TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS PIONEIROS QUE FICARAM PELO CAMINHO

Por:   •  9/9/2019  •  Artigo  •  384 Palavras (2 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 2

PIONEIROS QUE FICARAM PELO CAMINHO

A clássica vantagem dos Pioneiros, sobre tal assunto, nem sempre a empresa que desbrava um mercado se estabelece como a líder. Muitos casos mostram que quem chega em segundo ou em terceiro acaba levando mais vantagem do que os pioneiros. Devido à falta de produtividade para atuar sobre o mercado desbravado pelos pioneiros.

As vantagens de não ser os pioneiros em algo são o fato, que pode aproveita-se dos erros e deficiências de mercado, lançar uma oferta mais atraente, modificar proativamente os hábitos do setor. Um caso, como exemplo, a Apple com seus iPod, não foi a primeira no mercado a lançar um MP3, mas teve mais inteligência e modificou seus iPod, para facilitar a transferência de música, criando o iTunes

Outras empresas pioneiras, que acabaram perdendo a corrida de dominar o mercado, são: Osborne Computer perdeu para Apple/IBM, Netscape perdeu para Microsoft, CompuSerce acabou perdendo para America Online (AOL), Atari pedeu para Sony e entre outras empresas.

Porém, tais empresa só perderam a corrida devido à falta de Proatividade de Mercado, com o medo de pensar à frente, tais empresas como a Kodak, que teve receio de canibalizar o próprio mercado de fotografia analógica até vir a Sony e mostra ao mundo a fotografia Digital, a Nestlé Brasil com seus Iogurtes Funcionais, que acreditaram na estrutura de preferência do mercado, até a Danone Brasil revolucionar com à Activia, ou, o Yahoo/Altavista tendo uma visão míope sobre a preferência dos internautas até surgir a GOOGLE.

Tomando a KODAK como um exemplo, de pioneira que ficou pelo caminho, sendo um ícone da indústria fotográfica, tendo uma ineficaz gestão de algumas capacidades para a proatividade no âmbito do mercado de fotografias.

Seus principais erros/deslizes foram, à Baixa capacidade de visualizar o futuro negando a tecnologia digital; Receio de canibalizar a oferta, tendo mede canibalizar o filme fotográfico fazendo com que ela retrocedesse numa era digital; Descrenças nas próprias inovações, não aproveitando sua capacidade de inovar; Rigidez Administrativa, faltando a flexibilidade administrativa e por último o Excesso de confiança, com uma certeza inabalável nas conquistas do passado acabou cegando a KODAK para as ameaças do futuro.

Ineficácias em cascata que ajudaram a selar o passaporte para os tempos difíceis da Kodak. Enquanto a empresa seguei reativamente fabricando produtos que ninguém mais queria comprar, a concorrência antecipava o futuro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (49.6 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com