TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS CUSTOS MARKUP

Por:   •  4/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.753 Palavras (8 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 8

  1. Definição do problema, questões de pesquisa e planejamento da pesquisa

Armando Silva foi contratado há um ano pela Cia. Show Computer Ltda, sempre brilhante, conseguiu passar técnicas aprendidas em seus cursos. Porém, Armando se encontra agora com a necessidade de algumas informações importantes para preparar o relatório para a próxima reunião. Diante disso, agendou uma reunião com alguns departamentos para a obtenção dessas informações.

Em reunião com a Diretoria, foi-lhe solicitado a apresentação de alguns relatórios. Sendo assim, o grupo inicialmente definiu o problema como sendo: “Relatório gerencial e suas informações essenciais”. E definiu como tópicos de pesquisa: Markup I e Mark-up II, margem de contribuição, ponto de equilíbrio contábil e margem de segurança, a fim de ajudá-lo com estes relatórios.

  1. Conceitos Relevantes

Geralmente, para definirmos o preço de um produto, utilizamos como base seus custos apurados através do custeio. Depois que apuramos o custo unitário do produto, incluímos o markup estimado para cobrir gastos que não foram incluídos nos custos. Sendo assim, Markup é o método de formação de preço de venda baseado nos custos dos produtos ou serviços. Para calcular o markup de um determinado produto, devemos aplicar o percentual markup sobre os custos do produto e assim chegamos a um preço de venda.

De acordo com Bruni e Fama (2004), o preço de venda, em qualquer setor produtivo, é um dos principais elementos de competitividade. Por isso, destaca-se a necessidade de se conhecer os custos para que se possa calcular um preço de venda adequado ao mercado. O preço ideal de venda é aquele que cobre os custos do produto ou serviço e proporciona o retorno desejado. O método abrangente na formação de preços consiste na aplicação de um percentual (Mark-up) sobre o custo de produção ou operação.

Equação do Preço: PV = CP + CV + MC, onde:

  • PV = Preço de Venda
  • CP = Custo de Produção
  • CV = Custo Variável de Venda
  • MC = Margem de Contribuição

Para facilitar o processo de formação de preço de venda, uma das metodologias que podem ser aplicadas é o markup (taxa de marcação), que é calculado sobre o custo do bem ou serviço apurado segundo o critério de custeio escolhido pela empresa (custeio por absorção ou variável).

Segundo Padoveze (2009), o Markup é uma metodologia que pode ser utilizada na forma de percentual ou na forma de índice, que se adiciona aos custos e as despesas para precificar os produtos e obter a lucratividade desejada pela empresa. O objetivo dessa margem é o de cobrir todos os custos e despesas e, ainda, proporcionar a empresa o lucro desejado.

Para encontrarmos o Mark up com IPI, basta acrescentarmos o percentual do IPI no Mark up encontrado (O IPI é calculado sobre o preço). O Mark up encontrado é para um preço a prazo, 30 dias. Se multiplicarmos o valor do custo pelo Mark up encontraremos o preço de venda.

Segundo Wernke (2005, p. 152) listaremos alguns pontos a serem analisados pela empresa: A) a estratégia de competição a ser adotada: quando as empresas optam por competir com produtos “diferenciados” geralmente as margens de lucro são maiores, se optarem por concorrer com a estratégia de “preços baixos”, obrigatoriamente deverão praticar margens menores; (B) a existência de produtos similares: a facilidade de importações e existência de diversos concorrentes em determinado segmento permitem que os consumidores tenham uma maior oferta de produtos, podendo escolher entre inúmeros artigos semelhantes. Com isso, as margens de lucro devem ser ajustadas a maior ou menor concorrência existente; C) o volume de venda: quando maior o volume previsto de venda de determinado produto, menor pode ser a margem de lucro a ser repassada ao preço de venda; D) os segmentos de mercado a serem atingidos: o mesmo produto pode ser comercializado em mais de um segmento de mercado e podem ser praticadas margens de lucro especificas para cada um destes, conforme conveniência comercial ou a necessidade de expandir territórios de venda; E) políticas de preços de atração: no comercio, principalmente, é comum a utilização de margens de lucro baixas em determinados produtos que servem como “atração” aos consumidores.

Para o cálculo do mark-up, é necessário levar em consideração os aspectos citados acima, a fim de promover preços corretos ao consumidor, e coerentes com a realidade da empresa, proporcionando a continuidade das atividades praticadas. Além disso, existem duas formas para utilização do Mark-up: Divisor ou Multiplicador. Independentemente de qual modo é utilizado, o valor do preço de venda será igual. Quando os preços de venda utilizam o custo como base de sua formação, o objetivo passa a ser a definição de um mark-up divisor ou multiplicador.

Conforme Wernke (2005, p.153,154), para obtenção do Mark-up divisor (Figura A) é necessário que sejam observadas as fases a seguir relacionadas:

A) listar todos os percentuais incidentes sobre o preço de venda (%PV): Tributos incidentes sobre as vendas = 17% Comissões sobre vendas = 3% Lucro almejado = 5%;

B) somar todos os percentuais incidentes sobre o preço de venda (%PV): (17% + 3% + 5% = 25%);

C) dividir a soma dos percentuais sobre o preço de venda (%PV) por 100 (para achar a forma unitária): (25 : 100 = 0,250000);

D) subtrair de “1” o quociente da divisão da fase anterior (c): (1 – 0,250000 = 0,750000);

E) dividir o Custo de Compra da mercadoria (no caso do comercio) ou o Custo Unitário Total (no âmbito industrial) pelo Mark-up divisor, apurando o preço de venda orientativo: Supondo que o custo unitário da mercadoria seja de $ 500, o preço de venda à vista seria, então, de $ 666,67 (pois $ 500/0,750000 = $ 666,67). (WERNKE, 2005, p.153).

Ainda segundo Wenrke (2005, p.154) para cálculo do markup multiplicador (Figura B), adotam-se os seguintes procedimentos;

A) Listar todos os percentuais incidentes sobre o preço de venda (%PV) - (tributos; lucros almejados, comissões);

B) Somar todos os percentuais incidentes sobre o preço de venda (%PV);

C) Partindo de “100%”, subtrair a soma dos percentuais incidentes sobre o preço de venda (%PV);

D) O markup multiplicador é obtido dividindo ”100” pelo resultado da fase anterior (C);

E) O preço de venda orientativo é calculado multiplicando o custo unitário pelo markup multiplicador;

Outro conceito importante se trata da Margem de Segurança, que representa o índice ou quantidade de venda que excede o ponto de equilíbrio da empresa, ou seja, representa o quanto as vendas podem cair sem que haja prejuízo na empresa, podendo ser expressa em quantidade (MSQ), valor (MS$) ou percentual (MS%), representando o excedente de vendas sobre o ponto de equilíbrio, isto é, informa à administração a margem entre as vendas correntes e o preço de equilíbrio.  (BRUNI; FAMÁ, 2007).   A margem de segurança em quantidade é a diferença entre as vendas atuais e o ponto de equilíbrio em quantidade. MSQ = Vendas atuais - Ponto de equilíbrio em quantidade. Para o cálculo da margem de segurança em unidades monetária (MS$) é preciso multiplicar a margem de segurança em quantidade (MSQ) pelo preço de venda. MS$ = MSQ ×Preço de venda. A margem de segurança percentual é igual à margem de segurança em quantidade (MSQ), dividida pela quantidade de vendas. MS% = MSQ / vendas atuais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (157.5 Kb)   docx (39 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com