TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ORÇAMENTO DE CUSTO DIRETO NA CONTRUÇÃO CÍVIL

Por:   •  27/1/2019  •  Artigo  •  4.172 Palavras (17 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1]

ORÇAMENTOS DE CUSTO DIRETO NA CONTRUÇÃO CIVIL

Este Artigo Cientifico faz parte das atividades desenvolvidas na disciplina TCC, ministrada pela professora Cintia Varandas Ladeira e orientado pela Professora Elisa no curso de Administração da Faculdade Estácio de Sá.

Nomes dos alunos:

ORÇAMENTO DE CUSTO DIRETO NA CONTRUÇÃO CIVIL

Leandro Santos

     Jardel Batista      

RESUMO


        O presente artigo tem como objetivo propor um processo de orçamentação dos custos direto e elaboração de propostas comerciais na construção civil tendo como exemplo a construção de um galpão de estocagem. Trata se de uma pesquisa de caráter exploratório, baseada em um estudo de caso realizado na Construtora X. O presente artigo faz uma releitura sobre os orçamentos de custos diretos na construção civil, tendo como exemplo a construção de um galpão de estocagem. É apresentado o modelo do orçamento de custo direto construído para apoio à decisão, o qual permite aos gestores da Construtora X avaliar o desempenho de um orçamento, identificando os fatores que causam desvios, a fim de eliminar ou minimizar suas causas, além de servir como base nas melhorias no processo de construção de propostas comerciais.

        

Palavras chave: Orçamento, custo direto e construção civil

1 - INTRODUÇÃO

         A construção civil é uma atividade econômica que representa uma parcela importante do produto interno bruto de qualquer país e tem efeitos significativos na empregabilidade de pessoal (UNIEMP, 2010).

Na última década, a Construção Civil vem passando por um processo de modernização, tanto nos seus processos produtivos como pela reorganização de empresas. Os exemplos mais evidentes desta transformação são o expressivo número de empresas que implantaram sistemas de gestão de qualidade, além do surgimento de um grupo de empresas que obtiveram sucesso na capitalização, via bolsa. Entretanto, permanece um enorme desafio, representado pela estimativa de uma crescente demanda habitacional, decorrente não só de um déficit acumulado, mas também da melhoria de renda da população.

        A elaboração de um orçamento constitui uma importante ferramenta de planejamento, por tanto de qualidade total. A qualidade satisfatória produz os objetivos: satisfatória utilização dos recursos e alta produtividade. A qualidade na área administrativa deve ser eficiente e eficaz. Já no campo econômico deve ser rentável e produtiva.  Para que haja a execução da qualidade total, seja a empresa pública ou privada, é de fundamental importância a realização de planejamento de atividades. A Qualidade insatisfatória significa a má utilização dos recursos, implicando em desperdícios de material, equipamentos e tempo de equipamento. Na atual situação de competitividade em mercados nacionais e internacionais, o controle dos custos na administração de uma empresa é imprescindível para sua sobrevivência, daí a importância da implantação de um perfeito gerenciamento de um setor de orçamento.

1.2 - OBJETIVO GERAL

        

Mostrar como são elaborados o orçamento de custo direto da Construtora X e a elaboração de propostas comerciais, tendo com o exemplo a construção de um galpão de estocagem.

1.3 - OBJETIVOS ESPECIFICOS

- Detectar como é realizado processo de orçamento de custo direto da Construtora X.

- Verificar como os padrões de qualidade total afetam a elaboração dos orçamentos na construção civil e na Construtora X

- Demonstrar a importância que a contabilidade de custo exerce na formação de preço de vendas na prestação de serviços na construção civil.

1.4 – JUSTIFICATIVA

        Considerando que a maior parte dos recursos consumidos pelas empresas diz respeito aos custos diretos é essencial a atenção a tal item, utilizando-o como fator decisório.

“O orçamento é o cálculo dos custos para executar uma obra ou um empreendimento e é uma das primeiras informações que o empreendedor deseja conhecer ao estudar determinado projeto. A construção implica gastos consideráveis e em função de seu valor, o empreendimento estudado será viável ou não. Quanto mais detalhado um orçamento, mais ele se aproximará do custo real. O orçamento pode resultar em lucro ou prejuízo para a empresa quando faltam critérios técnicos e econômicos mínimos para a sua elaboração. Dependendo das fases de elaboração de um projeto, o orçamento pode ser uma estimativa de custo, um orçamento preliminar ou um orçamento detalhado. Assim, para elaborar um orçamento, é necessário desenvolver, além do cálculo dos custos, uma série de tarefas sucessivas e ordenadas.” (Flávia Cordeiro, 2007 p.55)

        A situação atual de competitividade em mercados nacionais e internacionais, a qualidade, além de preço e prazo de fornecimento, tem uma influência decisiva sobre a venda de produtos (bens e serviços) no mercado. A garantia desta qualidade através da implantação de um sistema de gerenciamento da qualidade, por um lado gera custos, que precisam ser administrados através de várias ferramentas entre essas estão o orçamento. Em consequência da existência deste custo de qualidade cresce a demanda por orçamentos, para os mais diversos fins, desta forma este artigo visa contribuir com todas as categorias interessadas no orçamento de custo direto aplicando a qualidade total.  

2 - REFERENCIAL

Deixar de orçar uma obra pode ocorrer à perda do controle dos gastos e facilmente extrapolar o orçamento destinado, deve-se calcular todo o custo e dos serviços a serem realizados como, por exemplo: pisos, estruturas, alvenarias, reboco, revestimentos de parede, louças, metais em geral, coberturas, forros, instalações em geral e áreas externas e não se esquecer dos custos indiretos como: custos de combustível, telefone, água, energia, transporte, mão-de-obra indireta, equipamentos, máquinas, alugueis em geral, alimentação, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.8 Kb)   pdf (229.9 Kb)   docx (31.1 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com