TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS CONCEITOS DE GESTÃO DE PESSOAS E COMO ELA FUNCIONA AO REDOR DO MUNDO

Por:   •  3/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  7.459 Palavras (30 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 30

I

Gestão de Pessoas

Conceitos de gestão de pessoas e como ela funciona ao redor do mundo

São Caetano do Sul

2018

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        DESENVOLVIMENTO        3

2.1        O que é Gestão de Pessoas?        3

2.2        Cinco Pilares de uma Gestão Efetiva        5

2.2.1        Motivação        5

2.2.2        Comunicação        5

2.2.3        Trabalho em Equipe        6

2.2.4        Conhecimento e Competência        6

2.2.5        Treinamento e Desenvolvimento        6

2.3        Gestão de Pessoas no Mundo        7

2.4        Empregabilidade        10

2.5        Perfil profissional desejado no mercado de trabalho        12

2.6        Gestão de Pessoas em Alguns Países        13

2.6.1        Gestão de Pessoas na Alemanha        13

2.6.2        Gestão de Pessoas no Brasil        15

2.6.3        Gestão de Pessoas na China        17

2.6.4        Gestão de Pessoas na Coreia do Sul        18

2.6.5        Gestão de Pessoas nos Estados Unidos da América        20

3        CONCLUSÃO        23

REFERÊNCIAS        25


  1. INTRODUÇÃO

A gestão de pessoas pode ser definida como um conjunto de habilidades, técnicas e métodos que têm como objetivo administrar e potencializar a eficiência do capital humano dentro das empresas, (Gestão de pessoas).

Uma boa gestão de pessoas, atualmente, é essencial para o sucesso de qualquer empreendimento, porque ao longo dos anos a relação entre líder e liderados evoluiu muito e passou por diversas modificações. A concepção de um líder puramente autoritário, que não oferece espaço para sugestões da equipe, vem sumindo gradativamente. Essa realidade pode ser explicada pelo desenvolvimento e esclarecimento das funções de líder e seus colaboradores, (Gestão de pessoas).

Muito se ouve falar das práticas de gestão de pessoas. A verdade é que o capital humano de uma organização é muito importante. Entretanto, ainda mais importante é saber conduzir as pessoas de forma que elas apresentem um desempenho excelente, (MARQUES, 2016).

As técnicas de gestão de pessoas foram, então, desenvolvidas por especialistas a fim de evitar a perda de talentos e de produtividade. A ideia central é administrar bem o capital humano, facilitando o alcance de objetivos, (Gestão de pessoas).

Portanto, esse trabalho tem o objetivo de passar as práticas, técnicas, conceitos e de como a gestão de pessoas ocorre ao redor do mundo, para que ela ajude o dia a dia das empresas em diversos aspectos.


  1. DESENVOLVIMENTO

Esse trabalho consistiu na pesquisa para responder 4 perguntas, citadas no enunciado e que serão citadas abaixo, visando com elas agregar conhecimento para o desenvolvimento do mesmo.

As 4 perguntas consistiam em:

1 - Fazer uma pesquisa bibliográfica sobre O que é Gestão de Pessoas e sobre quais são os pilares fundamentais para construir e sustentar uma gestão efetiva.

2 - Fazer uma pesquisa (artigos científicos) sobre como está sendo abordada a questão da gestão de pessoas no mundo de modo geral.

3 - Fazer uma pesquisa sobre Empregabilidade e o perfil de profissional desejado pelas empresas.

4 - Fazer uma pesquisa bibliográfica/artigos cientifico/reportagem sobre como está sendo abordada a gestão de pessoas nos seguintes países: Alemanha, Brasil, China, Coreia do Sul e Estados Unidos.

E com essas perguntas, o trabalho foi estruturado para que com cada tópico fosse respondida a questão inteira ou parte dela, na ordem citada.

  1. O que é Gestão de Pessoas?

O Departamento de Recursos humanos surgiu inicialmente no século XIX, com a função de contabilizar os custos da organização. Os trabalhadores eram vistos somente pelo enfoque contábil, em outras palavras, a empresa contratava a mão-de-obra por um determinado custo, por conseguinte as saídas e entradas provenientes desse custo deveriam ser contabilizadas. Os chamados Chefes de Pessoal tinham a característica de serem inflexíveis, tanto que o Departamento de Pessoal era considerado o "departamento de demissão". Essa fase de registro permaneceu até 1930, só que por volta de 1920 o movimento das relações humanas trouxe um desafio ao Chefe de Pessoal, deixar de lado o seu autocratismo, para dar espaço às necessidades do indivíduo, (SILVA, 2011).

A partir desse contexto, surge o conceito de gestão de pessoas, sendo uma área vulnerável e sujeita a instabilidade frente à cultura que se aplica às organizações. O funcionário deixou de ser uma mera engrenagem de máquina e passou a ser o sujeito colaborador, contribuindo com o seu recurso intelectual ao desempenhar sua parte no processo de transformação da empresa.

E dentro de uma empresa e seus diversos departamentos atualmente, o gerenciamento de pessoas, é a área que possui a responsabilidade de administrar e gerir o capital humano, implantando a cultura da empresa nos funcionários, desenvolvendo e colaborando para o crescimento da empresa (MARQUES, 2016).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (49.1 Kb)   pdf (211.9 Kb)   docx (31.2 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com