TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS CUSTOS CONTÁBEIS VERSUS CUSTOS ECONÔMICOS

Por:   •  5/5/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.520 Palavras (7 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 7

Universidade Federal do Ceará[pic 1]

Faculdade de Economia, Administração, Atuária, Contabilidade e Secretariado Executivo

Curso de Administração

Análise Microeconômica – EE0132

ALUNO(A): RAYANE PAULA MENDES- 383513

ANALISE DE CUSTOS

Em sua forma primária o custo se refere ao sacrificio incorrido em uma troca ou transferência de recursos, de forma mais correta custos é uma função do proposito para

o qual a informação é usada.

CUSTOS CONTABEIS VERSUS CUSTOS ECONOMICOS

 Para o preparo de relatorios financeiros os contadores se preocupam em determinar, definer e avaliar o custo por meio do desembolso historico de fundos que normalmente é a medida apropriada do custo.

Para os economistas e financistas o foco deve estar voltado para a tomada de decisão onde é apropriado avaliar o custo em termos das oportunidades rejeitadas ou sacrificadas.

FUNÇÕES DE CUSTO DE CURTO PRAZO

Funçaõ de custo consiste em uma tabela, um grafico ou uma relação matematica que idique o custo minimo para produzir diversas quantidades de produção.

Questoes d e curto prazo relacionam-se a uma situação na qual um ou maIs insumos do processo produtivo é fixo. Questões de longo prazo relacionam-se a uma situação em que todos os insumos são variaveis, ou seja, nenhuma restrição é imposta à quantidade de recurso empregada na produção.

O period de tempo correspondente ao longo prazo para um processo de produção depende da natureza dos insumos empregados nesse processo.

FUNÇÃO DE CUSTO TOTAL

O custo total para produzir certa quantidade do produto é igual à soma dos custos de cada um dos insumos. Os custos fixos são todos os insumos que permanecem fixos durante um curto prazo, e os custos variáveis são os custos dos indumos varáveis do processo de produção.

FUNÇÕES DE CUSTO MEDIO E DE CUSTO MARGINAL

O custo fixo médio, variável médio e total médio, são iguais aos respectivos custos fixo, variável e total divididos pela quantidade do produto. O  custo marginal é definido como o aumento incremental do custo total que resulta do aumento da produção de uma unidade do produto.

RELAÇÕES ENTRE AS VARIAS CURVAS DE CUSTO E PRODUÇÃO

As curvas de custos totais sofrem a influência da lei dos rendimentos decrescentes, o qual determina a taxa de variação dos custos à medida que se aumenta a quantidade produzida do bem.  A curva de custo fixo médio decresce à medida que se aumenta a produção, pois os custos fixos são diluídos em uma quantidade crescente do produto. A convexidade da curva de custo variável médio (CVMe) e custo médio (CMe) são determinada pela relação entre o nível dos custos variáveis e marginais.  No longo prazo, a empresa cresce em produção seguindo o seu caminho de expansão, ou seja, o caminho onde a fabrica aumenta sua capacidade produtiva (todos os fatores são variáveis), mas sempre produzindo em níveis ótimos. A união dos pontos de produção ótima envolvendo todas as curvas de custos totais no curto prazo forma a curva de custo total no longo prazo, ou seja, a curva de custo total de longo prazo é o invólucro das curvas de custos totais no curto prazo, tendo como ponto em comum os níveis ótimos de produção. Para cada curva de custo total no curto prazo existe um conjunto de curvas de custos unitários. Assim, a curva de custo médio de longo prazo (CMeLP) é o invólucro das curvas de custo médio de curto prazo, que por sua vez são as próprias curvas de custo variável médio.

FUNÇÃO DE CUSTO DE LONGO PRAZO

A função de custo de longo prazo é considerada uma função em forma de U , pela presença de economias e desoconomias da escala. Para o planejamento de longo prazo a empresa pode escolher a combinação ótima de insumos a fim de fabricar em nível desejável de produtos ao custo mínimo. Se a demanda aumentar e a empresa desejar produzir um outro produto, ela terá pouca escolha a não ser aplicar insumos variáveis adicionais como horas extras a mão de obra e suprimentos comprados em caráter de urgência para atender as metas. Se a demanda persistir aplica-se um maior investimento de insumos fixos na fabrica e em equipamentos, o que terá como consequência a redução do custo unitário para C’2. Uma função de custo médio de curto prazo está associada aos insumos fixos em cada uma dessas combinações ótimas. A função de custo médio de curto prazo consiste na fronteira inferior de todas as curvas de curo prazo (infinitas). Não existe uma combinação de insumos que produza cada nível de produto Q a um custo médio menor que o custo da curva CML.

UTILIZAÇÃO ÓTIMA DA CAPACIDADE: TRES CONCEITOS

Supõe-se que a empresa esteja produzindo certa quantidade de unidades de produção usando um tamanho de fabrica 1 . O custo médio para produzir determinada quantidade é a produção ótima para o tamanho da fabrica. Suponha que a empresa aumente a produção para outra quantidade Q2, o custo médio seria Q’ 2  e a longo prazos construir seria possível a empresa poderia construir uma fabrica de tamanho 2 apresentando uma curva de custo médio CMC2 que representa o tamanho ótimo da fábrica para o nível de produção Q2. No caso de a empresa executar um plano de marketing e expandir as vendas estará disponível uma alocação de recursos mais eficiente.Somente quando o nível ótimo de produção aumentar para Q3, onde a empresa irá construir um tamanho  ótimo de fabrica, que irão cessar as outras oportunidades para a redução de custos.

O custo médio de curto prazo com subutilização de capacidade no ponto A ou superutilização de capacidade no ponto B é sempre maior que o CML quando o gestor da produção pode variar a fábrica e o equipamento, igualando a capacidade com suas exigências. O custo médio mínimo no longo prazo pode ser obtido usando a trajetória de expansão de combinações de insumos, onde a trajetória de expansão pode ser expressa por uma liha que une os diversos pontos de tangencia entre as linhas de isoquanta (pontos cujas coordenadas que permitem obter certo volume de produção) e de isocusto (lugar geométrico das combinações de fatores que implicam o mesmo custo dados os dos preços fatores)  e a função de custo total de longo prazo que pode ser obtida dos valores de custo e produção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (218.3 Kb)   docx (73.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com