TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ORIENTACOES PEDAGOGICAS

Por:   •  8/10/2016  •  Artigo  •  9.814 Palavras (40 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 40

FACULDADE DE CIÊNCIAS DE WENCESLAU BRAZ – FACIBRA

INSTITUTO PEDAGÓGICO BRASILEIRO - IPB 
CURSO DE COMPLEMENTAÇÃO PEDAGÓGICA EM PEDAGOGIA

LORENA PEREIRA DE SOUZA

DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NO PROCESSO DE EDUCAÇÃO 
INFANTIL

Belo Horizonte, MG 
2016

FACULDADE DE CIÊNCIAS DE WENCESLAU BRAZ – FACIBRA 
INSTITUTO PEDAGÓGICO BRASILEIRO - IPB 
CURSO DE COMPLEMENTAÇÃO PEDAGÓGICA EM PEDAGOGIA

DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NO PROCESSO DE EDUCAÇÃO 
INFANTIL

LORENA PEREIRA DE SOUZA 
Monografia apresentada como requisito para 
obtenção do Título de Licenciatura em Pedagogia 
pela Faculdade de Ciências Wenceslau Braz – 
FACIBRA. 
Orientadora:

Belo Horizonte, MG 
2016

3 .

A professora Silvânia pelo apoio e amizade A você que me acompanhou em todo o processo para chegar aqui. A professora Juliany por ser uma amiga e conselheira.Dedico este trabalho à mim. .

7 .

8 .

porque influi sobre toda a vida". Senêca .9 “A educação exige os maiores cuidados.

e a importância do educador profissionalmente preparado para lidar com tais dificuldades. No decorrer da pesquisa foi possível constatar as principais dificuldades enfrentadas pelos alunos no processo de aprender a ler e escrever. Aprendizagem. A pesquisa proporcionou compreender o processo de aprendizagem da leitura e escrita. Palavras-chave: Dificuldade. e diversos e renomados autores como Pain e Ferreiro foram fonte de pesquisa. e o quanto um eficiente método de ensino pode fazer positivamente a diferença na vida do educando. . Dessa forma. Foram abordados os mais diversos e frequentes transtornos de aprendizagem presentes na educação infantil.6 RESUMO O presente estudo apresenta uma análise das dificuldades de aprendizagem na educação infantil. a importância da família e escola para o desenvolvimento do educando. O trabalho possui cunho bibliográfico. estimula-se avançar os estudos para que surjam inovadoras e eficientes práticas pedagógicas. Educando. Escola.

it stimulates advance studies to emerge innovative and effective teaching practices . Thus. Learning. and the importance of the educator professionally prepared to deal with such difficulties. the most diverse and frequently were approached learning disorders in children's education. Educating. and as an effective teaching method can make a positive difference in the student's life. the importance of family and school for the development of the student . During the research it was established the main difficulties faced by students in the process of learning to read and write.7 ABSTRACT This study presents an analysis of learning difficulties in children's education. Keywords: Difficulty. The research provided understand the process of learning to read and write . The work has bibliographic nature. . and diverse and renowned authors such as Pain and Smith were a source of research. School.

..............O papel do professor como mediador na aprendizagem 34 CONSIDERAÇÕES FINAIS..................................................................24 2............................... 35 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.........................37 ...................................13 2..................................................................14 2.................................6 Dislalia.........................................................................................................8 Sumário INTRODUÇÃO...............................2 Dislexia.......................10................................................................................12 2..................................................26 2......................1 Dificuldades de aprendizagem...............................2...................31 2........................................5 Disgrafia..................................................................................Fracasso escolar na alfabetização 32 2.............................3 Discalculia.........................................8 Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH).............................................................29 2................................... 29 2.............................................................22 2..............20 2...............................................................................................7 Afasia.................1 Como atuar positivamente com a criança disléxica em sala de aula.................................................................................................................................................................................................................10 2 O QUE É A APRENDIZAGEM......................................................................................11...........4 Disortografia....................28 2....9 Aspectos neurológicos..........................................................................................................

.

e quase sempre se negam a aprender. e na maioria das vezes a convencendo de que não possui capacidade alguma de adquirir conhecimento. . que nem sempre possuem conhecimento suficiente a respeito do assunto. e acredita-se que esta criança pode até não conseguir aprender pelos métodos tradicionais. trazendo apenas desconforto e tornando a criança rebelde e confusa. gerando transtorno para pais e educadores. O termo problemas de aprendizagem. e na maioria das vezes se sentem frustradas. hiperativa. sem problemas emocionais ou motores sérios. e é nesse contexto que o educando recebe os primeiros rótulos. fazendo-se necessário antes de rotular. Essas crianças não atingem rendimento de acordo com seus níveis escolares. Os primeiros anos de escolaridade são decisivos para a vida da criança. frequentemente é mal interpretado. pois são nas séries iniciais que se descobre se o aluno é ou não rápido ou lento. ou acima da média. e tomar as atitudes necessárias para promover o progresso através de práticas pedagógicas que possam intervir de forma positiva.INTRODUÇÃO As dificuldades de aprendizagem envolve os mais diversos alunos. mas isso não significa que esse indivíduo seja incapaz de aprender. deficiente perceptivo e outros como disfunção mínima cerebral. Porém problemas de aprendizagem. proveniente de várias más definições que lhe foram atribuídas ao longo do tempo. se tem ou não algum transtorno. esta logo é rotulada como uma criança com baixa inteligência ou capacidade de aprendizagem. Ao se referir à crianças com dificuldades de aprendizagem. de nada ajudam a justificar o transtorno. que a criança é indisciplinada. simplesmente por não ter vontade ou para contrariar pais e professores. As informações podem ficar desordenadas no processo cerebral. com uma autoestima normal. etnia ou grau de instrução dos pais. afetam o modo como indivíduos de inteligência normal. e uma educação eficiente é decisiva para o sucesso da história escolar do indivíduo. não é uma tarefa fácil. buscar compreender o que está acontecendo com o aluno. com baixo autoestima. O diagnóstico dessas crianças. Rótulos como desajeitada. muitas vezes o educador percebe que algo não está nos padrões de normalidade. adquirem e expressam as informações que lhes foram passadas. promovendo o sucesso escolar. porém esses alunos necessitam de práticas educativas pedagógicas especiais. Aparentemente não possuem danos de natureza psicológica ou médica. acreditando assim. quais as causas da anormalidade. independente da classe social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (68.9 Kb)   pdf (308.6 Kb)   docx (34.4 Kb)  
Continuar por mais 39 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com