TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS CUSTOS LOGÍSTICOS

Por:   •  30/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.938 Palavras (8 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 DESENVOLVIMENTO        4

3 CONCLUSÃO        10

REFERÊNCIAS        11



  1. INTRODUÇÃO

Este trabalho mostrará os custos logísticos mais tratados na rotina de uma empresa, visando sempre a melhor forma de analisar, controlar, organizar, planejar e financiar os gastos da Organização, de forma a contribuir para o sucesso de uma gestão. 

Veremos também, a importância da Matemática Financeira na Administração da organização. 


  1. DESENVOLVIMENTO

CUSTOS LOGÍSTICOS

        Custos logísticos são todos os custos relacionados com a logística de uma empresa, entre os quais se podem destacar os custos de armazenagem, custos de existência (stock), custo de ruptura de stock, custos de Tgeralmente, os segundos mais importantes, só ultrapassados pelos custos da própria mercadoria. Por isso, saber gerir esses custos pode ser crucial para a sobrevivência da empresa (Ricarte, 2002). A gestão destes custos é feita através do planeamento de custo ou do pré-cálculo de custo, pois estes permitem determinar os padrões de custo de produção ou produto/mercadoria (Chiavenato, 1991, p. 130).

        gestor logístico é responsável pelo percurso que as matérias-primas efetuam até chegar ao cliente, sob a forma de produtos acabados, assim como por toda a informação e processos envolvidos. Este deve procurar simplificar as operações de processamento e marketing de forma a obter o menor custo. O objetivo da logística é então atingir um determinado nível de serviço de cliente, ao menor custo total possível. Sendo que quanto maior for o nível de serviço pretendido, maior o custo total logístico, um bom desempenho a nível logístico resulta do equilíbrio entre o nível de serviço e os custos. No entanto, chegou-se à conclusão de que a relação entre o nível de serviço e o custo total não é linear, e o melhor balanço entre os dois é específico de cada caso.

Os custos logísticos representam geralmente 5 a 35% das vendas, dependendo do tipo de negócio, da área de processamento e do  valor de uso dos materiais e produtos em questão. A logística representa um dos maiores componentes de custo de uma empresa, sendo apenas excedida pelo custo de mercadorias vendidas por grosso ou a retalho. Apesar de implicar estes custos, a logística é vital para o sucesso de uma empresa. Esta acrescenta valor e traduz-se num aumento da competitividade, já que possibilita o aumento do nível de serviço.

A REDUÇÃO DOS CUSTOS LOGÍSTICOS

A redução de custos constitui-se em um dos principais desafios do profissional de logística e é um dos principais (se não o principal) focos de tensão e estresse para diretores, gerentes e coordenadores atuantes na área.

Reduzir custos isoladamente parece ser fácil, mas a obtenção de melhores resultados econômico-financeiros paralelamente ao aumento da produtividade operacional e do nível de serviço é uma tarefa árdua e realmente complexa.

Comece mensurando corretamente os custos, separando-os em quatro classes distintas: transportes, movimentação e armazenagem de materiais, estoques e administração do pedido e serviço ao cliente (customer service). Em breve, dada a importância, também será necessário analisar à parte a logística reversa.

A COMPETITIVIDADE DAS EMPRESAS NO MUNDO ATUAL

O que poderíamos chamar de competitividade? Nakagawa (1997, p.ll) afirma que a mesma pode ser definida, em sentido amplo, como a capacidade de desenvolver e sustentar vantagens competitivas que permita à empresa enfrentar a concorrência. Assim, o "ser competitivo" é visto como uma necessidade iminente, principalmente quando sabemos que existem empresas que não conseguem permanecer no mercado por não saberem conduzir suas políticas e ações de maneira estratégica.

Para atuar de maneira estratégica, a empresa deve possuir a capacidade de proteger-se das ameaças, aproveitar as oportunidades, corrigir os pontos fracos e potencializar seus pontos fortes. A empresa precisa se tornar competitiva, para tanto necessita atuar onde valores são adicionados aos custos.

Uma estratégia competitiva significa escolher um diferente arranjo de atividades para entregar um composto de valor único, marcando uma posição estratégica. (PORTER, 1999).  Podem ser várias as estratégias competitivas utilizadas pelas organizações modernas, mas de todas, as que se entende como destaque é a variedade de produtos/serviços, atendimento da necessidade de determinado grupo de consumidores e particularidade da modalidade de acesso.  Esses produtos/serviços dependem da gestão de custos na formação de preços para serem competitivos, portanto essa ferramenta é tida como crucial na elaboração dessa estratégia competitiva. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com