TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ORIENTAÇÕES PARA O MERCADO DE TRABALHO PARA O ADM

Por:   •  5/9/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.788 Palavras (8 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO

CAROL DE AMORIM MACHADO PACHECO

NAIARA DOS SANTOS MOREIRA

Análise de Mercado de Trabalho e o

Planejamento de Carreira para Administradores

Trabalho Interdisciplinar apresentado como parte integrante de avaliação da disciplina: Orientação para o Mercado, do Curso de Bacharelado em Administração do Centro Universitário Jorge Amado. Sob orientação da Prof.ª Marcia Souza da Purificação.

2015

Com advento da globalização, principalmente a econômica, a prioridade na área empresarial passou a ser a competitividade e com essas mudanças surge à necessidade de um novo perfil profissional do administrador com habilidades e competências, que sejam voltadas para os processos de interpretação, elaboração e transformação de informações.

        O administrador para chegar ao ápice da sua profissão não é mais aquele especializado em determinado assunto, atualmente é preciso ter uma visão globalizada para atender a um consumidor que está mais exigente. Para atender a esta nova expectativa, o administrador deve desenvolver algumas habilidades:

Habilidades Técnicas - São as habilidades ligadas à execução do trabalho, ou seja, ter domínio do conhecimento específico para executar seu trabalho operacional.

Habilidades Humanas - São as habilidades necessárias para um bom relacionamento com a equipe, com os parceiros e com os clientes. Administradores com boas habilidades humanas conseguem influenciar e desenvolvem bem em equipes e atuam de maneira eficiente e eficaz como líderes.

Habilidades Conceituais - São essas habilidades que possibilitam a visão da organização como um todo, influenciando diretamente no direcionamento e no gerenciamento da empresa.

         Além dessas habilidades, outras características são fundamentais ao bom Administrador Contemporâneo como: Capacidade de reconhecer prioridades; Capacidade de instrumentalizar ideias; Saber outorgar funções; Habilidade para identificar oportunidades; Saber liderar; Disposição para correr riscos, Conhecer e Dominar métodos e técnicas de trabalho.

ANÁLISE DO PANORAMA DE MERCADO DE TRABALHO

        Devido a sua ampla área de atuação o administrador de empresas é um dos profissionais mais demandados pelo mercado de trabalho, pois abrange uma infinidade de setores como: Agências bancárias, hotéis, empresas, hospitais e poder público. Entre as múltiplas funções exercidas pelo administrador estão gerenciamento, supervisão, planejamento e execução. Além das tradicionais vagas de emprego oferecidas por empresas de todos os portes, as chamadas consultorias também estão se especializando na contratação de administradores e o serviço público vem demandando cada vez mais os administradores, uma vez que a tendência é substituir políticos de carreira por profissionais de perfil mais técnico. Se uma empresa quer atingir metas deve contar sempre com um bom administrador para alcança-las com eficiência e eficácia.

Podemos destacar os pontos fortes, fracos, ameaças e as oportunidades da profissão de Administrador:

Pontos Fortes: O mercado de trabalho está sempre necessitando de bons administradores de empresas. Embora a base teórica tenha extrema importância, uma das características mais desejadas pelos recrutadores em busca de bons administradores, hoje em dia, é o relacionamento interpessoal, ou seja, a capacidade de ter um bom relacionamento com as pessoas que compõem a organização. O administrador de sucesso precisa ter um perfil proativo, capacidade de liderança e, principalmente, comprometimento. Sem contar os valores éticos e responsabilidade social que tanta diferença fazem no mercado atual.

Pontos Fracos: São questões que a nova forma de administrar não tolera mais em um profissional, dificuldade de expor idéias com clareza, excesso de individualismo
quem se declara capaz de resolver tudo sozinho, não é visto com bons olhos na organização, assim como, não ter espirito colaborativo e ser avesso às mudanças, o bom administrador deve procure estabelecer relações baseadas na troca de informações com os colegas, pois vivemos numa sociedade em rede.

Ameaças: Alto número de formandos em administração. É só verificar os classificados e a internet para observarmos a quantidade de anúncios precisando de administradores formados. No curso de administração, temos o aprendizado em várias áreas da empresa, como: financeiro, recursos humanos, treinamento, pesquisa, marketing, produção, logística. No mundo moderno, as empresas apreciam e buscam profissionais que possuem um MBA, especialização em administração, que fale outras línguas e seja proativo. Àquele profissional que diz saber fazer de tudo, geralmente não consegue aprovação.

Oportunidades: Oportunidades não faltam para um bom administrador, por se tratar de um profissional com visão sistêmica da organização, articulador de suas diversas áreas e pronto para o exercício da liderança, formando e motivando pessoas e equipes de trabalho, o administrador apresenta grande índice de empregabilidade e é um profissional com bom nível de renda individual.

Identificação de Oportunidades no Mercado de Trabalho

        O mercado de trabalho para o administrador é ótimo, pois o mesmo é procurado por organizações de todos os setores econômicos e por empresas de todo porte. Nas corporações, suas principais áreas de atuação são gestão financeira, recursos humanos e operações, planejamento estratégico e marketing, logística e vendas. Gestão da inovação e gestão com foco em sustentabilidade são campos emergentes. Abrir negócio próprio ou trabalhar em empresas de consultoria e auditoria são outras possibilidades. As regiões Sul e Sudeste oferecem as melhores oportunidades, mas há trabalho em todo o país. A maior vantagem de se formar em Administração é justamente a variedade que o formando encontra no mercado de trabalho, o administrador estuda psicologia e aprende a lidar com as pessoas. Ele sabe não só do processo técnico, mas vai entender também o porquê de tal cliente preferir determinada solução. Isso é uma coisa única da administração, devido à abrangência do curso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (139.8 Kb)   docx (310.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com