TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Conceitos, classificação de custos e apuramento do custo de produção

Por:   •  16/12/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.112 Palavras (5 Páginas)  •  917 Visualizações

Página 1 de 5

Trabalho de Contabilidade de Gestão

Capitulo 2 – Conceitos, classificação de custos e apuramento do custo de produção.

Conceitos:

- Gasto: diminuição nos beneficios económicos durante o periodo contabílistico na forma de exfluxos, deperecimentos de ativos ou da incorrência de passivos que resultem na diminuição do capital próprio, que não seja relacionado com distribuições aos participantes no capital próprio.

- Custo: Conceito de caracter económico que corresponde ao valor dos recursos utilizados numa oranização, incluidos no conceito Gasto.

- Despesa: Conceito de caracter juridico e monetário que corresponde à assunção da obrigação de pagar os custos.

- Pagamento: Conceito de carácter financeiro em sentido restrito que corresponde ao fluxo de saida de meios liquidos das organizações, constituindo a contraprestação dos recursos adquiridos.

- Rendimento: Aumento dos benefícios económicos durante o periodo contabilístico na forma de influxos, aumento de ativos oudiminuição de passivos que resultam em aumentos no capital proprio, que não sejam relacionados com contribuições dos participantes no capital próprio.

- Rédito: Conceito de carácter económico que consiste num rendimento proveniente das atividade correntes da organização.

- Receita: Conceito de carácter juridico e monetário que corresponde ao direito de receber os réditos/rendimentos.

- Recebimento: Conceito de carácter financeiro em sentido restrito que corresponde ao fluxo de entrada de meios liquidos nas organizações, constituindo a contraposição dos bens e serviços cedidos a terceiros.

- Gastos por Funções/Atividades –

- Gastos de Aprovisionamento: Têm a haver com o funcionamento dos armazés de matérias e de produtoas acabados ou semiacabados.

- Gastos de produção ou Industriais: Identificam-se com a valorização dos recursos utilizados na fabricação dos produtos ou prestação dos serviços.

- Gastos de Distribuição: Estão relacionados com o funcionamento da estrutura comercial.

- Gastos Administrativos: Resultam do funcionamento da estrutura administrativa

- Gastos de Investigação e Desenvolvimento: Respeitam às atividades relacionadas com a pesquisa de novos produtos, serviços, tecnologias e métodos.

- Gastos Financeiros: Não correspondem ao funcionamento de qualquer estrutura da empresa, identificando-se com o custo associado à utilização de capital alheio.

Sempre que economicamente viavél os gastos por funções deverão se discriminados por atividade.

- Custos Diretos/Custos indiretos-

- Custos diretos: Correspondem às naturezas de custos que são esclusiva e especificamente de determinado objeto de custeio e que, portanto, não ocorreriam se o objeto de custeio não existisse.

- Custos indiretos: Identificam-se com os custos que respeitam simultâneamentea vários objetos de custeio. A sua repartição pelos diferentes objetos de custeio pressopõe que se definam critérios de imputaçãoque, pela sua subjetividade que têm implicita, são sempre questionáveis.

É importante referir queo que permite classificar os custos em diretos e indiretos é a sua relação com o objeto de custeio e não a natureza do custo em si.

- Custos dos Produtos/Custos do Periodo –

- Custo do Produto – É o montante que lhe é atribuido para efeitos de valorização dos respetivos inventários. Apenas o custo das unidades vendidas deve afetar o resultado, serem considerados gastos do periodo. Regar geral, só os custos industriais são inventariaveis.

- Custo do Periodo – São aqueles que afetam o resultado de um determinado intervalo de tempo incorporando o custo industrial dos produtos vendidos e os gastos das restantes funções que ocorram nesse periodo.

- Custo Industrial de Produção: Somatório de todos os custos inerentes à Função Industrial (Produção) que ocorrem durante o período, os quais podem ser classificados em três categorias:

                - Consumo de Matéria –Prima (MP)

                - Mão de Obra Direta (MOD)

                - Gastos Gerais de Fabrico (GGF)

- Consumo de Matéria Prima: Constitui um custo direto do produto, cujo montante dependerá da quantidade consumida e do respetivo custo unitário (incluindo o custo de aquisição – considerando todos os custos suportados até a chegada da matéria-prima à empresa – como também os custos que se verifiquem internamente e que deverão ser imputados antes de entrar em armazém, por exemplo, os custos de preparação prévia da matéria).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (59.4 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com