TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS RECURSOS FÍSICOS OU MATERIAIS

Por:   •  8/2/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.825 Palavras (8 Páginas)  •  2.437 Visualizações

Página 1 de 8

Aluno: Douglas Tarciano Zimmermann

Disciplina: Gestão Operacional

Docente: Roseni Aparecida Moura

Atividade: Fórum de discussão.

Por que o recurso físico selecionado é crítico? Se insuficiente, qual o impacto?

Por que o recurso informacional selecionado é crítico? Se insuficiente, qual o impacto?

Por que o recurso organizacional selecionado é crítico? Se insuficiente, qual o impacto?

Abaixo passamos a expor nossas considerações, fazendo um paralelo com o que respondemos na atividade 1 postada no âmbito de aprendizagem, no qual identificamos politica pública vacinação a pessoas em especial a idosos, atrelado ao Programa nacional de Imunizações conhecido como PNI, que pertence a Secretária de Vigilância em saúde do Ministério da Saude o qual objetiva erradicar, eliminar e controlar doenças imunopreveníveis no Brasil, onde identificamos o papel Federal, estadual e municipal em tal programa de politica pública. Agora passamos a responder as indagações trazidas a baila pela professora, antes porém faz-se necessário esclarecer o que entende-se por recurso físico, recurso informacional, recurso organizacional.

Por recurso físico temos que é a estrutura física necessária a realização de atividades, podendo ser que exista discrepância entre o que é necessário o que exista. Neste sentido bem nos informa Madson Denes Romário Lima (2008, p. 01):

Os RECURSOS FISICOS OU MATERIAIS, compreendem o espaço físico, os prédios e terrenos, o processo produtivo, a tecnologia utilizada no processo de produção dos bens e serviços produzidos pela organização.

Orienta e controla as atividades de materiais da organização, conforme os planos estabelecidos e a política adotada. Elabora rotinas de trabalho, tendo em vista a implantação de sistemas que devem conduzir a melhores resultados com menores custos, o que demanda a utilização de organogramas, fluxogramas e outros instrumentos de trabalho (LIMA, 2008, p. 01).

Por recurso informacional conforme material consultamos temos que:

O termo recurso informacional refere-se a informação objetivada no contexto de um campo do conhecimento podendo ser apresentado em uma estrutura analógica e/ou digital, com valor informacional que caracteriza a sua concepção intelectual expressa na corporificação de manifestações estruturadas na forma de itens. O recurso informacional também é nominado de: ‘item informacional’, ‘informação registrada’, ‘coisa física, ou uma coisa não-física’ e ‘artefato’." (SANTOS; SIMIONATO; ARAKAKI, 2014, p. 148).

Por fim recurso organizacional, os quais:

São os vários meios que as instituições possuem para atingirem seus objetivos. São os bens ou serviços utilizados nas atividades organizacionais. Quando se fala em recursos não estamos nos referido apenas em dinheiro, mas nos referimos às matérias primas utilizadas nas produções, nos serviços prestados pelas organizações, matérias, equipamentos e colaboradores. De modo geral, os recursos podem se divididos em cinco grupos: • RECURSOS FISICOS OU MATERIAIS, • RECURSOS FINANCEIROS, • RECURSOS HUMANOS, • RECURSOS MERCADOLOGICOS, E • RECURSOS ADMINISTRATIVOS (LIMA, 2008, p. 01).

Desta forma como vemos recurso organizacional abrange mais fatores, inclusive o físico que tratamos supra. a que se observar que na matéria Gestão Operacional não conseguimos identificar conceitos prontos para os três tópicos aqui mencionados, entretanto, temos que considerando o contexto e matérias pesquisados, pensamos que as quatro etapas contínuas, quais sejam: o Planejamento (P), a Execução E), a Avaliação (A) e o Controle (C), são primordiais para operacionalizar (visão mais global) o enfrentamento cientifico do problema que esta se tentando enfrentar (MALMEGRIN, 2014).

Feita estas considerações conforme, recomendações ativemos em identificar três fluxos críticos para o Sistema de Controle Público: um físico, um informacional e um organizacional onde nos ativemos ao já mencionado plano Programa nacional de Imunizações conhecido como PNI.

O primeiro problema físico em tal programa que verificamos são os poucos logradouros de realização das atividades do Programa nacional de Imunizações conhecido como PNI, vez que as unidades in loco, ficam em cada município, contudo, as imensas distancias dentro do próprio município dificulta o pleno desenvolvimento de tal projeto em todo município, favor este presente no município onde vivo, (Peixe-TO) o qual é um dos maiores municípios do Estado do Tocantins, tendo uma extensão zona rural além de estarem sucateados.

Um problema informacional ligado a tal programa já mencionado, é a falta de comunicação ágil de informações, que decorre da falta de um banco de dados de profissionais qualificados. Isto porque a informação objetivada no contexto do campo de conhecimento consta com poucos profissionais capacitados para atuação (em Peixe-TO), isto levando em consideração também porque devido ao grande tamanho do município fica difícil ter uma visão com maior exatidão do todo, não se tendo um sistema de informação preciso dos profissionais onde estão, não interligando-os, assim falha-se na comunicação por exemplo doenças e casos cuja comunicação é obrigatória a outros órgãos (exemplo caso de estupro onde a vitima chega toda machucada no hospital este poderia comunicar imediatamente a policia para averiguar o caso etc). Há que se observar também que deve existir uma comunicação entre os sistemas nas esferas de governo, sendo isto criticável, pois atualmente não há tal interligação de pronto, entre sistema federal, estadual e municipal de saúde, prejudicando o agendamento de consultas com especialistas. Caso tivesse um sistema automatizado facilitaria muito. Outro exemplo criticável é os dados de segurança pública, que atualmente não são comunicáveis entre os entes da federação, onde cada policia faz a coleta de dados do criminoso mas não compartilha com as demais o que poderia facilitar e muito a resolução da atividade criminosa. Registra-se que buscando solucionar tal caso, graças a criticas da sociedade e da policia como um todo, esta se implantando em 8 (oito) estados da Federação entre eles o Tocantins, no âmbito policial o sistema eletrônico de registro de atividades policiais (Bo, Inquéritos etc) onde os dados ficaram arquivados para consulta policial facilitando o combate a criminalidade com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)   pdf (58 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com