oportunidade de negócio é quando uma ideia inicial vai de encontro com uma necessidade de mercado, ou seja, quando há clientes com potencial de investimento nesta determinada área.

Neste trabalho vamos apresentar as visões de oportunidades de negócios que surgiram a partir de fatalidades. E vamos trabalhar com dois exemplos de empresas que surgiram a partir destas oportunidades de negócios, o Habib’s e a TAM.

Habib’s

Tudo começou em 1973 quando 16 dias depois de inaugurar uma padaria no bairro comercial do Brás, zona leste da cidade de São Paulo, o pai de Antônio Alberto Saraiva foi assassinado durante um assalto. Antônio, um português filho de libaneses que cursava Medicina na Santa Casa de Misericórdia foi obrigado a interromper os estudos e assumir o negócio da família para sustentar a mãe e os dois irmãos. Ele assumiu o lugar do padeiro e decidiu vender o pãozinho 30% abaixo do valor máximo estipulado pela tabela da extinta SUNAB, principal órgão de controle de preços na época. Com essa estratégia, ganhou escala atendendo principalmente os chamados que revendiam o produto em domicílio. A solução era inicialmente provisória, pois o sonho dele era clinicar. O plano era manter o estabelecimento funcionando até conseguirem vendê-lo, o que ocorreu alguns meses depois. Ao retomar a faculdade, Antônio percebeu que algo havia mudado nele, e que a partir daquele momento, tinha tomado gosto pelo comércio. Talvez tivesse herdado a vocação do pai, mas o fato é que agora só conseguia pensar em bisnagas, sonhos e pãezinhos franceses. Pela segunda vez, ele abandonou a faculdade, só que dessa vez, por vontade própria.

Com o dinheiro da família, comprou uma lanchonete e, pouco tempo depois, trocou o negócio por uma pastelaria e depois, finalmente, por uma pizzaria. Mas ele continuava insatisfeito. Não bastava ser dono de um restaurante. Ele queria mais, sonhava em ter uma rede de estabelecimentos. Para isso, necessitava descobrir um nicho, um diferencial qualquer, ou algo que o destacasse da concorrência. Num dos estabelecimentos que assumiu, Antônio conheceu um cozinheiro árabe. Na época, final dos anos 1980, não havia um número tão expressivo de restaurantes especializados nessa cozinha no país. Isso chamou a atenção do rapaz. Ele imaginou que esfihas, quibes e charutinhos podiam ocupar um espaço maior no gosto dos brasileiros.

Assim, em 1988, em parceria com o tal cozinheiro, Antônio inaugurou uma lanchonete fast-food árabe em São Paulo. Atraídos pelo preço baixo (três esfihas custavam o mesmo que um cafezinho), os consumidores lotaram o pequeno estabelecimento, que, inicialmente, contava com apenas dez mesas.

A partir do sucesso do empreendimento, alguns sócios se uniram com a meta de abrir novas lojas. Desse momento em diante o negócio nunca mais parou de crescer. Os obstáculos foram sendo superados e as metas alcançadas. De uma única loja de especialidades árabes, formou-se em pouco tempo uma rede com forte infraestrutura focada em vender produtos de qualidade, com bom serviço e preços “praticamente imbatíveis”.

Atualmente a rede conta com mais de 475 restaurantes, entre lojas próprias e franqueadas, metade das quais localizadas em São Paulo e o restante distribuído entre 20 estados brasileiros e no Distrito Federal. O HABIB’S é hoje a segunda maior rede de alimentação rápida em faturamento no Brasil com cerca de R$ 2 bilhões anuais. A rede possui 14 centrais de produção, instaladas em regiões estratégicas do país, que respondem pelo preparo dos itens consumidos nas lojas e, ainda, pelo fornecimento dos principais insumos, como queijos, pães, sorvetes e doces e que abastecem lojas instaladas em um raio de até 300 km. Pelo critério de número de lojas (a rede possui unidades em mais de 110 cidades do país), está em quarto lugar no ranking, atrás do McDonald’s, Subway e Bob’s. 80% de suas lojas estão localizadas em ruas e 23% do faturamento do grupo já é gerado pelo sistema de entrega à domicílio. Mais de 200 milhões de consumidores passam pelas lojas da rede todos os anos.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)   pdf (211.2 Kb)   docx (191.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com