TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS TIPOS DE CONHECIMENTO

Por:   •  16/11/2022  •  Exam  •  419 Palavras (2 Páginas)  •  70 Visualizações

Página 1 de 2

UNIJORGE

TIPOS DE CONHECIMENTO

MANOEL DOS SANTOS SILVA JÚNIOR

METODOLOGIA CIENTÍFICA

SALVADOR - BA

2022

MANOEL DOS SANTOS SILVA JÚNIOR

METODOLOGIA CIENTÍFICA

O EMPREENDEDOR E A GESTÃO 

 

Olá, Estudantes 

Identificar a importância da Metodologia Científica no contexto social, profissional e acadêmico, explicando os aspectos que caracterizam uma pesquisa científica, convidamos à reflexão sobre os tipos de conhecimento para subsidiar a elaboração da proposta abaixo: 

A ciência pode ser considerada como um estudo, com critérios metodológicos, das relações existentes entre causa e efeito de um fenômeno, ou seja, é uma forma de conhecimento sistemático que abrange todos os campos do conhecimento: exatas, biológicas, humanas entre outros.  

Na construção do conhecimento é preciso ser criticamente fundamentado e passar pelo exame de experiência. A pesquisa precisa apresentar também, critérios metodológicos. Desta forma, é possível garantir a veracidade dos fatos e a credibilidade necessária para ser aceita no mundo acadêmico. 

Considerando a charge a seguir, identifique quatro tipos de conhecimento: senso comum, científico, filosófico e teológico, cada um com suas características e igualmente importantes para cada pessoa: 

[pic 1]

  1. Os tipos de conhecimento são iguais? Qual a semelhança e qual as principais diferenças entre eles? 
  2. Dentre os 4 tipos de conhecimento, qual é evidenciado na charge? 

 

RESPOSTA:

A) Os tipos de conhecimento mostrados na figura são divergentes. Ambas figuras mostram dúvida, porém cada um segue um modelo diferente, ou seja, enquanto um procura examinar a partir do estudo, o outro norteia para o senso comum.

B) Dentre os cinco tipos de conhecimento, conseguimos observar na charge o conhecimento científico e o senso comum.

Enquanto um conversa com a dúvida e oferece "ajuda" como forma de resolver sem uma sondagem antecipada, o segundo mergulha no conhecimento, a partir da tentativa e erro.

Podemos mencionar, o conhecimento Mítico que mostra ao ser humano uma explicação do mundo em forma de representações não logicamente raciocinadas nem comprovadas cientificamente.

Conhecimento religioso:  Estudo da teologia que parte de hipótese que uma religião existe, ou seja, o melhor exemplo seria o cristianismo, que possui seus livros e fundamentos teóricos aplicados para a prática do conhecimento e da fé.

Conhecimento Empírico: Parte do senso comum tem grande influência na vida e no pensamento do ser humano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (300 Kb)   docx (401.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com