TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS CONCEITOS FUNDAMENTAIS

Por:   •  6/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.827 Palavras (12 Páginas)  •  88 Visualizações

Página 1 de 12

CONCEITOS FUNDAMENTAIS

INDIVÍDUO = ser indivisível, capaz de conhecer, ( raciocinar, conceitua)= SER SIMBÓLICO ,valorar, fazer ciência.

SOCIAL =  o homem é um ser naturalmente social.

TRABALHO= atuação prática do ser humano em relação à natureza, modificando-a.Sem trabalhar o homem não pode se humanizar.

ÉTICA= é a qualidade da ação fundada nos valores morais. O fundamento de toda exigência ética é a dignidade da pessoa humana. A ética humana é praxista: ela se constrói na própria prática histórico-social dos homens.

CULTURA =  é o conjunto dos objetos resultantes das atividades produtiva, social e simbólica dos homens.

PODER=  a divisão social do trabalho se sobrepõe à divisão técnica do trabalho social.. A capacidade de exercer uma dominação sobre os outros, está vinculado ao efetivo exercício da propriedade, tanto dos meios de produção como dos bens produzidos.

IDEOLOGIA = conceitos e valores particulares de um grupo social passados a todos como se fossem universais. A ideologia explica e legitima as situações objetivas e os interesses de alguns, fazendo-os passar como se fossem de todos.

PLANO DA IDEOLOGIZAÇÃO [pic 1]

                                                                                                     

                                       

                                                               ↓

PLANO DA SIMBOLIZAÇÃO SUJETIVA

Superestutura simbólica

[pic 2]

                                                                  ↓

[pic 3]

                                                             ↓

PLANO DA PRÁTICA SOCIAL

Estrutura social

[pic 4]

                                                                 ↓

[pic 5]

                                                                     ↓

PLANO DA PRÁTICA PRODUTIVA

Infra-estrutura econômica

[pic 6]

   

(...)Do ponto de vista histórico antropológico o homem é um ser de relações : ele se relaciona com a natureza, com os outros homens e consigo mesmo. Mas essas relações são fundamentalmente práticas, ou seja, elas se dão através de ações de operações de intervenções que o homem faz nesses elementos, que se colocam frente a ele como referências fundamentais de seu agir.[1]   (p. 46)

(...) nossa subjetividade ilude-se com muita facilidade, ou seja, ela confunde, muitas vezes, suas representações com a realidade das coisas. Isso porque perde de vista que o conceito não é a coisa, ele é apenas sua mediação . (p. 47)

  1. Agindo sobre a natureza __(...) a intervenção do homem sobre a natureza constitui, do ponto de vista antropológico, o âmbito da prática produtiva dos homens. Através dela, os homens passam a produzir os bens naturais que precisam, além dos meios de produção desses bens. (...)

Na indústria, os homens transformam  a matéria-prima natural em outros tantos bens e produtos para a satisfação de suas necessidades, produzindo os equipamentos adequados para essa produção.

O conjunto dessas atividades (...) constitui o que chamamos de trabalho, conjunto de atividades básicas, por meio das quais os homens asseguram seu próprio sustento, pela produção dos bens naturais indispensáveis e dos meios técnicos para a produção dos mesmos. Garantindo sua vida material, os homens asseguram sua reprodução e a conservação da espécie.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)   pdf (221.2 Kb)   docx (24.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com