TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS CUSTOS LOGÍSTICOS NAS ORGANIZAÇÕES

Por:   •  9/5/2017  •  Dissertação  •  705 Palavras (3 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

ADMINISTRAÇÃO 6° SEMESTRE

OS CUSTOS LOGÍSTICOS NAS ORGANIZAÇÕES

Rízia Martins Silva

Prof°. Carlos Henrique

Pecém, 31 de maio de 2016.

OS CUSTOS DA LOGÍSTICA NAS ORGANIZAÇÕES

Atualmente o campo da logística vem ganhando e exercendo controle nas atividades das organizações, sejam elas tanto de pequeno, médio ou grande porte. A agilidade no processo e o cumprimento de prazos estabelecidos com mercadorias e serviços, aumentando as margens de lucro, são fatores de uma boa logística aplicada. Devido a sua visão sistêmica em procurar a interdependência dentro das áreas que compõem a empresa, a logística caba se tornando uma variável que tem importância na tomada de decisões nos processos nos quais atua. A logística tem por função tornar os produtos/serviços disponível no local e momento destinado, facilitando as operações de produção e marketing.  Os custos logísticos envolvem os itens desde a estratégia na compra de um produto, seu trâmite dentro da empresa, a maneira na qual é estocado, os seguros desses produtos, a maneira de comercialização, a entrega da mercadoria e até o pós-venda. O Instituto dos Contadores Gerenciais – IMA (1992) diz: “Os custos logísticos, são os custos de planejar, implementar e controlar todo o inventário de entrada (inbound), em processo e de saída (outbound), desde o ponto de origem até o ponto de consumo”.

É importante ressaltar a atenção a esses custos, pois estes possuem um valor significativo nos custos totais das transações da empresa. Eles assumem uma posição de valor nela, se tratando de valores monetários. Ballou (2001, pág. 25) afirma que: “estimamos que os custos logísticos, que são substanciais para a maioria das empresas, percam somente para o custo das mercadorias vendidas”. A necessidade das organizações de traçarem um plano que abordem e definamos custos desde a sua produção até sua distribuição, desencadeou mudanças principalmente na contabilidade de custos, pois deixou o antigo sistema –que mostra apenas custos aos produtos sem ressaltar todas as atividades que fizeram parte do processo- para trás e procurou identificar os reais custos que envolvem a produção e a distribuição. Olhando por essa abordagem a logística em si possui diversas atividades que farão parte dos custos dos produtos e serviços.

A seguir serão listados alguns dos custos que fazem parte das atividades em organizações:

  • Custos de armazenagem: aqueles aplicados nas estruturas e condições necessárias para que a armazenagem correta do produto seja feita.  É importante que seja feito de maneira adequada, pois a armazenagem incorrera dos produtos pode torna-los obsoletos. Ex.: Aluguel de armazenagem, custo com pessoal na área, etc.
  • Custos com estoques: a armazenagem torna-se necessária quando, em algum momento, precisamos guardar a matéria prima ou o produto acabado. Requer atenção, pois o investimento em estoques pode atingir o custo de oportunidade, pois valor que a empresa aplica neles poderia ser aplicado no mercado financeiro, ganhando com os juros. A manutenção dos estoques pode atingir de um a dois terços dos custos logísticos, o que a torna uma atividade-chave da logística.
  • Custos com transporte: todas as despesas relacionadas com a movimentação dos materiais/serviços oferecidos pela empresa. A administração desses custos envolve decisão com o método de transporte, seu itinerário e a sua capacidade de utilização. Enquadram-se aqui os custos com a depreciação dos veículos, pneus, combustíveis, manutenção, etc.
  • Processamento de pedidos: é uma atividade logística primária. É importante pois é um elemento necessário na tomada de tempo entre a chegada do produto até o cliente.

Em um mercado competitivo como se vê hoje, existe a necessidade de sempre melhorar o nível do serviço/produto prestado, ao mesmo tempo em que se busca reduzir os custos totais dos processos. A empresa deve ter em seus planos, além da formação de profissionais na área, investir em equipamentos, sistemas que reduzam a possibilidade de erros, evitando desperdícios e perca de tempo. É preciso também que haja uma integração maior entre as áreas operacionais, para que todos os erros e desperdícios que venham a ocorrer, sejam descobertos para que haja intervenção, e posteriormente, a eliminação desses riscos, sustentando e alavancando, assim, seus investimentos e controlando e gerenciando seus custos.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (678.4 Kb)   docx (642 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com