TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O fato do homem ter sido criado à imagem e semelhança de Deus levou os Padres à aprofundarem do conceito de pessoa humana. Os padres latinos descartaram o significado original de prosopon, preferindo o conceito grego de hipóstasis, isto é, “suporte

Por:   •  13/4/2015  •  Tese  •  417 Palavras (2 Páginas)  •  2.747 Visualizações

Página 1 de 2

O fato do homem ter sido criado à imagem e semelhança de Deus levou os Padres à aprofundarem do conceito de pessoa humana. Os padres latinos descartaram o significado original de prosopon, preferindo o conceito grego de hipóstasis, isto é, “suporte, fundamento”, para aplicá-lo nos dogmas trinitário (três hipóstasis em uma única substância divina) e cristológico (em Cristo há uma única hipóstasis – a divina – e duas naturezas, uma humana e uma divina).

Escolha uma opção:

Verdadeiro

Falso

Questão 2

Incompleto

Vale 2,00 ponto(s).

Não marcadaMarcar questão

Texto da questão

O termo suppositum (sujeito subsistente, isto é, realidade individual com todas as suas perfeições) usado para indicar pessoa. Reconhecendo que este vocábulo é de grande importância, já que expressa o esse de modo total, incluindo o actus essendi, que é um ato de ser próprio, que atualiza todo o conjunto. E que também reconhece que se trata precisamente de um todo, e não de uma simples agregação, porque as componentes do sujeito que subsiste se portam como potência a respeito do único ato de ser, que constitui assim o fundamento da unidade do conjunto, foi usado no período da história da:

Escolha uma:

A. Filosofia Antiga, por Aristóteles.

B. Patrísitica, por Sto. Agostinho.

C. Escolástica, por Sto. Tomás de Aquino.

D. Filosofia Moderna, por Descartes.

Questão 3

Incompleto

Vale 2,00 ponto(s).

Não marcadaMarcar questão

Texto da questão

Qual foi o período em que a idéia de pessoa foi concebida como uma autoconsciência de si. O pensar a si mesmo, o ego. E este pronome, com que o homem designa a si mesmo, tornou-se objeto de investigação filosófica desde o momento em que a referência do homem passou a ser o próprio homem, como reflexão sobre si ou consciência, e foi assumido como definição do homem?

Escolha uma:

A. Filosofia Antiga, por Aristóteles.

B. Filosofia Moderna, por Descartes.

C. Filosofia Contemporânea, por Hegel.

D. Patrísitica, por Sto. Agostinho.

Questão 4

Incompleto

Vale 2,00 ponto(s).

Não marcadaMarcar questão

Texto da questão

Diante de muitas visões reducionistas do ser humano, que acabam por mutilá-lo em muitas de suas dimensões essenciais, a Igreja Católica afirma que o ser humano é pessoa e que deve ocupar o centro em relação às outras criaturas (no seu sentido mais amplo) e no relacionamento com o Criador,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (41.7 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com