TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Praticas Pedagogicas

Monografias: Praticas Pedagogicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2013  •  546 Palavras (3 Páginas)  •  1.062 Visualizações

Página 1 de 3

PRÁTICA PEDAGÓGICA PARTE 2

AFETIVIDADE E APRENDIZAGEM-RELAÇÃO PROFESSOR ALUNO

A) Qual a importância da interação social na aprendizagem para Vygotsky? Vocês concordam com eles?

É essencial a interação social para Vygotsky,para ele o processo de aprendizagem ocorre a partir de um intenso processo de interação entre as pessoas e é fundamental o papel do outro neste desenvolvimento social e cultural, o outro faz o papel de mediador que leva o conhecimento, pois através desta mediação que o objeto de conhecimento ganha significado e sentido. Concordo com esta teoria, pois se não há mediador pra mostrar o objeto de estudo não há desenvolvimento, a pessoa pode ate adquirir informações sem essa mediação, mas não necessariamente adquirir o conhecimento, por isso a necessidade de interagir com o meio, com as pessoas ao redor.

B) Comente a frase: “TODA A APRENDIZAGEM ESTA IMPREGNADA DE AFETIVIDADE”.

Segundo Henry Wallon a criança não leva para a escola só o corpo, mas os sentimentos, as emoções, por isso devemos considera-la como um todo ,enquanto o método tradicional priorizava a inteligência e o desempenho em sala de aula ,sua proposta põe o desenvolvimento intelectual dentro de uma cultura mais humanizada. Para ele a afetividade é a porta de entrada do conhecimento. Ao olharmos a criança como um todo, podemos entender as suas dificuldades e demonstrar que estamos ali por perto querendo ajudar,não há aprendizagem sem afetividade pois se o professor não se se mostra próximo do aluno ele não tem interesse em aprender, ele precisa saber que tem alguém ali se preocupando com seu desempenho, fazendo com que ele se sinta capacitado e estimulando-o no seu desenvolvimento educacional.

1) METODOLOGIA DA PESQUISA: Qual foi o objetivo da pesquisa?

O objetivo da pesquisa foi mostrar a impôrtancia da afetividade na relação professor-aluno e a influência do processo no ensino aprendizagem.

1) b-Como a pesquisa foi desenvolvida?

Foram realizadas em três salas de aula com crianças em média de 6 anos de idade, observações registradas em videos, focalizando a interação professor-aluno durante as atividades que envolviam linguagem escrita , usaram a técnica da autocospia fazendo com que o aluno mesmo se auto-avaliasse para ouvir o que os alunos tinha a dizer com as experiências vivenciadas em sala de aula.

1) c-Considerações finais:

Através da pesquisa realizada podemos notar que a criança sente mais prazer no aprendizado quando o professor demonstra estar perto dela ,vontade em ajuda-la, se sente mais capacitada quando o professor a encoraja e não mostra diferença entre eles, ou seja, esta interação mais próxima do professor é sentida pelo aluno como uma motivação, não desprezando a individualidade de cada um. Ela sente segurança em perguntar algo que não sabe ao professor sem se sentir menosprezada ou diminuída, pois o professor não a julga desta forma e nem faz comparações, mas a respeita. Mostrou também que a quando o professor está perto da criança ela não desiste de fazer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com