TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS TIPOS E FORMAS DE MUDANÇA ORGANIZACIONAL

Por:   •  18/8/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  934 Palavras (4 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

...............................................................................................................................

GESTÃO DA QUALIDADE – UNIDADE CURRICULAR

RAFAEL RAMOS MARQUES - 255702014

TIPOS E FORMAS DE MUDANÇA ORGANIZACIONAL

Portfólio n° 01

...............................................................................................................................

Guarulhos

2015

RAFAEL RAMOS MARQUES

TIPOS E FORMAS DE MUDANÇA ORGANIZACIONAL

Portfólio n° 01

Trabalho apresentado ao Curso de Gestão da Qualidade  da Faculdade ENIAC para a disciplina  Gestão por competências.

Prof. Silvia Regina Guberovic

Guarulhos

2015

[pic 2]

Respostas

.............................................................................................................

Questões:

  1. Conceituar cada uma das forças citadas abaixo a favor da mudança organizacional, e por que algumas empresas são relutantes a mudar ?

  •  Forças competitivas: Esta é uma das forças para Mudança Organizacional, mas para que ela supere os concorrentes é preciso adotar tecnologia de ponta, e preparar os funcionários com desenvolvimento de habilidades ou técnicas para obter eficiência ou qualidade superior .
  • Forças econômicas, Políticas e globais: Essas forças induzem as organizações a mundanças na estrutura organizacional proporcionando expansão em acordos politicos e economicos fortalecendo as relaçoes entre paises.
  • Forças demográficas e sociais: São forças de trabalho que tem levado lideres e gestores a mudarem seus estilos e caracteristicas ao gerenciarem funcionários, onde lhes possibilitam entender e motivar os membros da organização a se manterem atualizados com a tecnologia, utilizando totalmente as habilidades deles como uma fonte de vantagem competitiva e de eficiência organizacional.
  • Forças éticas: Visa uma conduta corporativa, mais honesta e responsável levando as organizações começarem a promover uma conduta ética entre funcionários e tomadores de decisões resultando em ações mais rápidas na eliminação de condutas anti-éticas.

  • Algumas empresas possuem a resistência á mudar devido a incapacidade de modificar seu estado atual ou seja elas estão em uma inércia organizacional, e isso pode resultar em diminuição de eficiência reduzindo as chances de sobrevivência delas, e tudo isso por causa de poder e conflitos dentro do ambiente organizacional.
  1. Conceituar e explicar em que diferem a mudança evolucionária e a mudança revolucionária.
  • Ambas são categorias de mudanças que ajudam as organizacões a alcançarem seus obejtivos futuros e desejados. Sobre a mudança  Evolucionária ela é gradual, progressiva e focalizada, servindo para melhorias no modo como o trabalho é realizado, e para adptação e ajustes que ocorrem no ambiente.

A Revolucionária é rápida e amplamente focalizada envolvendo tentativas de encontrar rapidamente novas maneiras de ser eficiente, resultando em uma transformação radical em novos objetivos e setores.

  1. O que é um processo de negócios e por que, a reengenharia é um instrumento de mudança comum? Por que a reestruturação é necessária para que a reengenharia ocorra? É uma série de passos que o negócio executa para entregar um produto ou serviço, é um conjunto de ações coerentes que representa como a empresa funciona e come ela produz seus serviços. A reengenharia envolve repensar e reelaborar os processos empresariais exigindo que os gestores voltem as bases dos processos de trabalho para a identificação de melhor coordenar e integrar as atividades necessárias para fornecer bens e serviços aos clientes. A reestruturação e a reengenharia estão associadas todavia referindo-se ao processo pelo qual os gestores mudam as relações de tarefa e autoridade reformulando a estrutura e cultura organizacional para melhorar a eficiencia.
  2. Qual o objetivo da pesquisa-ação? Comente cada uma das principais etapas da pesquisa-ação. Serve como uma estratégia para gerar e adquirir conhecimento que os gestores podem empregar e definir o estado futuro desejado de uma organização e para planejar um programa de mudança que lhes permita alcançar esse estado.  
  • Etapa: Diagnosticando a organização: Essa etapa exige que os gestores admitam a existência de um problema que precisa de solução e que reconheçam que algum tipo de mudança é necessário para resolve-lo.
  • Etapa: Determinando o estado futuro desejado: Etapa que exige um difícil processo de planejamento, onde os gestores elaboram ações e estratégias para mover a organização para onde eles gostariam que ela estivesse, reduzindo custos e aumentando eficiencia.
  • Etapa: Implementando ação: é um processo subdividido em 3 fases: o primeiro é que os gestores precisam identificar possíveis impedimentos a mudança que encontrarão quando começarem a faze-las. O Segundo é decidir quem será responsável efetivamente por realizar as mudanças e controlar os processos dela. O terceiro é decidir qual estratégia de mudança especifíca será mais eficaz.
  • Etapa: Avaliando a ação: A melhor maneira de avaliar o processo de mudança é desenvolver medidas e critérios que permitam que os gestores avaliem se a organização alcançou os objetivos desejados. 
  • Institucionalizando a pesquisa-ação: É necessária no topo da organização onde a alta administraçao planeja a estratégia futura dela, afinal a necessidade de gerenciar mudança é importante no ambiente altamente mutável das organizaões de hoje.

  1. O que é desenvolvimento organizacional e qual seu objetivo? É uma série de técnicas e métodos que os gestores podem usar em seu programa de pesquisa-ação para aumentar a adaptabilidade de sua organização. O seu objetivo é melhorar a eficiência organizacional e ajudar as pessoas nas organizações a atingir seu potencial e realizar suas metas e objetivos.

  • Conclusão:  Torna-se cada vez mais imperioso para as organizações trabalharem voltadas para a mudança organizacional. Embora as mesmas costumassem mudar esporadicamente, hoje em dia percebe-se que as organizações tendem a responder incessantemente a exigências e complexidades do ambiente. O que se percebe também é que as organizações com grande capacidade de adaptação vislumbram as turbulências ambientais como oportunidades para inovação e criatividade. Partindo do pressuposto que as organizações estão continuamente em processo de mudança, bem como seus ambientes, pode-se considerar que o processo de mudança é como se fosse um permanente processo de aprendizagem que deverá sempre buscar a harmonia entre a estratégia, a estrutura, a tecnologia, o ambiente e as pessoas.
  • Referência bibliográfica:

JONES, Gareth R. Teoria das organizações. Tradução Luciane Pauleti e Daniel Vieira. 6. Ed. São Paulo: Pearson Educational do Brasil, 2010.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (122.6 Kb)   docx (56.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com