TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL: Nextel telecomunicações

Por:   •  29/1/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.728 Palavras (7 Páginas)  •  554 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL

Nextel telecomunicações

[pic 3]

São Bernardo do Campo

2015

 

ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL

nextel telecomunicações

Trabalho apresentado ao Curso Bacharelado em Administração  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas:

Fundamentos e Teoria Organizacional.

Comunicação e Linguagem

Homem, Cultura e Sociedade

Comportamento Organizacional

Professores:

                                               Márcio Ronald Sella/Grace Botelho/Karen H

Manganotti/Suzi Bueno de Almeida

Antonio Lemes Guerra Junior

      Wilson Sanches/Maria Eliza Pacheco/Edson

Elias de Morais

Ana Céli Pavão

PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL II

São Bernardo do Campo

2015


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

2 DESENVOLVIMENTO        5

2.1 Apresentação da Organização        5

2.2 Análise da Empresa        5

2.3 Administração        5

2.3 Comunicação        7

2.4 Visão Empresarial        7

2.5 Clima Organizacional        8

3 EXEMPLOS DE ELEMENTOS DE APOIO AO TEXTO        9

3.1 figura - Logotipo        9

3.2 figura – Organograma 1        9

3.3 figura – Organograma 2        9

4 CONCLUSÃO        11

REFERÊNCIAS        12

  1. INTRODUÇÃO

O conteúdo deste trabalho é composto pela apresentação da organização administrativa de uma empresa real.

O objetivo é compara-la com os temas estudados nas disciplinas do semestre e a inter-relação com a prática.

Ao final ficará evidente que numa organização é necessário utilizar o princípio de Taylor, da administração cientifica bem como a de Fayol, a Teoria Clássica, elas sem completam.  

Saber lidar com cada individuo e grupos formais e informais que são criados na empresa, demonstra a aplicação dos estilos de liderança em ação, e gerar motivação e monitorar seus ciclos são fundamentais para manter um clima organizacional bom e para atingir essa satisfação, os gestores estarão utilizando-se da proposta de Maslow, a Teoria da Hierarquia das necessidades e  a da Higiene de Herzberg.

Não há como negar, para uma empresa ter uma boa administração, terá que empregar todas essas técnicas amplamente discutidas e estudas.

  1. DESENVOLVIMENTO

2.1 Apresentação da Organização:

Nextel Telecomunicações é uma subsidiária brasileira da NII Holdings, Inc, empresa de serviços de comunicação móvel cuja matriz está sediada na cidade de Reston, Virgínia, Estados Unidos onde iniciou operações em 1987. Seu logotipo:

Atualmente está presente em 5 países da América e conta com uma base superior a 4 milhões de  assinantes com uma receita operacional bruta anual, em 2014,  de 4.352 milhões de reais,

As operações do Brasil são controladas pela NII Holdings, no entanto as demais pertencem à outros grupos, que atuam com a marca Nextel. São eles:

Grupo Entel, proprietário pelas operações do Peru;

Grupo AT&T, do México;

Grupo Veintitrés, Argentina;

Grupo Novator, Chile - que tem operações na Europa (entre elas, na Polônia) por isso a expansão da cobertura para essa região.

No Brasil, está desde 1997, com sede no bairro do Morumbi, na cidade de São Paulo com filiais em 8 Estados e conta com aproximadamente 4,5 mil colaboradores no País.

  1.  Análise da empresa:

2.3  Administração

        As operações pela América do Norte e Sul, tem controles individuais por pertencem a grupos distintos; O lucro ou prejuízo são suportados por cada grupo e a forma de administrar é aplicada por cada um.

No entanto por atuarem com a mesma marca, possuem um alinhamento de produtos e marketing entre eles, vinculadas à NII Holdings. A cadeia escalar neste cenário é horizontal.

No Brasil, a Teoria Clássica (Fayol), com foco nas estruturas organizacionais e organização Linear é aplicada em todos os setores, com unidades de direção e de comando.

A hierarquia é de forma piramidal, tendo no topo a NII e logo abaixo a Presidência, Diretorias, Gerências e Supervisões de cada área.

Os gestores recebem as metas da área do planejamento e marketing e  utilizam o conceito da PODC e ORT para executarem suas tarefas e repassar para as equipes.

Os resultados são medidos  diariamente e caso esteja abaixo da expectativa para aquele período  as estratégias são questionadas e até alteradas e necessário. O feedback à equipe é passado duas vezes ao dia.

Na tarefa diária do executivo de negócios, que é subordinado ao Supervisor da Gerencia Comercial Corporativa fica clara a aplicação da ORT da Administração Científica (Taylor), em todo o processo.

Sua rotina diária é visitar clientes com objetivo de fazer vendas, pós vendas, evitar cancelamento de linhas e serviços existentes e  manter  o valor dos planos contratados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (253.6 Kb)   docx (109.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com