TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS CONCEITOS INICIAIS E TIPOLOGIAS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Por:   •  10/9/2018  •  Ensaio  •  787 Palavras (4 Páginas)  •  556 Visualizações

Página 1 de 4

EXERCÍCIO 03

CONCEITOS INICIAIS E TIPOLOGIAS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

  1. Aponte as diferenças entre Sistemas de Informação Gerencial, Sistemas de Apoio à Decisão e Sistemas de Informações Executivas; e descreva as principais atividades que eles executam, e os benefícios que podem trazer ao ambiente organizacional:

O SIG coleta os dados e a transforma em informação, ele tem como principal função prover o gerente com informações passadas e presentes sobre as operações internas e sobre o ambiente da empresa, orientando-os para as tomadas de decisão gerenciais, assegurando que as estratégias do negócio tragam frutos de modo eficiente, fazendo com que os objetivos traçados sejam alcançados de modo satisfatório. O SAD tem como principais características o uso de modelos e de dados de diferentes fontes, preocupação com o estilo do decisor e possibilidade de simulação. Já o SIE tem como características: eliminar o intermediário entre o executivo e o computador, adaptar-se ao estilo de decisão do executivo, ser de fácil utilização, fornecer uma visão global e precisa da organização, possuir recursos gráficos de alta qualidade, ter a capacidade de visualização das informações em vários níveis de detalhe.

  1. Um grande banco brasileiro implantou um novo sistema, com capacidade para guardar informações sobre as preferências dos seus correntistas, bem como a forma como estes utilizam os serviços do banco. A finalidade dessa implantação está em melhor analisar as informações armazenadas e revelar padrões e tendências que lhe permitam ajustar seus serviços às necessidades especificas de seus clientes. Considerando-se esses dados pode-se concluir que o sistema que o banco implantou refere-se a um:
  1. Sistema de apoio à decisão (SAD);
  2. Sistemas de gerenciamento de relacionamento com clientes (CRM);

Resposta certa letra B.

  1. Sistema integrado de gestão (ERP);
  2. Nenhuma das respostas anteriores estão corretas.

  1. Existem vários tipos de Sistemas de Informações para serem aplicados em uma organização. A afirmação Sistema de computação que tenta imitar o conhecimento humano aplicando metodologias de raciocínio ou conhecimento sobre uma área específicadefine um sistema de que tipo?
  1. SIG-Sistema de Informação Gerencial
  2. SPT-Sistema de Processamento de Transações
  3. SAD-Sistema de Apoio à Decisão
  4. SE-Sistema Especialista
  5. SIE-Sistema de Informação Executiva

  1. Analise as seguintes afrmativas sobre os sistemas de informação organizacionais.
  1. Enterprise Resource Planning (ERP ou Sistema de Gestão Empresarial) são sistemas que integram o planejamento, o gerenciamento e o uso dos recursos de uma organização.
  2. Customer Relationship Management (CRM) são sistemas que consideram que o sucesso de uma empresa depende da gestão eficaz do relacionamento com seus clientes.

Assinale a alternativa CORRETA:

  1. A afirmativa I está errada e a afirmativas II está correta.
  2. A afirmativa II está errada e a afirmativas I está correta.
  3. As afirmativas I e II estão corretas.
  4. As afirmativas I e II estão incorretas.

  1. Há um tipo de sistema de informação que possui as seguintes características:
  1. feito sob medida para o usuário
  2. filtra dos dados mais relevantes
  3. agilidade na obtenção da informação
  4. gera relatórios de diversos tipos

Analisando estas características, é correto afirmar que a descrição refere-se ao seguinte tipo de sistema de informação:

  1. Sistema de Informação para Executivos
  2. Sistema de Informações Gerenciais
  3. Sistema de Processamento de Transações
  4. Customer Relationship Management - CRM
  5. Enterprise Resource Planning - ERP

Julgue os itens a seguir:

  1. Uma área de gestão de pessoas que utilize o sistema de informações gerenciais ERP (Enterprise Resource Planning) terá como vantagem a otimização do processo de tomada de decisão na organização.

( ) Certo

(X) Errado

  1. Dados são o resultado do processamento da informação, após análise, de acordo com uma ótica predeterminada.

( ) Certo

(X) Errado

  1. Relacionando com a questão feita no Exercício 01, discorra, em até 10 linhas, sobre a utilidade e importância de Sistemas de Informações Gerenciais (SIG) para escritórios de contabilidade.

        Eu acredito que os SIGs são muito importantes para escritórios de contabilidade, podemos utilizar um CRM para armazenar as informações sobre cliente e suas preferências o que facilitará o relacionamento e o aumento da fidelidade dos mesmos. Além disso, é necessário a utilização de um data warehouse para armazenar a grande quantidade de dados que é gerado e deve ser armazenado pelo prazo de vários anos e um bom data mining para garimpar esses dados históricos quando sejam necessários utilizá-los. Por fim, um ERP para ajudar a gerenciar o dia-a-dia da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (138.7 Kb)   docx (73.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com