TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ORWELL. George. A revolução dos bichos

Por:   •  10/12/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.421 Palavras (6 Páginas)  •  463 Visualizações

Página 1 de 6

REFERÊNCIA:
ORWELL. George. A revolução dos bichos. Tradução Fernando Aquino Ferreira. São Paulo: Globo, 2000.


RESUMO:


O autor do livro A Revolução dos Bichos ,George Orwell,  escreve no livro a história de animais que vivem na Granja do Solar, o livro é separado em dez capítulos inspirados em “ideais de liberdade”. Frente ao  desleixo do dono da granja os animais resolvem assumir-la partir de uma revolução, o cansaço causado pela exploração que eram submetidos fez com que uma vontade de lutar pela liberdade surgisse entre eles, que absorveram a ideia e tomaram posse da Granja, com o objetivo de criar um sistema mais igual e cooperativo. Para a revolução criaram um lema “quatro pernas bom, duas pernas ruim”, a Granja do Solar sobre posse dos animais agora se chamava Granja dos Bichos e tinha até uma bandeira verde com um chifre e uma ferradura no centro, tendo este símbolo como símbolo do Animalismo. Com o passar do tempo, a ganância pelo poder surgiu, e esses animais se envolvem em um sistema imposto pelo seu líder que aos poucos centraliza o poder em suas mãos e institui um regime totalitário. A obra tenta através da representação da história desses animais, mostrar como se formaram as revoluções e os regimes de governo na sociedade humana, desde o cooperativismo até regimes ditatoriais.A História na verdade é toda uma crítica ao sistema socialista e ao governo de Stalin que " traiu" a Revolução Soviética.

Capítulo I

 O começo do discurso do Porco Major, que detem o sonho sobre uma sociedade sem diferenças e sofrimentos, destacava diante dos animais imensa sabedoria, afirmando que a luta contra essa vida medíocre deveria ser iniciada.Fica claro na fala que o autor que fazer uma comparação  ao Comunismo, desse modo nunca mais os bichos precisariam ser escravizados pelos humanos.

“Então camaradas, qual é a natureza desta nossa vida? [...] Nascemos, recebemos o mínimo alimento necessário para continuar respirando, e os que podem trabalhar são exigidos até a última parcela de suas forças; [...] Nenhum animal na Inglaterra sabe o que é felicidade [...] Nenhum animal na Inglaterra é livre [...] Será isso a ordem natural das coisas?” (p.12)

Capítulo II

O Animalismo que era a bandeira de Luta dos bichos possui sete mandamentos(p.24-25).Através desses mandamentos os bichos enxergavam um ideal de liberdade,o velho Major morre três noites após seu discurso e a liderança passou para as mãos de mãos de dois jovens porcos inteligentes que se chamavam Bola- de – neve e Napoleão se tornando os responsáveis pelo novo sistema de pensamento.

1) Qualquer coisa que ande sobre duas pernas é inimigo.

 2) O que andar sobre quatro patas, ou tiver asas, é amigo.

 3) Nenhum animal usará roupa.

 4) Nenhum animal dormirá em cama.

5) Nenhum animal beberá álcool.

 6) Nenhum animal matará outro animal.

 7) Todos os animais são iguais.

Capítulo III

Os bichos dedicaram-se a aprender de cor o lema que regia o Animalismo QUATRO PERNAS BOM, DUAS PERNAS RUIM, que foi escrita na parede do fundo do celeiro, acima dos setes mandamentos, e em letras bem maiores,” (p.32).

Os porcos além de coordenar já liam e escreviam muito bem, eram então os mais inteligentes da granja, se tornando os animais de alto escalão e de certo modo já se aproveitavam dessa colocação.


“[...] Boatos de um sítio maravilhoso, onde acabaram os seres humanos, e os bichos tomavam conta dos próprios negócios, continuavam a circular, de forma vaga e distorcida e durante todo aquele ano uma onda de revolta correu a região.”(p.36)

Capítulo IV

Um ano marcado por diversas rebeliões em outras granjas, a canção “Bichos da Inglaterra” já se tornara uma coisa bem irritante de os humanos ouvirem e foram expulsos sem piedade na Batalha do Estábulo. Histórias eram contadas sobre a maravilhosa vida em que viviam os animais da Granja dos Bichos, o que servia de inspiração para que todos os animais que viviam sobre o domínio de humanos tomassem a mesma atitude.
“A bandeira foi hasteada, e cantou-se “Bichos da Inglaterra” muitas vezes; depois a ovelha morta recebeu funerais solenes, sendo plantado em seu túmulo um ramo de espinheiro.” (p.40)

Era a comemoração da vitória na Batalha do Estábulo, assim denominada após muita discussão entre os bichos. Quem se destacava era Bola- de- neve, em todos os sentidos sob a direção da fazenda, e foram dadas a ele, e a Sansão por sua coragem, as honras da vitória. Além disso, em reunião após a batalha ficou claro que todo animal deveria lutar até a morte pela Granja dos Bichos se necessário, essa foi mais uma máxima de Bola- de- neve diante de todos os animais daquela fazenda.
“Houve um terrível latido do lado de fora, e nove cães enormes usando coleiras tachonadas de bronze entraram aos saltos no celeiro. Jogaram-se sobre bola-de-neve, que saltou do lugar onde estava mal a tempo de escapar àquelas presas. Num instante, zuniu porta afora com os cães em seu encalço.” (p.47)

Capitulo V

Napoleão que sempre estava em disacordo com as ideias de Bola-de-neve ,deu um golpe .mostrou as garras e os noves cães que exilou quando ainda eram filhotes, criando monstros de guarda que agora se tornariam os capatazes da fazenda.Daí,aos poucos a escravidão vai renascendo,mas de maneira diferente ,pois agora os animais não trabalham mais para os humanos e sim para os porcos. Os cachorros e porcos se tornam os comandantes e os bichos seus escravos, em um regime não mais animalista e sim totalitário.
“Ele fingira ser contra o moinho de vento, apenas como manobra para livrar-se de bola-de-neve, que era um péssimo caráter e uma influência perniciosa. Agora que Bola-de-neve saíra do caminho, o plano podia prosseguir sem sua interferência.” (p.61)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (93.9 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com